PTBR/Prabhupada 0186 - Deus é Deus. Assim como ouro é ouro



Lecture on BG 7.1 -- Fiji, May 24, 1975

Assim, ou nós permanecemos em Fiji ou na Inglaterra ou em qualquer lugar, porque Kṛṣṇa é o proprietário de tudo, em todos os lugares..., Sarva-loka-maheśvaram (BG 5.29). Então Fiji é uma pequena parte do sarva-loka. Então, se Ele é o proprietário de todos os lokas, então Ele é o proprietário de Fiji também. Não há dúvida sobre isso. Então os habitantes de Fiji, se eles iniciam a prática da consciência de Kṛṣṇa, isso é a perfeição da vida. Essa é a perfeição da vida. Não se desvie da instrução de Kṛṣṇa. Muito diretamente, bhagavān uvāca, diretamente Bhagavān está falando. Tire proveito dela. Há solução para todos os problemas do mundo se você se referir ao Bhagavad-gītā. Qualquer problema que você apresenta, há solução, desde que você aceite a solução.

Hoje em dia eles estão enfrentando uma escassez de alimentos. A solução está lá no Bhagavad-gītā. Kṛṣṇa diz, annād bhavanti bhūtāni: (BG 3.14) "Bhūtāni, todas as entidades vivas, tanto animal quanto homem, eles podem viver muito bem, sem qualquer ansiedade, desde que tenham suficientes grãos". Agora, qual é a sua objeção a isso? Esta é a solução. Kṛṣṇa diz, annād bhavanti bhūtāni. Portanto, não é utópico; é prático. Você deve ter grãos suficientes para alimentar o ser humano e o animal, e tudo será pacífico imediatamente. Porque as pessoas, se um indivíduo fica com fome, ele é perturbado. Então dê-lhe alimento antes de tudo. Essa é a injunção de Kṛṣṇa. Isso é muito impossível, impraticável? Não. Cultive mais alimentos e distribua-os. Tanta terra existe, mas não estamos cultivando alimentos. Estamos crescendo, ou ocupados, na fabricação de ferramentas e pneus de automóveis. Então agora coma pneus. Mas Kṛṣṇa diz que "Cultive anna". Então não há nenhuma questão de escassez. Annād bhavanti bhūtāni parjanyād anna-sambhavaḥ. Mas anna é produzido quando há chuva suficiente. Parjanyād anna-sambhavaḥ. E yajñād bhavati parjanyaḥ (BG 3.14). E se você executar yajña, então haverá chuvas regulares. Este é o caminho. Mas ninguém está interessado em yajña, ninguém está interessado em grãos, e se você cria a sua própria escassez, então não é culpa de Deus; a culpa é sua. Então, tome qualquer coisa, qualquer questão - social, política, filosófica, religiosa, qualquer coisa que você tomar - e a solução está lá. Assim como a Índia está enfrentando a respeito do sistema de castas. Assim, muitos são a favor do sistema de castas, e muitos contra. Mas Kṛṣṇa dá a solução. Portanto, não há questão de a favor ou contra. O sistema de castas deve ser designado de acordo com a qualidade. Cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma (BG 4.13). Nunca diz: "por nascimento". E no Śrīmad-Bhāgavatam confirma-se,

yasya yal lakṣaṇaṁ proktaṁ
puṁso varṇābhivyañjakam
yad anyatrāpi dṛśyeta
tat tenaiva vinirdiśet
(SB 7.11.35)

Clara instrução de Nārada Muni.

Então, nós temos tudo perfeitamente na literatura védica, e se seguirmos... O movimento da consciência de Kṛṣṇa está tentando educar as pessoas sobre esse princípio. Não estamos fabricando nada. Isso não é o nosso negócio. Porque sabemos que somos imperfeitos. Mesmo se nós fabricamos alguma coisa, ela é imperfeita. Temos quatro falhas em nossa vida condicional: nós cometemos erros, tornamo-nos iludidos, nós enganamos os outros, e os nossos sentidos são imperfeitos. Então, como podemos obter conhecimento perfeito de uma pessoa que é, quero dizer, que possui todas essas falhas? Portanto, devemos obter o conhecimento da Pessoa Suprema, que não é afetada por estas falhas, mukta-puruṣa. Isso é perfeito conhecimento. Assim, o nosso pedido é que você tome o conhecimento do Bhagavad-gītā e aja em conformidade. Não importa o que você é. Bhagavān é para todos. Deus é Deus. Assim como o ouro é ouro. Se o ouro é tratado pelo hindu, ele não se torna ouro hindu. Ou se o ouro é tratado pelo cristão, ele não se torna ouro cristão. O ouro é ouro. Da mesma forma, o dharma é um. A religião é uma. Não pode haver religião hindu, religião muçulmana, religião cristã. Isso é artificial. Assim como "ouro hindu", "ouro muçulmano". Isso não é possível. O ouro é ouro. Da mesma forma com a religião. Religião significa a lei dada por Deus. Isso é religião. Dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītaṁ na vai vidur devatah manuṣyāḥ (SB 6.3.19), Assim - eu esqueci - que "dharma, este princípio de dharma, sistema religioso, é ordenado ou dado por Deus". Assim, Deus é um; portanto, dharma, ou sistema religioso, deve ser um. Não pode haver dois.