PTBR/Prabhupada 0200 - Um pequeno erro vai estragar todo o plano



Lecture on CC Adi-lila 1.11 -- Mayapur, April 4, 1975

Então o sistema védico todo é projetado de tal forma que, finalmente, um indivíduo é salvo deste processo de nascimento, morte, velhice e doença. Há muito, muito tempo atrás, quando Viśvāmitra Muni veio a Mahārāja Daśaratha para implorar a Rāma-Lakṣmaṇa para levá-los à floresta porque um demônio o estava perturbando... Eles poderiam matar, mas isso é a ocupação dos kṣatriyas. Esta é a civilização védica. Não é o negócio do brāhmaṇa. Assim, a primeira recepção que Viśvāmitra Muni teve de Mahārāja Daśaratha, que aihiṣṭhaṁ yat punar-janma-jayāya: "Você é... vocês, grandes sábios, pessoas santas, vocês desistiram da sociedade. Você está vivendo sozinho na floresta. Qual o propósito? O objetivo é punar-janma-jayāya, conquistar a vitória sobre a repetição de nascimento." Este é o propósito. Da mesma forma, o nosso, este movimento da consciência de Kṛṣṇa também foi criado com a mesma finalidade, punar-janma-jayāya, para a conquista sobre a repetição de nascimento e morte. Você deve sempre se lembrar disso. Um pequeno erro vai estragar o esquema todo, pequeno erro. A natureza é muito forte. Daivī hy eṣā guṇamayī mama māyā duratyayā (BG 7.14). Muito, muito forte. Portanto, todos vocês, meninos e meninas, aqueles que vêm da América, eu sou muito grato a vocês. Mas não seja menos sério. Seja muito sério. E outra coisa que eu vou pedir, especialmente para os americanos, que a América tem bom potencial para salvar o mundo, por isso, se você prega muito bem em seu país... E nem todos eles vão se interessar, mas se uma seção de homens em seu país, se vocês podem direcioná-los para se tornarem conscientes de Kṛṣṇa, isso será um grande benefício para o mundo inteiro. Mas o objectivo é o mesmo, punar-janma-jayāya: para obter a vitória sobre o processo de nascimento, morte e velhice. Isto não é ficção; isto é verdade. As pessoas não são sérias. Mas você pode ensinar ao seu povo; caso contrário, toda a sociedade humana está em risco. Eles são como animais, sem qualquer... Especialmente este movimento comunista é muito, muito perigoso - para fazer grandes animais. Eles já são animais, e esse movimento está fazendo grandes animais.

Então, eu estou falando para a América porque a América é um pouco séria contra este movimento comunista. E ele pode ser combatido, porque o processo existe desde muito, muito tempo. Deva Asura, devāsura, a luta entre os semideuses e os demônios. Assim, a mesma luta existe com um nome diferente, "comunistas e capitalistas." Mas os capitalistas também são oitenta por cento, noventa por cento demônios. Sim. Porque eles não sabem a ciência de Deus. Esse é o princípio demoníaco. Portanto, há boa chance em seu país para torná-los, ou para eles retificarem seus princípios demoníacos. E então eles vão ser muito, quero dizer, fortemente capazes de lutar com os outros demônios. Porque, se nós nos tornamos deva... Deva significa Vaiṣṇava. Viṣṇu-bhakto bhaved deva āsuras tad-viparyayaḥ. Aqueles que são devotos do Senhor Viṣṇu, eles são chamados devaḥ, ou semideuses. E aqueles que são apenas o oposto... O número oposto, também, eles têm algum deus. Assim como os demônios, eles adoram especialmente ao Senhor Śiva. Ou Rāvaṇa, o exemplo... Nós não estamos acusando desnecessariamente. Rāvaṇa era um grande demônio, mas ele era devoto... Adorando o Senhor Śiva significa obter algum lucro material. E na adoração à Viṣṇu, não há lucro material. Isso é dado por Viṣṇu. Isso não é karma. Mas os Vaiṣṇavas, eles não aspiram a qualquer lucro material. O lucro material vem automaticamente. Mas eles, eles não desejam. Anyābhilāṣitā-śūnyam (Brs. 1.1.11). O lucro material não é o seu objetivo de vida. Seu objetivo de vida - como satisfazer Viṣṇu, o Senhor Viṣṇu. Isso é Vaiṣṇava. Viṣṇur asya devataḥ. Na te... E os demônios, eles não sabem que se tornar Vaiṣṇava é a mais elevada perfeição da vida. Eles não sabem disso.

De qualquer forma, o nosso pedido é que todos vocês jovens que tomaram este caminho do Vaiṣṇavismo, e há boa chance de pregar esse culto em seu país, assim, mesmo se vocês não são muito bem sucedidos em outros países, no seu país, vocês serão muito bem sucedidos. Há boa potência. E tentem torná-los mais fortes para lutar contra os princípios demoníacos.

Muito obrigado.