PTBR/Prabhupada 0203 - Não pare esse movimento Hare Krishna



Lecture and Initiation -- Chicago, July 10, 1975

Prabhupāda: Yajña, sacrifício... Yajña-dāna-tapaḥ-kriyā. A vida humana é destinada à realização de yajña, à oferta de caridade e à prática de austeridades. Três coisas. A vida humana significa isso. A vida humana não significa viver como cães e gatos. Isso é fracasso. Esse tipo de civilização, civilização canina, é o fracasso da vida humana. A vida humana é destinada a três coisas: yajña-dāna-tapaḥ-kriyā. Um indivíduo deve saber como realizar sacrifícios, como dar em caridade, e como praticar austeridades. Esta é a vida humana. Então yajña-dāna-tapasya, em outras eras eles estavam realizando de acordo com os meios. Assim como em Satya-Yuga, Vālmīki Muni, ele praticou austeridades, meditação, por sessenta mil anos. Naquela época, as pessoas viviam por centenas de milhares de anos. Isso não é possível agora. Meditação era possível naqueles tempos, mas agora não é possível. Portanto, o śāstra recomenda que yajñaiḥ saṅkīrtana-prāyaiḥ: "Execute este yajña, saṅkīrtana." Assim, através da realização de saṅkīrtana-yajña, você pode obter o mesmo resultado. Como Vālmīki Muni teve o resultado após a meditação de sessenta mil anos, você pode ter o mesmo resultado simplesmente realizando saṅkīrtana-yajña por talvez alguns dias. É tamanha gentileza. Então, eu estou muito contente que nos países ocidentais, especialmente na América, vocês meninos e meninas afortunados, vocês se juntaram a esse sankirtana-yajña. As pessoas estão apreciando. Eu também estou muito satisfeito. Portanto, este yajña, como vocês têm levado a Deidade no ônibus, indo para as cidades do interior e realizando yajña... Continue esse processo até que todo o seu país aceite nacionalmente este credo.

Devotos: Jaya!

Prabhupāda: Eles vão aceitar. Foi previsto por Caitanya Mahāprabhu,

pṛthivīte āche yata nagarādi-grāma
sarvatra pracāra haibe mora nāma
Caitanya Mahāprabhu desejou que em cada aldeia, cada vila, cada município, cada cidade, este movimento de saṅkīrtana vai estar lá, e as pessoas vão se sentir obrigadas a Śrī Caitanya Mahāprabhu: "Meu Senhor, o Senhor nos deu algo tão sublime." Esta é a predição. Simplesmente temos de tentar o nosso melhor. Portanto, não é muito difícil. Você instalou a Deidade. Leve-a em diferentes ônibus e vá de cidade em cidade, de vila em vila, aldeia em aldeia. E você tem agora experiência, então expanda este movimento. 

Como tenho repetidamente dito que o seu país, a América, é afortunado, e eles requerem apenas isso, saṅkīrtana... Então eles serão perfeitos. Eu estava discutindo tantas coisas ontem - talvez você tenha visto no papel - que uma revisão geral completa é exigida, revisão espiritual. Agora, no momento presente, as coisas não estão indo muito bem. Materialmente, não lamente que esta corrida não vai nos ajudar em nossa vida espiritual. Materialmente, seja avançado, mas não se esqueça do seu dever espiritual e de sua identidade espiritual. Então é perda. Então é śrama eva hi kevalam (SB 1.2.8), simplesmente trabalhando para nada. Assim como a sua expedição à lua, simplesmente um desperdício de tempo e gasto desnecessário de dinheiro. Assim, você desperdiçou muitos bilhões de dólares, e o que você conseguiu? Um pouco de poeira, isso é tudo. Não seja tolo dessa forma. Seja prático. Se tal quantidade enorme de dinheiro, dólares, teria sido gasta, na distribuição deste movimento da consciência de Kṛṣṇa em todo o país, então, imenso benefício teria sido alcançado. De qualquer forma, não podemos dizer nada. Seu dinheiro, você pode desperdiçar. Esse é o seu negócio. Mas solicitamos às autoridades e aos homens sãos que você tome este movimento de saṅkīrtana, especialmente na América, e expanda-o a outras partes do mundo, Europa, Ásia. Você tem já honra como a nação mais rica do mundo. Você tem inteligência. Você tem tudo. Apenas tome esse movimento, o movimento Hare Kṛṣṇa, com paciência, e com diligência e inteligência. É muito fácil. Você já são experientes. Não parem. Aumentem cada vez mais. O seu país será feliz, e todo o mundo será feliz.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya!