PTBR/Prabhupada 0206 - Na sociedade Védica não há questão de dinheiro



Morning Walk -- October 16, 1975, Johannesburg

Prabhupāda: Entenda que "todo mundo é malandro", em seguida, treine-os. Isso é desejado. Tome a todos como malandros. Não há questão de que "Aqui está um homem inteligente, aqui está um malandro, aqui está um..." Não. Primeiro de tudo, tome-os todos como patifes, e depois treine-os. Isso é desejado. Isso é necessário agora. No presente momento, o mundo inteiro está cheio de malandros. Agora, se eles tomam a consciência de Kṛṣṇa, selecione entre eles. Assim como eu estou treinando. Você é Brāhmaṇa por treinamento. Então, quem está preparado para ser treinado como brāhmaṇa, classifique-o como brāhmaṇa. Um indivíduo é treinado como kṣatriya, classifique-o. Desta forma, cātur-varṇyaṁ māyā sṛṣ...

Harikeśa: E aquele kṣatriya iria envolver a todos basicamente como śūdra e, em seguida, escolher a partir deles.

Prabhupāda: Hm?

Harikeśa: Ele iria inicialmente escolher...

Prabhupāda: Não, não, não. Você pega... Você toma toda a massa de pessoas como śūdra. Então...

Harikeśa: Ponha pra fora

Prabhupāda: Ponha pra fora. E o resto, que não é nem brāhmaṇa nem kṣatriya nem vaiśya, então ele é śūdra. Isso é tudo, uma coisa muito fácil. Se ele não pode ser treinado como engenheiro, então ele permanece como um homem comum. Não há nenhuma força. Esta é a maneira de organizar a sociedade. Não há nenhuma força. Śūdra também é necessário.

Puṣṭa Kṛṣṇa: Agora o incentivo na sociedade moderna para se tornar educado ou para se tornar engenheiro é dinheiro. Qual é o incentivo na cultura védica?

Prabhupāda: Não há necessidade de dinheiro. O brāhmaṇa ensina tudo gratuitamente. Não há questão de dinheiro. Qualquer um pode ter a educação como um brāhmaṇa ou um kṣatriya, como um Vaisya. Não há nenhum... Vaiśyas não exigem qualquer tipo de educação. Kṣatriyas exigem pouco. Brāhmaṇas exigem. Mas é gratuito. Basta encontrar um guru brāhmaṇa e ele dará educação gratuitamente. Isso é tudo. Esta é a sociedade. Agora, assim como ... No momento presente, assim que um indivíduo quer ser educado, ele exige dinheiro. Mas na sociedade védica não há nenhuma questão de dinheiro. Educação gratuita.

Harikeśa: Então, o incentivo é a felicidade na sociedade?

Prabhupāda: Sim, isso é... Todo mundo está buscando: "Onde está a felicidade?" Esta será a felicidade. Quando as pessoas estarão em paz, felizes em sua condição de vida, isso vai trazer felicidade, e não imaginando que "Se eu tenho um edifício arranha-céu, eu vou ser feliz", e, em seguida, salto por cima e cometo suicídio. Isso está acontecendo. Ele está pensando que "Se eu tiver um edifício arranha-céu, eu vou ser feliz", e quando ele está frustrado, ele salta. Isso está acontecendo. Esta é a felicidade. Isso significa que todos são patifes. Eles não sabem o que é a felicidade. Portanto todos necessitam da orientação de Kṛṣṇa. Isso é consciência de Kṛṣṇa. Agora você estava dizendo que há alta taxa de suicídio aqui?

Puṣṭa Kṛṣṇa: Sim.

Prabhupāda: Por quê? Este é o país que possui mina de ouro, e por que eles são...? E você disse que é difícil tornar-se pobre aqui.

Puṣṭa Kṛṣṇa: Sim. Você tem que tentar duro para se tornar um homem pobre aqui.

Prabhupāda: Sim. E ainda há o suicídio. Por quê? Todo homem é homem rico, e por que ele está cometendo suicídio? Hm? Você pode responder?

Devoto: Eles não têm a felicidade essencial?

Prabhupāda: Sim. Não há felicidade.