PTBR/Prabhupada 0302 -As pessoas não estão inclinadas à rendição



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Prabhupāda: Então estamos lendo os Ensinamentos do Senhor Caitanya. Começamos na nossa última reunião, e vamos lê-lo novamente. Você irá lê-lo? Sim.

Tamāla Kṛṣṇa: Página vinte e nove, mas onde você terminou de ler?

Prabhupāda: Leia-o em qualquer lugar, isso é tudo. Sim.

Tamāla Kṛṣṇa: Okay. "Na Bhagavad-gītā, somos informados de que a natureza constitucional da entidade individual é alma espiritual. Ela não é matéria. Portanto, como alma espiritual, ele é parte e parcela da Alma Suprema, a Verdade Absoluta, a Personalidade de Deus. Aprendemos também que é dever da alma espiritual render-se, pois só então ela pode ser feliz. A última instrução da Bhagavad-gītā é que a alma espiritual é para se render completamente à Alma Suprema, Kṛṣṇa, e dessa forma dar-se conta da felicidade. Aqui também o Senhor Caitanya está respondendo às perguntas de Sanātana, repete a mesma verdade, mas sem lhe dar informações sobre a alma espiritual que já está descrita na Gītā."

Prabhupāda: Sim. O ponto é, que o que é a posição constitucional da alma espiritual, é muito elaboradamente discutido na Śrīmad Bhagavad-gītā. Agora, a última instrução na Bhagavad-gītā, como Kṛṣṇa diz, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Ele intruiu Arjuna todos os tipos de sistema de yoga, todos os tipos de processo ritualístico religioso, sacrifício e especulação filosófica, a posição constitucional desse corpo, a posição constitucional da alma. Tudo Ele descreveu na Bhagavad-gītā. E, finalmente, Ele diz a Arjuna: "Meu querido Arjuna, porque você é Meu amigo muito íntimo e querido, por isso eu falo a parte mais confidencial do conhecimento védico." E o que é isso? "Você simplesmente rende-se a Mim". Isso é tudo. As pessoas não estão inclinadas a se render; portanto, ele tem que aprender muitas coisas. Assim como uma criança, ele tem simplesmente um sentimento de rendição aos pais, ele está feliz. Não há nenhuma necessidade de aprender filosofia, como viver com muita felicidade. A criança é totalmente dependente dos cuidados dos pais e ela está feliz. Filosofia simples. Mas porque avançamos em civilização, em conhecimento, portanto queremos entender essa filosofia simples em tantos malabarismos de palavras. Isso é tudo. Então, se você quiser aprender malabarismo de palavras, então este movimento da consciência de Kṛṣṇa não é deficiente. Temos volumes de livros de filosofia. Mas, se você aceitar este processo simples, que temos de... Deus é grandioso e nós somos parte e parcela; portanto, meu dever é servir e render-me a Deus. Isso é tudo. Assim, Caitanya Mahāprabhu, sem discutir toda a posição constitucional, filosofia, conhecimento, e tantas outras coisas, o sistema de yoga, Ele imediatamente começa que a posição constitucional da entidade viva é servir ao todo supremo. Isso é... Esse é o começo do ensinamento de Caitanya Mahāprabhu. Isso significa que, de onde os ensinamentos da Bhagavad-gītā terminaram, Caitanya Mahāprabhu começa a partir dessa posição.

Prabhupāda: Sim. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: "Ele começa a partir do ponto onde Kṛṣṇa terminou Sua instrução. É aceito por grandes devotos que o Senhor Caitanya é o próprio Kṛṣṇa, e do ponto onde terminou a Sua instrução na Gītā, Ele agora começa a Sua instrução novamente para Sanātana. O Senhor disse a Sanātana: 'Sua posição constitucional é que você é uma alma viva pura. Este corpo material não é a identidade do seu verdadeiro eu, nem é a sua mente a sua verdadeira identidade, nem sua inteligência, nem é o falso ego a verdadeira identidade do eu. Sua identidade é que você é o servo eterno do Supremo Senhor Kṛṣṇa.'"

Prabhupāda: Agora aqui estão alguns pontos importantes: que em nossa autorrealização, aqueles que estão grosseiramente na plataforma material, eles pensam que, este corpo, "Eu sou este corpo." Eu sou este corpo, o corpo significa os sentidos. Por isso, a minha satisfação significa a satisfação dos sentidos - gratificação dos sentidos. Essa é a forma mais grosseira de autorrealização. Esse corpo também é o eu. O corpo é o eu, a mente é o eu, e a alma também é o eu. Eu, o sinônimo. O corpo e a mente e a alma, todos são... Três deles são chamados de eu. Agora, na fase mais grosseira da nossa vida, nós pensamos que este corpo é o eu. E numa fase mais sutil pensamos que a mente e a inteligência são o eu. Mas, na verdade, o eu está além deste corpo, para além desta mente, para além desta inteligência. Essa é a posição. Aqueles que estão grosseiramente no conceito corpóreo de autorrealização, eles são materialistas. E aqueles que estão no conceito de mente e inteligência, eles são filósofos e poetas. Eles estão filosofando, ou dando-nos alguma ideia na poesia, mas sua concepção ainda está errada. Quando você chegar ao ponto da plataforma espiritual, então isso é chamado de serviço devocional. Que está sendo explicado por Caitanya Mahāprabhu.