PTBR/Prabhupada 0312 - Homem é um animal racional



Morning Walk -- April 1, 1975, Mayapur

Prabhupāda: Agora, pelo menos para mim, este movimento para a consciência de Kṛṣṇa não é mais teórico. Ele é prático. Eu posso resolver todos os problemas.

Puṣṭa Kṛṣṇa: As pessoas não querem aceitar qualquer austeridade, no entanto.

Prabhupāda: Hum?

Puṣṭa Kṛṣṇa: As pessoas não aceitam qualquer austeridade.

Prabhupāda: Então você deve sofrer da doença. Se você ficou doente, você deve submeter-se ao... O que é esta austeridade? Onde está a austeridade?

Puṣṭa Kṛṣṇa: Se eles não aceitarem o remédio, então eles não podem ser curados.

Prabhupāda: Então eles devem sofrer. Um homem, doente, ele não quer tomar remédios, então onde está a...? Ele deve sofrer. Onde está a cura?

Pañcadraviḍa: Eles dizem nós somos aqueles que estão doentes.

Prabhupāda: Ãh?

Pañcadraviḍa: Eles dizem que nós somos aqueles que estão doentes. Eles dizem que cada um de nós está doente, não eles.

Prabhupāda: Sim. O homem surdo pensa que todos os outros são surdos. (risos) Isto significa que eles não são nem mesmo seres humanos. Animais. Eles não alcançam a razão que "Se nós estamos doentes, ou se vocês estão doentes. Sente-se. Fale." Isto também, eles não estão prontos. Então? O que nós podemos fazer com animais?

Pañcadraviḍa: Eles dizem nós estamos fora de moda. Eles não querem se preocupar mais com a gente.

Prabhupāda: Então por que você se incomoda com os problemas deles? Por que você se preocupa com os problemas da sociedade? Você se preocupa, mas você não pode criar uma solução. Por todo o mundo, os jornais estão cheios, simplesmente pulsando.

Viṣṇujana: Śrīla Prabhupāda, você pode torna-los racionais? Se eles estão irracionais, existe alguma forma de torna-los...

Prabhupāda: Eles são racionais. Homem, cada ser humano, é racional. É dito que "Homem é um animal racional". Então quando a racionalidade não está lá, isto significa que eles ainda são animais.

Pañcadraviḍa: Bem, o que pode ser feito com animais?

Prabhupāda: Isto é... Isto é uma verdade muito simples. Apenas eu sou este corpo. Eu estou procurando felicidade. Então por que eu estou procurando felicidade? O... Se você simplesmente discute sobre este ponto, então você vai descobrir que um homem é racional. Por que eu estou procurando por felicidade? Qual é a resposta? Isto é um fato. Cada um de nós está procurando por felicidade. Por que nós estamos procurando por felicidade? Qual é a resposta?

Pañcadraviḍa: Porque todo mundo é miserável e eles não gostam disso.

Prabhupāda: Este é um caminho oposto, explicação.

Kīrtanānanda: Porque por natureza eu estou feliz.

Prabhupāda: Sim. Por natureza eu estou feliz. E quem é feliz, este corpo ou a alma?

Puṣṭa Kṛṣṇa: Não, a alma.

Prabhupāda: Quem quer felicidade? Eu quero proteger este corpo - por que? Porque eu estou dentro deste corpo. E se eu vou para longe deste corpo, quem procura pela felicidade deste corpo? Isto é senso comum, eles não tem sentido. Por que eu estou procurando por felicidade? Eu estou cobrindo este corpo porque o corpo não pode ser afetado pelo frio. Então por que eu estou procurando por felicidade do corpo pelo frio e calor? Porque eu estou dentro do... Se eu vou embora de dentro deste corpo, então não há mais procura por felicidade. Quer você o jogue na rua ou no extremo frio ou extremo calor, isto não importa. Então quem está procurando por felicidade? Isto eles não sabem. Por quem você está tão ocupado para a felicidade? Isto eles não sabem. Assim como gatos e cachorros.

Puṣṭa Kṛṣṇa: Mas eles pensam que eles não tem tempo para cantar os santos nomes.

Prabhupāda: Hum?

Puṣṭa Kṛṣṇa: Sua filosofia é que para ser feliz, eles tem que trabalhar durante todo o dia.

Prabhupāda: Hum. Esta é a sua filosofia. Você é um patife, mas nós não estamos trabalhando. Por que você não vê nosso exemplo? Nós estamos simplesmente vivendo alegremente.