PTBR/Prabhupada 0328 - Este movimento para a consciência de Krishna é abrangente



University Lecture -- Calcutta, January 29, 1973

Então este movimento para a consciência de Kṛṣṇa é abrangente. Pode resolver todos os problemas do mundo - político, social, econômico, religioso, tudo. É abrangente. Por isso, minha solicitação é que eu estou trabalhando agora com meus discípulos americanos e europeus. Por que não indianos? Eu acho que neste encontro existem muitos homens jovens, educados, estudiosos instruídos. Junte-se a este movimento, e de acordo com a ordem de Śrī Caitanya Mahāprabhu,

bhārata-bhūmite manuṣya janma haila yāra
janma sārthaka kari' karo paropakāra
(CC Adi 9.41)

Este é o tempo para fazer atividades de bem-estar social por todo o mundo. Eles estão mesclados em confusão, em todos os lugares. Vocês conhecem nos países ocidentais o movimento hippie. O que são os hippies? Eles são também educados, vêm de famílias muito ricas também, mas eles não gostam da forma do ambiente como seus pais e avós gostavam. Eles rejeitaram. Então esta é uma oportunidade de ouro para pregar a cultura de Kṛṣṇa por todo o mundo. Vocês estão lamentando porque algumas jardas de terra foram tiradas do seu país para o Paquistão. mas se você espalhar este movimento para a consciência de Kṛṣṇa, o mundo todo se tornará Indostão. Há tal potência; Eu te dou minha percepção direta. As pessoas estão ansiando por ele. Tanto tempo estou na Índia, praticamente eu estou perdendo o meu tempo. Fora da Índia, esta recepção é levada tão a sério que cada parte do meu momento é utilizado apropriadamente.

Então eu vim a esta universidade com a esperança de alguns de vocês se tornem realmente brāhmaṇa. O departamento de Sânscrito é destinado a brāhmaṇas. Paṭhan pāṭhan yajana yājana dāna pratigraha. A brāhmaṇa is called paṇḍita. Por que? Porque um brāhmaṇa deve ser aprendido. Brāhmaṇa não é chamado de tolo. Então este departamento, departamento de Sânscrito, é destinado para os brāhmaṇas. Eu gostaria que alguns de vocês se juntassem a este movimento, ir para países estrangeiros, pregar este sublime culto de Caitanya Mahāprabhu. Pṛthivīte āche yata nagarādi grāma. Existe uma grande necessidade. Nós temos, com certeza, estabelecido muitos templos, mas ainda nós precisamos estabelecer templos, Templos de Rādhā-Kṛṣṇa, templos de Caitanya Mahāprabhu, em cada vila, cada cidade do mundo. Agora de cada e todo os nossos centros, nós estamos enviando devotos em ônibus. Eles estão indo para o interior, para as vilas da Europa e América, e eles são muito bem recebidos. Na Inglaterra especialmente, eles estão indo vila a vila. Eles são muito bem recebidos. Esta cultura é muito boa. Até padres Cristãos, eles estão surpresos. Eles estão surpresos. Um dos padres em Boston, eles emitiu um panfleto que dizia "Esses garotos, eles são nossos meninos, dos Cristãos e Judeus. Antes este movimento, eles não se importavam mesmo em vir a igreja. Agora eles são loucos por Deus. "Eles estão admitindo". A classe sacerdotal Cristã, eles não estão contra nós. Aqueles que são da classe mais sã, eles estão admitindo que "Swamijī está dando algo tangível. Seus pais e antepassados vêm a mim. Eles se curvam. Eles dizem, "Swamijī, é uma grande sorte para nós que você tenha vindo ao nosso país". Então eu estou trabalhando sozinho, e o movimento está sendo apreciado. E se pessoas, os estudiosos desta universidade se apresentarem e ensinarem este movimento... Ele é destinado para isto. A ocupação dos Brāhmaṇas é essa, pregar. Brahmā jānāti. Deve-se conhecer Brahman, e distribuir conhecimento de brahma-jñāna. Esta é a ocupação de brāhmaṇas.