PTBR/Prabhupada 0395 - O Significado para Parama Koruna



Purport to Parama Koruna -- Los Angeles, January 16, 1969

Parama koruṇa, pahū dui jana, nitāi gauracandra. Esta é uma canção cantada por Locana dāsa Ṭhākura, um grande devoto do Senhor Caitanya, quase contemporâneo. Ele escreveu um livro, Caitanya-maṅgala, que descreve as atividades do Senhor Caitanya. Este é um livro muito famoso, Caitanya-maṅgala. E ele compôs muitas canções. Praticamente todos os Vaiṣṇavas, eles são transcendentalmente poéticos. Essa é uma das 26 qualificações do Vaiṣṇava. Então, ele diz que "Estes dois Senhores", nitāi gauracandra, "Senhor Nityānanda e o Senhor Gaurāṅga, ou o Senhor Caitanya, Eles são encarnações muito misericordiosas." Saba avatāra-sāra śiromaṇi. "Eles são a essência de todas as encarnações." A encarnação, é afirmado no Bhagavad-gita, que sempre que haja discrepâncias no exercício das religiosidades, e haja proeminência das atividades ímpias, neste tempo o Senhor encarna, ou Ele desce sobre este mundo material, para proteger os piedosos e aniquilar os ímpios. Essa é a missão da encarnação. Cada encarnação você encontrará duas coisas. Senhor Krishna, Ele é muito bonito, muito amável, mas Ele é muito perigoso para os demônios. Os demônios O viram como uma ameaça terrível, e as gopīs estavam vendo a Ele como o mais bonito Cupido. Assim, no Bhagavad-gita também afirma-se que, ye yathā māṁ prapadyante (BG 4.11). O Deus é realizado na pessoa na proporção da liberdade em relação às propensões demoníacas.

Então, nesta era... Claro, na última encarnação, Kalki, simplesmente matará. Muito, muito tempo depois, Ele virá. Mas aqui o Senhor Caitanya, Sua missão é não matar, simplesmente favorecer. Essa é a característica específica do Senhor Caitanya. Porque nesta era, é claro, há muita proeminência de irreligiosidade. Mas, se o Senhor Caitanya queria matar-vos, então não haveria dúvida de vossa salvação. Eles seriam... Claro, quem é morto pela encarnação ele também recebe a salvação. Mas não para os planetas espirituais, mas eles se fundem com o esplendor de Brahman como os impersonalistas desejam. Em outras palavras, o objetivo da salvação impersonalista, é tão bom como o objetivo da salvação dos inimigos de Deus. Isso não é uma tarefa muito difícil. Então, o Senhor Caitanya é misericordioso, porque Ele está abraçando todos por conceder o amor de Krishna. Rūpa Gosvāmī descreveu o Senhor Caitanya como a mais magnânima de todas as encarnações porque Ele está dando Kṛṣṇa para todos, sem qualquer qualificação. Então Locana dāsa Ṭhākura diz que parama koruṇa, pahū dui jana, nitāi gauracandra. E Eles são a essência de toda a encarnação. Kevala ānanda-kanda. E Seu processo de pregação é muito agradável. Caitanya Mahāprabhu recomenda "Cante Hare Krishna, dance muito bem, e quando você se sentir cansado, apenas descanse e coma Krishna prasādam." Assim Sua fórmula é muito agradável. Kevala ānanda-kanda. Enquanto Ele estava presente em Jagannātha Purī, todos os dias, à noite, dançando estava, cantando e dançando continuou. E depois que a dança foi concluída, Ele costumava distribuir suntuosamente, prasādam de Jagannātha. Assim, muitos milhares de pessoas costumavam se reunir todas as noites. Muito simplesmente agradavelmente transcendental, este movimento. Kevala ānanda-kanda.

Em seguida, ele recomenda, bhajo bhajo bhāi, caitanya nitāi. "Meu querido irmão, apenas tente adorar estes dois senhores, Caitanya e Nityānanda," sudṛḍha viśvāsa kori', "com fé e convicção." Deve-se ter fé nas palavras do Senhor Caitanya. Senhor Caitanya diz que "Vá em frente cantando. Simplesmente por cantar, você vai ter toda a perfeição da vida." Então, isso é um fato. A menos que iniciemos a cantar, não podemos perceber isso, mas aqueles que estão cantando, eles estão percebendo que estão recebendo toda a perfeição desejada de vida muito rapidamente. Assim, devemos cantar este mantra com fé e convicção. Mas a única qualificação necessária, neste contexto, diz ele, viṣaya chāḍiyā, se rase majiyā, mukhe bolo hari hari. Nós temos que cantar com fé e convicção, ao mesmo tempo, nós devemos ter o cuidado, devemos estar nos protegendo contra o gozo dos sentidos. Viṣaya chāḍiyā, viṣaya significa gozo dos sentidos. E chāḍiyā significa desistir. Deve-se desistir do gozo dos sentidos. É claro que, nesta vida materialista temos nossos sentidos e somos treinados para usá-los. Nós não podemos pará-los. Mas não existe dúvida sobre pará-los, mas regulá-los. Assim como nós queremos comer. Viṣaya significa comer, dormir, acasalar-se e defender. Então, essas coisas não são proibidas por completo. Mas elas estão ajustadas apenas para tornar favorável a execução de minha Consciência de Krishna. Assim, não devemos tomar... Assim como comer. Não devemos comer apenas para satisfazer o paladar. Devemos comer apenas para manter a nós mesmos aptos para executar a Consciência de Krishna. Portanto, ninguém vai parar de comer, mas isto é regulado favoravelmente. Da mesma forma, o acasalamento. O acasalamento também não é interrompido. Todavia o princípio regulador é que você deve se casar, e você deve ter vida sexual apenas para gerar filhos, conscientes de Krishna. Caso contrário, não faça isso. Portanto, tudo é regulado. Não há dúvida sobre parar de se defender também. Arjuna estava lutando, defendendo, sob a ordem de Krishna. Portanto, está tudo lá. Nada é interrompido. Simplesmente é ajustado para a execução de nossa Consciência de Krishna. Visaya chāḍiyā. Não devemos aceitar essas viṣaya, estes quatro princípios de demandas corporais, ou seja, comer, dormir, acasalar-se e defender, para a gratificação dos sentidos. Não. Os políticos, eles lutam pela gratificação dos sentidos. Eles não vêem o bem do povo. Por seu engrandecimento político eles lutam. Essa luta é proibida. Mas quando a luta é uma necessidade para defender as pessoas, esta luta deve ser aceita. Portanto, temos de desistir deste princípio da gratificação dos sentidos, ou do processo de gratificação dos sentidos.

Dekho dekho bhāi tri-bhuvane nāi. Então ele diz: "Basta ver, não há mais ninguém tão misericordioso." Paśu pākhī jhure, pāṣāṇa vidare. Por Sua misericórdia até mesmo os pássaros e os animais, eles também são mantidos. Na verdade, quando Caitanya Mahāprabhu passou pela floresta conhecida como Jhārikhaṇḍa, no centro da Índia, Ele estava apenas acompanhado de seu assistente pessoal, e Ele estava sozinho, e quando Ele estava passando pela floresta, Ele tocou um tigre. Ele estava dormindo, e o tigre respondeu rugindo. A companhia, o assistente pessoal de Caitanya Mahaprabhu, ele pensou: "Agora estamos perdidos." Mas, na verdade, Caitanya Mahāprabhu perguntou ao tigre, "Por que você está dormindo? Basta ficar de pé. Cante Hare Krishna. "E o tigre começou a dançar. Então, na verdade, isso aconteceu. Quando Caitanya Mahāprabhu pregou este movimento Hare Krishna, os tigres, os veados, os... Todos se juntaram. Então, é claro, não somos tão poderosos. Mas é possível, que... Pelo menos, nós vimos, os cães estão dançando em saṅkīrtana. Por isso, é igualmente possível ter... Mas nós não podemos tentar tal grande risco. Mas Caitanya Mahāprabhu poderia induzir tigres a dançar, nós podemos, pelo menos, induzir cada ser humano a dançar. Este é um movimento muito agradável.

Então paśu pākhī jhure, pāṣāṇa vidare. Pāṣāṇa significa pedra. Assim, mesmo o homem coração-de-pedra nós também derretemos cantando Hare Krishna. Isto nós temos vivenciado, visto. Pāṣāṇa vidare, śuni' jāra guṇa-gāthā. Simplesmente por ouvir os passatempos transcendentais e características do Senhor Caitanya, mesmo os homens de coração duro, eles também se derreteram. Houve muitos casos, Jagāi Mādhāi. Muitas almas caídas, foram elevadas para a mais alta plataforma espiritual. Então Locana dāsa Ṭhākura diz que viṣaya majiyā, rohili poriyā. "Infelizmente eu estou tão aprisionado nessas demandas do corpo ou dos sentidos, que eu esqueci os pés de lótus de Caitanya Mahāprabhu." Viṣaya majiyā, rohili poriyā, se pade nahilo āśa. "Eu não podia desejar ser anexado aos pés de lótus do Senhor Caitanya." Então, por que é assim? Então ele está lamentando que āpana karama, bhuñjāye śamana, que "eu estou sofrendo a seqüência dos meus erros do passado, que eu não podia ser atraído pelo movimento da consciência de Krishna. É uma punição sobre mim pelo Yamaraja, o superintendente da morte." Na verdade, este movimento para a consciência de Krishna, movimento saṅkīrtana, é tão agradável e atraente, todo simples, eu quero dizer, uma pessoa sem sofisticação será atraída. Mas se alguém não for atraído, é para ser entendido que ele está sendo punido pelas leis do superintendente da morte. De qualquer forma, se nos mantivermos neste princípio de cantar, então, mesmo Yamarāja, o superintendente da morte, ele também vai deixar de punir. Esse é o veredicto do Brahma-saṁhitā. Brahma-saṁhitā diz, aquele que se dedica a esta vida devocional, sua reação de ações passadas são ajustadas imediatamente. então cada um de nós deve fazer parte deste movimento da consciência de Krishna, cantando Hare Krishna Hare Krishna Krishna Hare Hare Krishna, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.