PTBR/Prabhupada 0410 - Nossos Amigos, Eles já Começaram a Traduzir



Cornerstone Laying -- Bombay, January 23, 1975

Kurukṣetra ainda é dharma-kṣetra. Nos Vedas, afirma-se, kurukṣetre dharmam ācaret: "A pessoa deve ir para Kurukṣetra e realizar rituais religiosos." Portanto, é dharma-kṣetra desde tempos imemoriais. E por que devemos interpretá-lo que "Este Kurukṣetra significa este corpo, dharmakṣetra, este corpo"? Por quê? Por que enganar as pessoas? Pare com esse engano. E Kurukṣetra ainda está lá. Estação Kurukṣetra, estação de trem, está lá. Portanto, tente entender o Bhagavad-gita como ele é, torne sua vida bem-sucedida, e espalhe esta mensagem por todo o mundo. Você será feliz; o mundo vai ser feliz. Claro, agora eu sou homem muito velho. Eu estou com 80 anos de idade. Minha vida está terminado. Mas eu quero algum indiano responsável e combinado com outros países ... Outros países, eles estão dando uma boa cooperação. Caso contrário, não seria possível para mim espalhar em tão pouco tempo, apenas sete ou oito anos, para pregar esse culto em todo o mundo. Então eu necessito da cooperação dos indianos, especialmente dos homens jovens, homens educados. Vamos em frente. Fiquem conosco. Estude Bhagavad-gita. Nós não temos nada para fabricar. Nada para fabricar. E o que podemos fabricar? Todos nós somos imperfeitos. Seja o que estiver lá, vamos estudá-lo e praticamente aplicar na vida, e espalhar a mensagem por todo o mundo. Essa é a nossa missão.

Então, hoje é um dia muito auspicioso. Com grande dificuldade, temos agora a sanção. Agora por favor coopere com esta tentativa, tanto quanto possível com os seus prāṇair arthair dhiyā vācā, quatro coisas: por sua vida, por suas palavras, por seu dinheiro ... Prāṇair arthair dhiyā vācā śreya-ācaraṇaṁ sadā. Esta é a missão da vida humana. Tudo o que você tem ... Não é que "Porque eu sou pobre, eu não posso ajudar este movimento." Não. Se você tem ... Você tem sua vida. Então, se você dedicar sua vida, isto é todo-perfeito. Se você não pode dedicar sua vida, dê algum dinheiro. Mas se você pode ..., homem pobre, você não pode dar dinheiro, então dê alguma inteligência. E se você for tolo, então, dê suas palavras. Assim, de qualquer forma, você pode ajudar a este movimento, e fazer as atividades de bem-estar, para a Índia e fora da Índia. Então esse é meu pedido. Eu lhe dou boas-vindas. Claro, hoje é ekādaśī. Estamos, principalmente, nós estamos jejuando. Alguma prasādam será servida. Portanto, não é uma questão de prasādam; é uma questão sobre o trabalho importante que estamos tomando em mãos, como espalhar um movimento da consciência de Deus. Caso contrário, você nunca será feliz. Simplesmente consciência material, gṛha-kṣetra... Ato gṛha-kṣetra-sutāpta-vittair janasya moho 'yam ahaṁ mameti (SB 5.5.8). Esta civilização material significa o desejo sexual. A mulher está caçando homem; o homem está caçando mulher. Puṁsaḥ striyā mithunī-bhavam etaṁ tayor mithaḥ. E tão logo que eles estejam unidos, eles exigem grha, apartamento; grha-ksetra, terra; grha-ksetra-suta, filhos, amigos, dinheiro; e o moho, a ilusão, aham mameti (SB 5.5.8), "Sou eu, é meu." Isto é civilização material. Mas a vida humana não é para isso. Nāyaṁ deho deha-bhājāṁ nṛloke kaṣṭān kāmān arhate viḍ-bhujāṁ ye (SB 5.5.1). Então você estuda. Nós temos agora livros suficientes. Não há dificuldade para estudar nossos livros. Temos dado a tradução em Inglês. Todos, qualquer cavalheiro, sabe Inglês. E nós vamos dar em Hindi, em Gujarati, em todas as outras línguas. Os nossos amigos, eles já começaram a traduzir. Então não haverá escassez de conhecimento. Por favor, venha aqui, sente-se pelo menos uma vez por semana, estude todos estes livros, tente entender a filosofia de vida, e espalhe por todo o mundo. Essa é a missão de Bhāratavarṣa.

bhārata-bhūmite manuṣya-janma haila yāra
janma sārthaka kari' kara para-upakāra
(CC Adi 9.41)

Este é o movimento paropakāra, criar bem-estar para os outros, não como cães e gatos, simplesmente fazer dinheiro e divertir os sentidos. Esta não é a vida humana. A vida humana é para paropakāra. As pessoas estão na ignorância, sem qualquer conhecimento de Deus, sem o ideal de vida. Eles estão simplesmente trabalhando como gatos e cães e porcos. Por isso, eles devem ser educados. A vida humana é a chance para começar essa educação. Então, este é o centro para educar a sociedade humana, para se tornar o verdadeiro ser humano e tornar sua vida bem-sucedida.

Muito obrigado. Hare Krishna.