PTBR/Prabhupada 0459 - Prahlada Maharaja é um dos Mahajanas, pessoas autorizadas



Lecture on SB 7.9.7 -- Mayapur, February 27, 1977

Pradyumna: Tradução - "Prahlāda Mahārāja fixa sua mente e a visão no Senhor Nṛsiṁha-deva com toda a atenção, em transe completo. Com a mente fixa, ele começou a oferecer orações em amor com uma voz vacilante."

Prabhupāda:

astauṣīd dharim ekāgra-
manasā susamāhitaḥ
prema-gadgadayā vācā
tan-nyasta-hṛdayekṣanaḥ
(SB 7.9.7)

Portanto, este é o processo. Este processo não se pode esperar imediatamente, mas se você pratica o processo geral, muito fácil de fazer, assim como é recomendado no Bhagavad-gītā, man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Você não pode obter a posição de Prahlāda Mahārāja imediatamente. Isso não é possível. O processo é, em primeiro lugar, sādhana-bhakti. Esta posição de Prahlāda Mahārāja é diferente. Ele é mahā-bhāgavata. Em muitos lugares, já vimos, ele é nitya-siddha. Existem dois tipos de devotos, três: nitya-siddha, sādhana-siddha, kṛpa-siddha. Essas coisas estão descritas em O Néctar da Devoção. Nitya-siddha significa que eles são eternamente associados da Suprema Personalidade de Deus. Eles são chamados nitya-siddha. E sādhana-siddha significa que a pessoa está caída neste mundo material, mas pela prática do serviço devocional de acordo com as regras e regulações, prescrição do śāstra, direção do guru, desta forma, a pessoa pode chegar também a mesma posição que o nitya-siddha. Isto é sādhana-siddha. E há outro. Este é kṛpa-siddha. Kṛpa-siddha significa... Assim como Nityānanda Prabhu, Ele queria que estes Jagāi-Mādhāi fossem entregues. Não houve sādhana. Eles nunca seguiram todas as regras e regulações. Eles eram ladrões e bandidos, condição muito caída. Mas Nityānanda Prabhu queria mostrar um exemplo, que "eu entregarei esses dois irmãos. Não importa que eles sejam tão caídos." Isso é chamado de kṛpa-siddha. Assim, devemos sempre lembrar que existem três categorias: nitya-siddha, sādhana-siddha e kṛpa-siddha. Mas quando eles se tornam siddha, perfeitos, por qualquer processo, eles estão no mesmo nível. Não há distinção.

Assim, a posição de Prahlāda Mahārāja é nitya-siddha. Gaurāṅgera saṅgi gane nitya-siddha boli māne. Caitanya Mahāprabhu, quando Ele veio... Não só Ele, mas outros também. Assim como com Kṛṣṇa tantos devotos, eles desceram, assim como Arjuna. Arjuna é nitya-siddha, amigo nitya-siddha. Quando Kṛṣṇa disse que "Falei esta filosofia do Bhagavad-gītā ao deus-sol", imaṁ vivasvate yogaṁ proktavān aham avyayam (BG 4.1), isto é, muitos milhões de anos atrás. Para esclarecer o assunto, Arjuna perguntou assim "Kṛṣṇa, Você é da minha idade. Como posso acreditar que você falou esta filosofia tantos milhões de anos atrás?" Então, o que Kṛṣṇa respondeu, você sabe, que "Meu caro Arjuna, você e Eu, nós aparecemos muitas, muitas vezes. A diferença é que você esqueceu. Isso significa que você também estava presente naquele momento, porque você é Meu amigo nitya-siddha. Sempre que Eu apareço, você também aparece. Mas você esqueceu; Eu não me esqueci." Essa é a diferença entre jīva e (indistinto), ou Senhor, que somos partes e partículas diminutas do Supremo; portanto, podemos esquecer. Mas Kṛṣṇa não esquece. Esta é a diferença. Então nitya-siddha. Prahlāda Mahārāja é para ser entendido como nitya, mahā-bhāgavata, nitya-siddha. Eles aparecem para completar o līlā de Kṛṣṇa.

Assim, não devemos tentar imitar Prahlāda Mahārāja. Isso não é bom. Mahājano yena gataḥ sa panthāḥ, já expliquei ontem. Prahlāda Mahārāja é um dos mahājanas, pessoas autorizadas, devoto autorizado. Devemos tentar segui-lo. Mahājano yena gataḥ sa panthāḥ. Então śrutayo vibhinnāḥ.

tarko 'pratiṣṭhaḥ śrutayo vibhinnā
nāsau munir yasya matam na bhinnam
dharmasya tattvaṁ nihitaṁ guhāyāṁ
mahājano yena gataḥ sa panthāḥ
(CC Madhya 17.186)

Você não pode compreender Deus pela lógica e argumentos. Isso nunca vai resolver-se. Há muitos Māyāvādīs, eles estão continuando perpetuamente: "O que é Deus?" Neti neti: "Isso não é, isso não é, isso não é. O que é Brahman?" Então, por aquele processo você nunca vai ser capaz de entender o que é Deus. Jñāne prayāse udapāsya namanta eva. Caitanya Mahāprabhu aceitou esta fórmula. Pelo conhecimento, pela sua compreensão erudita, se você quiser entender - você pode ser um estudioso de muito alto padrão - mas não é a sua qualificação compreender Deus. Isso não é qualificação. Você tem que desistir de sua vaidade de que "eu sou rico", "Eu sou muito esclarecido", "Eu sou muito bonita", "Eu sou muito...", assim por diante, assim por diante. Eles são janmaiśvarya śruta śrī (SB 1.8.26). Estas não são qualificações. Kuntīdevī disse, akincana gocaraḥ: ". Kṛṣṇa, Você é akiñcana gocara." Akiñcana. Kiñcana significa que se alguém pensa que "eu possuo isso; portanto, eu posso comprar Kṛṣṇa," oh, não, não é. Isso não é possível. Você tem que ficar vazio, akiñcana-gocaraḥ.