PTBR/Prabhupada 0463 - Se você treinar sua mente simplesmente para pensar em Krishna, então você está fora de perigo



Lecture on SB 7.9.8 -- Mayapur, February 28, 1977

Pradyumna: Tradução - "Prahlada Mahārāja orou: Como é que é possível para mim, que nasci em uma família de asuras, oferecer orações adequadas para satisfazer a Suprema Personalidade de Deus? Até agora, todos os semideuses, encabeçados pelo Senhor Brahmā, e todas as pessoas santas não puderam satisfazer o Senhor por fluxos de excelentes palavras, embora essas pessoas sejam muito qualificadas, estando no modo da bondade. Então, o que dizer de mim? Eu não sou de forma alguma qualificado."

Prabhupāda:

śrī prahlāda uvāca
brahmādayaḥ sura-gaṇā munaya 'tha siddhāḥ
sattvaikatāna-gatāyo vacasāṁ pravāhaiḥ
nārādhituṁ puru-guṇair adhunāpi pipruḥ
kiṁ toṣṭum arhati sa me harir ugra-jāteḥ
(SB 7.9.8)

Então, ugra-jāteḥ significa família demoníaca, passional. Ugra. Existem três qualidades dentro deste mundo material. Portanto, é dito guṇa-mayī. Daivī hy eṣā guṇa-mayī (BG 7.14). Guṇa-mayī significa três guṇas, três modos da natureza material: sattva-guṇa, rajo-guṇa e tamo-guṇa. Por isso, a nossa mente está saltando. Todo mundo conhece a natureza da mente, às vezes aceitando uma coisa, e depois a rejeita. Saṅkalpa-vikalpa. Esta é a qualidade da mente, ou a natureza da mente. Às vezes, a mente está saltando sobre sattva-guṇa, às vezes em rajo-guṇa, às vezes em tamo-guna. Desta forma, estamos recebendo diferentes tipos de mentalidade. Desta forma, no momento da morte, a mentalidade que eu tiver, exatamente no momento de deixar este corpo, vai me levar a um corpo diferente de sattva-guṇa, rajo-guṇa, tamo-guṇa. Este é o caminho da transmigração da alma. Portanto, temos de treinar a mente até chegarmos a um outro corpo. Essa é a arte de viver. Então, se você treinar a sua mente simplesmente para pensar em Kṛṣṇa, então você está seguro. Caso contrário, há chance de acidentes. Yaṁ yaṁ vāpi smaran bhāvaṁ tyajaty ante kalevaram (BG 8.6). No momento de deixar este corpo, se não tivermos exercitado a mente, a fixar-se aos pés de lótus de Kṛṣṇa, então há... (pausa) Nós ganhamos um tipo particular de corpo.

Então, Prahlāda Mahārāja, embora ele não pertença a esta plataforma de especulação mental... Ele é nitya-siddha. Não há possibilidade, porque ele está sempre pensando em Kṛṣṇa. (ruído elétrico alto) (à parte:) O que é isso? Sa vai manaḥ... (ruído novamente) Sa vai manaḥ kṛṣṇa-padāravindayor (SB 9.4.18). Pratique esta coisa muito simples. Kṛṣṇa está aqui. Vemos a Deidade diariamente, e vemos os pés de lótus de Kṛṣṇa. Fixe a sua mente dessa forma; então, você está seguro. Coisa muito simples. Ambarīṣa Mahārāja, ele também era um grande devoto. Ele era o rei, pessoa muito responsável, político. Mas ele praticava de tal forma, que ele fixou a sua mente nos pés de lótus de Kṛṣṇa. Sa vai manaḥ kṛṣṇa-padāravindayor vacāṁsi vaikuṇṭha-guṇānuvarṇane. Esta prática. Não fale bobagem. (ruído de novo) (à parte:) Qual é o problema? Tire.