PTBR/Prabhupada 0481 - Krishna É Todo-Atrativo, Krishna É Belo
Lecture -- Seattle, October 18, 1968
Portanto, este argumento, que os glóbulos vermelhos cessaram; portanto, a vida acabou - não. Há tantos argumentos e contra-argumentos. Na verdade, esta é a verdade, porque estamos falando sobre a força da escritura, pessoas santas e mestre espiritual. Esse é o caminho do entendimento. Você não pode fabricar com seu cérebro minúsculo, sentidos imperfeitos. Seres humanos, eles são imperfeitos, sempre. Apenas por exemplo, que uma criança está vendo o sol, e um cientista está vendo o sol. Por natureza, a criança, os seus conhecimentos sobre o sol são imperfeitos. A mesma criança, quando ele recebe instrução de um cientista, ele pode entender que o sol é tão maravilhoso. Portanto percepção direta do conhecimento pelos nossos sentidos é sempre imperfeita. Você tem que se aproximar de uma autoridade - em todas as esferas da vida. Da mesma forma, se você quiser entender o que é Deus, então você tem que aceitar abrigo deste Bhagavad-gita. Não há alternativa. Você não pode especular que "Deus pode ser dessa forma, Deus pode ser daquela forma" "Não há Deus", "Deus está morto", "Deus não está morto." Isto é simplesmente especulação. Aqui Krishna diz:
- mayy āsakta-manāḥ pārtha
- yogaṁ yuñjan mad-āśrayaḥ
- asaṁśayaṁ samagraṁ māṁ
- yathā jñāsyasi tac chṛṇu
- (BG 7.1)
Se você acredita que Kṛṣṇa,a Suprema Personalidade de Deus, está falando pessoalmente, comoArjuna acreditava, então você pode entender o que é Deus. Caso contrário, não é possível. Asaṁśayam.
Assim, o processo é, o primeiro processo é, mayy āsakta-manāḥ. Você tem que engajar sua mente constantemente em Kṛṣṇa. Esse é o processo de yoga, que é, o que nós estamos apresentando como Consciência de Kṛṣṇa. Consciência de Kṛṣṇa... Assim como se você constantemente juntar-se, com a casa de força elétrica, há oferta incessante de energia elétrica. Da mesma forma, se você constantemente engajar sua mente em Kṛṣṇa, que também não é muito difícil. Kṛṣṇa é todo-atrativo. Krishna é lindo. Kṛṣṇa tem tantas atividades. A literatura védica inteira está cheia de atividades de Kṛṣṇa. Este Bhagavad-gītā está cheio de atividades de Kṛṣṇa. Simplesmente por entender que Deus é maravilhoso, este é o estado neutro de entendimento. Mas você tem que elevar cada vez mais, quão maravilhoso ele é. Quão maravilhoso Ele é, não é possível compreender, porque nossos sentidos são sempre imperfeitos. Mas, tanto quanto possível, você pode ouvir sobre as atividades de Deus, sobre a posição de Deus, e você pode pensar sobre isso, e você pode fazer o seu julgamento, você pode colocar o seu argumento. Então você vai entender sem qualquer dúvida o que é Deus. O primeiro princípio é, mayy āsakta-manāḥ. No último capítulo Kṛṣṇa explicou, que aquele que está constantemente absorvido no pensamento de Kṛṣṇa, ele é yogi de primeira classe, yogi de primeira classe. Em seu país o sistema de yoga é muito popular, mas você não sabe quem é um yogi de primeira classe. O yogi de primeira classe (é) explicado no Bhagavad-gītā: yoginām api sarveṣāṁ mad-gatenāntarātmanā (BG 6.47), que, de muitos, muitos milhares de yogis, o yogi ou bhakta-yogi que está sempre vendo dentro de si, dentro de seu coração, a forma de Kṛṣṇa, ele é yogi de primeira classe, ele é de primeira classe. Então você tem que continuar esse sistema de yoga de primeira classe, e isto é explicado aqui, mayy āsakta-manāḥ: a ser anexado.