PTBR/Prabhupada 0541 - Se Você Me Ama, Ame Meu Cão
Sri Vyasa-puja -- Hyderabad, August 19, 1976
Você não pode interpretar as palavras de Deus. Isso não é possível. E dharma significa dharmāṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītam (SB 6.3.19). Você não pode fabricar em sua casa uma espécie de sistema religioso. Isso é patifaria, que é inútil. Dharma significa sākṣād bhagavat-praṇītam. Assim como a lei. Lei significa o que é dado pelo governo. Você não pode fabricar lei em sua casa. Suponha que na rua, o senso comum, a lei do governo é manter á direita ou manter à esquerda. Você não pode dizer "O que há de errado se eu for à direita ou à esquerda?" Não, isso você não pode fazer. Porque dessa maneira você será um criminoso. Da mesma forma hoje em dia... Não hoje em dia - desde tempos imemoriais, há muitos sistemas religiosos. Muitos. Mas o sistema religioso real é o que Deus diz ou Kṛṣṇa diz. Sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Isso é religião. Simples. Você não pode fabricar religião.
Portanto, no Śrīmad-Bhāgavatam, o início é, dharmaḥ projjhita-kaitavo 'tra paramo nirmatsarāṇām (SB 1.1.2). Então, o... Alguém pode invejar, que essa pessoa tem alguns discípulos sofisticados e eles estão oferecendo orações e pūjā. Não, é o sistema. Não tenhas inveja do... Ācāryaṁ māṁ vijānīyān nāvamanyeta karhicit (SB 11.17.27). Ācārya é o representante de Deus. Yasya prasādād bhagavat-prasādo. Se você oferece orações, honra ao ācārya, então, Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus fica satisfeito. Para agradá-Lo você tem que agradar Seu representante. "Se você me ama, ame meu cão." E no Bhagavad-gītā é dito ācāryopāsanam. Ācāryopāsanam. Temos que adorar o ācārya.
- yasya deve parā bhaktir
- yathā deve tathā gurau
- tasyaite kathita hy arthaḥ
- prakāśante mahātmanaḥ
- (ŚU 6.23)
Este é o mantra Védico. Tad-vijñānārthaṁ sa gurum evābhigacchet (MU 1.2.12)
- tasmād guruṁ prapadyeta
- jijñāsuḥ śreya uttamam
- śabde pāre ca niṣṇātaṁ
- brahmaṇy upaśamāśrayam
- (SB 11.3.21)
Tad viddhi praṇipātena paripraśnena sevayā (BG 4.34). Então, essas são as determinações. O guru deve vir através do sistema paramparā. Então ele é genuíno. Caso contrário, ele é um patife. Deve vir através do sistema paramparā, e para entender tad-vijñānam, ciência transcendental, você tem que se aproximar do guru. Você não pode dizer que "eu posso entender em casa." Não. Isso não é possível. Essa é a injunção de todo o śāstra. Tasmād guruṁ prapad... Quem precisa de um guru? Guru não é uma moda assim como você mantém um cão como uma moda, a civilização moderna, da mesma forma mantemos um guru. Não, assim não. Quem necessita de um guru? Tasmād guruṁ prapadyeta jijñāsuḥ śreya uttamam (SB 11.3.21). Aquele que é realmente sério para compreender a ciência da alma espiritual. Tad vijñānam. Oṁ tat sat. Ele requer um guru. O Guru não é uma moda.