PTBR/Prabhupada 0562 - Minha Autoridade É A Literatura Védica



Press Interview -- December 30, 1968, Los Angeles

Prabhupāda: Minha autoridade é a literatura Védica, sim. Você vai encontrar o Bhagavad-gītā... Você já viu o nosso livro Bhagavad-gītā?

Jornalista: Sim. Nós temo-lo no escritório. Eu já vi isso.

Prabhupāda: Há descrições. Há descrições destas coisas. Há descrição de outra natureza, que é chamada de natureza espiritual. Essa é a natureza material. O céu, tanto quanto você pode ver, esse é um universo. Da mesma forma, existem milhões de universos. E tudo isso junto, isto é o céu material. E, além disso, há o céu espiritual, que é muito, muito maior do que esse. E há planetas espirituais. Portanto, esta informação nós temos do Bhagavad-gītā, o que falar de outras literaturas Védicas. O Bhagavad-gītā, é lido diariamente por, praticamente todo o mundo, mas eles não entendem isso. Simplesmente eles se tornam estudantes do Bhagavad-gītā, ou simplesmente pensam falsamente que "Eu sou Deus." Isso é tudo. Mas eles não têm nenhuma informação particular. Há um verso no Oitavo Capítulo: paras tasmāt tu bhāvo 'nyo 'vyakto 'vyaktāt sanātanaḥ (BG 8.20). Há outra natureza além desta natureza material que é eterna. Essa natureza está chegando à existência, novamente dissolução, dissolução. Mas aquela natureza é eterna. Estas coisas estão lá. Da mesma forma, lá, planetas também são eternos. Lá, entidades vivas, elas também são eternas. Isso é chamado de sanātana. Sanātana significa eterno, sem nenhum fim, sem nenhum começo. Mas essa natureza, como temos, este corpo tem um começo e tem um fim, da mesma forma, qualquer coisa nesta natureza cósmica tem um começo e tem um fim. Portanto, o nosso, esse movimento da consciência de Kṛṣṇa é como transferir o nosso eu para aquela natureza, a natureza eterna.

Jornalista: Isso é a busca do homem.

Prabhupāda: Sim. Essa é a busca. Todo mundo está tentando ser feliz, porque isso é a prerrogativa de cada ser vivo. Ele, por natureza, é para tornar-se feliz, mas ele não sabe onde se tornar feliz. Ele está tentando tornar-se feliz onde quatro coisas são: condições miseráveis ​​estão lá, a saber: nascimento, morte, doença e velhice. Assim, muitos cientistas, eles estão tentando tornarem-se felizes, para fazerem as pessoas felizes, mas que cientista tentou impedir a morte, parar a velhice, parar a doença? Algum cientista tentou?

Jornalista: Eu não sei.

Prabhupāda: Então o que é isso? Por que eles não levam em consideração que "Estamos fazendo tanta melhoria, que melhoria temos feito sobre essas quatro coisas?" Eles não têm nenhuma. E eles ainda estão muito orgulhosos, avançados em educação, ciência. Mas as quatro condições miseráveis ​​primárias, elas permanecem como estão. Percebe? Pode haver avanço da ciência médica, mas não existe um medicamento que pode reivindicar: "Não há mais doenças, vamos lá." Existe algum medicamento? Então qual é esse avanço? Pelo contrário, a doença está aumentando em diferentes formas. Eles inventaram a arma nuclear. O que é isso? Matar. Mas você já inventou algo de modo que não há mais homens que morrerão? Isto é crédito. O homem está morrendo a cada momento, então você inventou alguma coisa para acelerar esta morte. Isso é tudo. Isto é muito, muito bom crédito? Portanto, não há solução da morte, não há... Eles estão tentando parar a, eu quero dizer, superpopulação. Mas onde está a solução? A cada minuto, há três pessoas aumentando. Essa é a estatística. Portanto, não há solução para o nascimento, não existe uma solução para a morte, não existe uma solução para a doença e não existe uma solução para a velhice. Houve um grande cientista, Professor Einstein, ele também morreu na velhice. Por que ele não parou para verificar a velhice? Todo mundo está tentando permanecer jovem. Onde está esse processo? Assim, eles não se importam como resolver isso, porque isso está além de suas possibilidades. Eles estão dando algo blefe, isso é tudo. Eles não se importam qual é o verdadeiro problema e como resolvê-lo. Eles não se importam com isso. Mas aqui está um movimento, consciência de Kṛṣṇa. Há a verdadeira solução de todos os problemas, se as pessoas levam a sério. Sim. E a coisa toda é descrita no Bhagavad-gītā. Deixe-os tentar compreendê-lo. Pelo menos, faça uma experiência. Por que eles são tão insensíveis e estão indo em sua própria maneira?