PTBR/Prabhupada 0602 - O pai é o líder da família



Lecture on SB 1.16.21 -- Hawaii, January 17, 1974

Esta questão eu perguntei ao Professor Kotovsky. Perguntei-lhe isso "Onde está a diferença de filosofia entre a sua filosofia comunista e nossa filosofia para a Consciência de Kṛṣṇa? Você tem que aceitar um chefe, ou Lenin ou Stalin, e nós também selecionamos um chefe, ou Deus, Kṛṣṇa. Então, você está seguindo os ditames de Lenin, ou Stalin, Molotov ou ou isto ou aquilo. Nós estamos seguindo a filosofia ou a instrução de Kṛṣṇa. Assim, em princípio, onde está a diferença? Não há diferença". Então, o professor não pôde responder a isso. Você não pode realizar suas atividades diárias sem ser ditado por outra pessoa. Isso deve ser aceito.

Então, essa é a lei da natureza. Então, nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Então, por que você não aceita a autoridade suprema? Esta autoridade subordinada... Nós temos que aceitar alguém como nosso líder. Viver sem liderança não é possível. Isso não é possível. Existe algum partido, há alguma escola, ou há qualquer instituição, que seja dirigida sem qualquer líder ou diretor? Você pode me mostrar qualquer exemplo ao redor do mundo? Existe algum exemplo? Não. Por exemplo, algumas pessoas deixaram nosso movimento, mas elas tiveram que aceitar Gaurasundara ou Siddha-svarūpa Mahārāja como chefe. O princípio está lá, que você tem que aceitar um chefe. Mas inteligente é aquele que sabe que tipo de liderança nós devemos aceitar. Isto é conhecimento. Nós temos de aceitar a servidão ou a deslealdade, para nos tornarmos desleais a alguma pessoa. Assim, a inteligência é esta "Quem nós temos que aceitar?" Que, aí reside a inteligência: "Que tipo de líder que devemos aceitar?"

Assim, o nosso princípio é que Kṛṣṇa deve ser aceito como o líder, porque Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā, mattaḥ parataraṁ nānyat kiñcid asti dhanañjaya (BG 7.7). Kṛṣṇa é o líder supremo. Eko bahū... nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām eko yo bahūnāṁ vidadhāti (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Líder significa que ele deve... Assim como um pai. O pai é o líder da família. E por que o pai é o líder? Porque ele ganha, ele mantém os filhos, esposa, servo, e o estabelecimento; portanto, naturalmente, ele aceitou ser o líder da família. Da mesma forma, você aceita o Presidente Nixon como o líder de seu país porque na época perigosa, ele dá a direção, em tempo de paz, ele dá a direção. Ele está sempre ocupado em como fazer você feliz, como fazer, sem quaisquer preocupações, ansiedade. Este é dever do Presidente. Caso contrário, por que você escolhe um presidente? Qualquer homem pode viver sem qualquer presidente, mas não, ele é necessário.

Então, da mesma forma, os Vedas dizem, nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām. Há dois conjuntos de entidades vivas. Um... Ambos são nitya. Nitya significa eterno. E cetana significa entidade viva. Então nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām. Esta é a descrição de Deus, este Deus é também uma entidade viva como você e eu. Ele também é entidade viva. Assim como você vê Kṛṣṇa. Qual é a diferença entre Kṛṣṇa? Ele tem duas mãos; você tem duas mãos. Ele tem uma cabeça; você tem uma cabeça. Você tem... Ele tem duas pernas; você tem duas pernas. Você pode também manter algumas vacas e brincar com elas; Kṛṣṇa também. Mas a diferença está ali. Qual é a diferença? Eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān. Aquele Kṛṣṇa, embora Ele seja similar de muitas maneiras a você, semelhança, mas há uma diferença - Ele está mantendo cada um de nós, e nós estamos sendo mantidos. Ele é o líder. Se Kṛṣṇa não lhe fornece alimentos, você não pode ter qualquer alimento. Se Kṛṣṇa não lhe fornecer gasolina, então você não pode dirigir seu carro. Então eko bahūnāṁ yo vidadhāti. Sejam quais forem as necessidades da vida que nós temos - nós exigimos tantas coisas - isto é fornecido pelo eka, aquela entidade viva. Esta é a diferença. Não podemos manter mesmo uma pequena família, nossa capacidade é muito limitada. No presente momento, especialmente, nesta época, um homem não gosta de se casar porque ele é incapaz de manter até mesmo uma família, esposa e filhos. Ele não pode mantê-los, até mesmo uma família composta por quatro ou cinco entidades vivas.