PTBR/Prabhupada 0605 - Ame Vasudeva e não haverá chance de entrar em contato com um corpo material



Lecture on SB 5.5.6 -- Vrndavana, October 28, 1976

Então..., mas o objetivo final é vāsudeve. Prītir na yāvan mayi vāsudeve. Este é o objetivo final. Você tem que chegar a esta fase, vāsudeva sarvam iti, totalmente, firmemente convencido de que "Vāsudeva é a minha vida. Vāsudeva é tudo. Kṛṣṇa é a minha vida". E a mais alta perfeição é visível na atmosfera de Vṛndāvana, especialmente pelas gopīs. Todos em Vṛndāvana, mesmo as árvores e plantas, até mesmo os grãos de areia, todo mundo está ligado a Kṛṣṇa. Isso é Vṛndāvana. Então, não de repente, podemos chegar ao mais alto estágio da vida de apego a Vṛndāvana, mas ainda assim, onde quer que estejamos, se praticarmos este bhakti-yoga, como estamos pregando... Está se tornando bem sucedido. As pessoas estão aceitando. Aqueles que foram chamados de mlecchas e yavanas, eles também estão aceitando Vāsudeva. Seu amor por Kṛṣṇa está aumentando. Isso é natural. Diz-se no Caitanya-caritāmṛta, nitya siddha kṛṣṇa bhakti. Nitya siddha. Assim como eu sou, ou você é, somos eternos. Nityo śāśvato 'yam na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20). Nós não somos destruídos pela destruição do corpo. Nós continuamos, continuamos a existir. Da mesma forma, a nossa devoção a Kṛṣṇa continua. Está simplesmente coberta. Avidyayātmāny upādhiyamāne. Avidya. Isto é avidya. Nos esquecemos de Kṛṣṇa, isto é avidya. E, logo que tomamos Kṛṣṇa como nossa vida e alma, isto é vidya. Você pode fazer. Qualquer um pode fazer muito facilmente. Kṛṣṇa diz, portanto, sarva dharmān parityajya mam ekam śaraṇaṁ (BG 18.66). Por quê? Qualquer outro sistema chamado religioso, isto é avidya - vai mantê-lo na ignorância. Não há luz. E a injunção védica é que "Não mantenha-se na escuridão da ignorância". Tamasi mā jyoti gamaḥ.

Este jyotiḥ significa amar Kṛṣṇa. E os assuntos amorosos de Kṛṣṇa estão no mundo espiritual. Isso é jyotiḥ, jyotirmāyā dhāma, auto-refulgente. Yasya prabhā prabhavato jagad-aṇḍa-koti (Bs. 5.40). Não há trevas. Assim como no sol não há dúvidas sobre a escuridão. Os exemplos estão aqui. Podemos entender o que é jyotiḥ. Nós podemos ver que não há escuridão no planeta sol. É tudo esplendor brilhante. Da mesma forma, no mundo espiritual não há ignorância. Todo mundo é śuddha-sattva. Não só sattva-guṇa, mas śuddha-sattva. Sattvaṁ viśuddhaṁ vāsudeva-śabditaḥ. Aqui, neste mundo material, há três qualidades, sattva-guṇa, rajo-guṇa, tamo-guṇa. Assim, nenhum destes guṇas são puros. Há uma mistura. E porque há mistura, por isso vemos tantas variedades. Mas nós temos que vir para a plataforma de sattva-guṇa. E esse processo é ouvir. Este é o melhor processo. Śṛṇvatāṁ sva-kathāḥ kṛṣṇaḥ puṇya-śravaṇa-kīrtanaḥ (SB 1.2.17). Se você ouvir regularmente o Śrīmad-Bhāgavatam... Estamos, portanto, ressaltando: "Sempre ouvir, sempre ler, sempre ouvir". Nityaṁ bhāgavata-sevayā (SB 1.2.18). Nitya. Se você pode constantemente, vinte e quatro horas, se você ouvir e cantar - ouvir significa que alguém canta ou você mesmo canta ou ouve, ou alguns de seu colegas podem cantar, você ouve. Ou ele pode ouvir, você pode cantar. Este processo deve continuar. Este é śrāvaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ. Viṣṇoḥ (SB 7.5.23). Isso é Bhāgavata. Não quaisquer outras conversas sem sentido, fofocando. Basta ouvir e cantar. Então śṛṇvatāṁ sva-kathāḥ kṛṣṇa. Se você ouvir e cantar seriamente, seriamente - "Sim, nessa vida eu devo me envolver apenas para aumentar o meu amor a Vāsudeva" - se você está determinado, isto pode ser feito. Não há nenhuma dificuldade. E assim que você fizer isso, você aumenta plenamente o seu amor por Vāsudeva, então não há mais possibilidade de contato com o corpo material.

janma karma ca divyam
me yo janati tattvataḥ
tyaktvā dehaṁ punar janma
naiti...
(BG 4.9)

Isto é a mesma coisa.

E se você não entender Kṛṣṇa, se você não aumentar o seu amor natural por Kṛṣṇa, então, na mucyate deha-yogena tāvat. Não há nenhuma chance. Eles não têm chance. Você pode tomar nascimento na próxima vida em uma família muito rica, em uma família brāhmaṇa, yogo-bhraṣṭaḥ, mas isto também não é liberação. Mais uma vez você pode cair. Assim como nós vemos que há tantos... Assim como vocês, americanos, você é nascido em família rica, nação rica, mas (estão) caindo, tornando-se hippies. Caindo. Portanto, há possibilidade. Não que ela esteja garantida. "Porque eu sou nascido em uma família rica ou brāhmaṇa família, que está garantido". Nenhuma garantia. Esta māyā é tão forte que ela só está tentando arrastá-lo - arrastá-lo para baixo, arrastá-lo para baixo. Tantas influências. Então, por isso às vezes vemos que esses americanos, eles são muito afortunados, eles nascem em um país onde não há pobreza, não há escassez. Mas ainda assim, porque os líderes são patifes, eles têm organizado para comer carne, sexo ilícito, intoxicação e jogos de azar. Anunciam. Anunciam mulher nua e, o que é chamado, comedores de carne e licor. Isto está acontecendo. Anunciam cigarros, só para puxá-los para baixo novamente. Vão para o inferno. Punar mūṣika bhava. Eles não sabem que civilização perigosa os está arrastando. Por isso, por vezes, grupos de idosos mais sábios, eles oferecem os seus agradecimentos: "Swami, é uma grande fortuna que você veio para o nosso país". Eles reconhecem. Sim, isso é um fato. Este movimento para a consciência de Kṛṣṇa é um grande e afortunado movimento. E, especialmente, nos países ocidentais, isso é um fato.

Portanto, aqueles que aceitaram, o levam muito a sério. Aumente seu amor por Kṛṣṇa. Prītir na yāvan mayi vāsudeve na mucyate deha yogena... Eles não sabem qual é o problema real da vida. O problema real da vida é deha-yoga, este corpo estranho. Estamos aceitando uma vez, bhūtvā bhūtvā pralīyate (BG 8.19), aceitando um tipo de corpo. Por isso, eles têm, esses patifes, líderes na Europa e na América, eles concluíram que não há nascimento. Isso é tudo. Porque se eles aceitam que há vida após a morte, então é horrível para eles. Então, eles rejeitaram: "Não, não há nascimento". Grandes, grandes dos chamados professores, eles falam tolamente: "Swamiji, depois que este corpo estiver terminado, tudo está acabado". Essa é a conclusão deles. E o corpo vem por acidente, kim anyat kāma-haitukam. Asatyam apratiṣṭhaṁ te jagad āhur anīśvaram (BG 16.8).

Assim, este tipo de civilização é muito perigoso. Muito, muito perigoso. Assim, pelo menos aqueles que têm vindo à Consciência de Kṛṣṇa, eles devem ser muito, muito cautelosos sobre este tipo perigoso de civilização. As pessoas estão sofrendo. Tome ao movimento para a consciência de Kṛṣṇa e seja feliz e perfeito.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya Prabhupāda. (fim)