PTBR/Prabhupada 0780 - Você pode ter um vislumbre de conhecimento da Verdade Absoluta

From Vanipedia
Jump to: navigation, search
Go-previous.png Página anterior - Video 0779
Próxima Página - Video 0781 Go-next.png

Você pode ter um vislumbre de conhecimento da Verdade Absoluta
- Prabhupāda 0780


Lecture on SB 7.6.20-23 -- Washington D.C., July 3, 1976

Prabhupāda: Então, esta Devī-dhāma está sendo controlada pela energia mais poderosa, Durga. Sṛṣṭi-sthiti-pralaya-sādhana-śaktir eka (Bs 5.44). Mas ela está agindo como chāyeva, uma sombra da Suprema Personalidade de Deus. Isso também está resumido no Bhagavad-gītā:

mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ
sūyate sa-carācaram
hetunānena kaunteya
jagad viparivartate
(BG 9.10)

Então, desta forma, se estudarmos através do śāstra, tudo está lá. Se você quiser descobrir a Verdade Absoluta, como? Śāstra cakṣuṣā (SB 10.84.36): através dos śāstras. Através do conhecimento védico, você encontrará a Verdade Absoluta. Se aceitarmos realmente que Veda significa conhecimento... Vetthi veda vida jñāne. Veda significa conhecimento, jñāna. Então, Veda-anta, a última, última fase do conhecimento. A última fase do conhecimento é a Verdade Absoluta. Você deve chegar a isso. Então, a Verdade Absoluta, se você continuar a especular... Panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyo (Bs. 5.34). Isso não será possível. Śata-vatsara-sampragamyo, por centenas e centenas de anos, se você continuar com a velocidade... Qual é essa velocidade? Panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyo vāyor athāpi. Aeroplano, avião, vāyor athāpi. E qual é a velocidade? Vāyor athāpi. Panthās tu koṭi-śata-vatsara sampragamyo vāyor athāpi. Manaso vayu: pela velocidade do ar e da mente. A mente é muito rápida. Você está sentado aqui, Você pode lembrar imediatamente há dez mil milhas de distância, é tão rápida. Então, mesmo pela velocidade da mente, você não pode, ao atravessar o espaço, koṭi-śata-vatsara, muitos milhões de anos ainda permanece desconhecido. Portanto, essa não é a maneira de entender a Verdade Absoluta, Mas se aceitarmos o processo védico, avaroha panthā, Quando o conhecimento vem da Verdade Absoluta, então é possível.

Então nós, conscientes de Kṛṣṇa, quero dizer, devotos, tentamos entender a Verdade Absoluta pela graça da Verdade Absoluta. A Verdade Absoluta é Kṛṣṇa. Kṛṣṇa diz: mattaḥ parataraṁ nānyat kiñcid asti dhanañjaya (BG 7.7): "Eu sou o Supremo." Vedaiś ca sarvair aham eva vedyam (BG 15.15). Desta forma, se tentarmos entender Kṛṣṇa como Ele está falando, Como está sendo declarado no śāstra, como é aceito pelos ācāryas, Então podemos ter algum vestígio da Verdade Absoluta. Assim como Kṛṣṇa diz:

athavā bahunaitena
kiṁ jñātena tavārjuna
viṣṭabhyāham idaṁ kṛtsnam
ekāṁśena sthito jagat
(BG 10.42)

A expansão da Verdade Absoluta, como ela está funcionando, Então Kṛṣṇa resumiu diante de Arjuna, que este mundo material, mundo material... Ekāṁśena sthito jagat, este mundo material. O que é este mundo material? Neste mundo material, vemos apenas um universo para nossa visão. Da mesma forma, existem milhões de universos. Yasya prabhā prabhavato jadad-aṇḍa koṭi (Bs. 5.40). Jagad-aṇḍa significa um universo, e em cada universo, koṭiṣu aśeṣa. Yasya prabhā prabhavato jagad-aṇḍa-koṭi-koṭisv aśeṣu vibhūti-bhinnam. Existem milhões de planetas, e cada planeta é diferente daqui. Essa é a criação de Deus. Então, tudo isso junto: ekāṁśena sthito jagat, Este mundo material é a quarta parte da exibição da criação de Deus. E os outros três quartos são Vaikuṇṭhaloka, o mundo espiritual. Então, por meio da especulação, por nossa pesquisa, é impossível, Mas podemos ter um vestígio do conhecimento da Verdade Absoluta Quando a recebemos através da Verdade Absoluta, Kṛṣṇa. Isso é o movimento da consciência de Kṛṣṇa.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya Śrīla Prabhupāda.