PTBR/Prabhupada 0806 - Siga Krishna e Seus Representantes, Então Você se Torna Mahajana



Lecture on SB 1.7.23 -- Vrndavana, September 20, 1976

Como você pode se tornar representante de Kṛṣṇa? Isso é explicado por Caitanya Mahāprabhu: āmāra ājñāya guru hañā tāra 'ei deśa,

yāre dekha, tāre kaha 'kṛṣṇa'-upadeśa
āmāra ājñāya guru hañā tāra' ei deśa
(CC Madhya 7.128)

Se você simplesmente fala o que Kṛṣṇa diz, então você se torna representante Dele. Não fabrique. Não seja mais que prudente, fabricando. Simplesmente seguir Kṛṣṇa e Seus representantes, você se torna mahājana. Caso contrário, você é um sem sentido. Mūḍha. Na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāḥ (BG 7.15). Esse é o teste. Um deve ter muito muito cuidado para seguir as instruções de Caitanya Mahāprabhu. Caitanya Mahāprabhu nunca disse que "Eu sou diretamente servo de Kṛṣṇa". Não. Gopī-bhartuḥ pada-kamalamad dāsa-dāsa-dāsa-dasānudāsaḥ: "Servo do servo do servo do ..." Quanto mais você se tornar servo do servo, você é perfeito (CC Madhya 13.80). E assim que você declara independência, você é um patife. Este é o processo. Nós devemos sempre permanecer o servo mais obediente do meu mestre.

yasya deve parā bhaktir
yathā deve tathā gurau
tasyaite kathitā hy arthāḥ
prakāśante mahātmanaḥ
(ŚU 6.23)

Então se revelará. A coisa toda é revelação. Não é por experiência, por bolsa de estudos. Não: revelação. Ye yathā māṁ prapadyante. Aquele que se rendeu proporcionalmente, Deus revela. Ye yathā māṁ prapadyante tāṁs tathaiva bhajāmy aham (BG 4.11).

Então não há dificuldade para entender o que é Deus. Aqui está Kṛṣṇa, o Senhor Supremo, diretamente. Eu não sei porque as pessoas estão procurando por Deus, porque elas não sabem o que é Deus. Apenas Veja. Isso significa mūḍha. Embora Deus esteja aqui, ainda assim, ele não aceitará. Isso é mūḍha, narādhama. E porque ele é mūḍha? Porque narādhama. Ele não concorda com o processo. Ele quer fabricar alguma coisa. Não faça isso. Aqui Arjuna é mahājana, ele é amigo de Kṛṣṇa, ele está sempre com Kṛṣṇa e Kṛṣṇa o reconhece. Não que porque alguém esteja sempre com Kṛṣṇa, portanto ele conhece Kṛṣṇa. Não, isso não é possível. Assim como eu dei este exemplo muitas vezes, que estou sentado aqui, e o inseto também está sentado aqui. Isso não significa que somos muito confidenciais. Não. Insetos tem visões diferentes (negócios), E meu negócio é diferente. E o negócio do inseto é picar. Esse tipo de associação não ajudará. Associação significa desenvolver amor pela pessoa. Isso é associação.

dadāti pratigṛhṇāti
guhyam ākhyāti pṛcchati
bhuṅkte bhojayate caiva
ṣaḍ-vidhaṁ prīti-lakṣaṇam
(Upadeśāmṛta 4)