PTBR/Prabhupada 0991 - Jugala-piriti: os relacionamentos amorosos entre Radha e Krishna



740724 - Lecture SB 01.02.20 - New York

Assim como as gopis, as devotas mais importantes, seu único negócio é agradar Kṛṣṇa. Isso é tudo. Portanto, Caitanya Mahāprabhu recomendou, ramyā kācid upāsanā vraja-vadhū-vargeṇa yā kalpitā (Caitanya-manjusa). Não pode haver melhor método de adoração do que o processo que as gopis adotaram. Elas não se importavam com nada. As gopis, algumas delas estavam envolvidas em assuntos domésticos, alguém estava conversando com o marido, algumas delas cuidando dos filhos, algumas delas estavam fervendo leite. Assim que ocorre a flauta de Kṛṣṇa, tudo fica pra trás. "Onde você está indo?" Marido, irmão, pai: "Onde você está indo?" "Não, não importa. A flauta de Kṛṣṇa está presente; não sabemos de nada." Isto é devoção, a mais alta, mais elevada. Caitanya Mahāprabhu… Caitanya Mahāprabhu era tão rigoroso que uma mulher não poderia chegar muito perto para oferecer-lhe reverências. De pouca distância. Caitanya Mahāprabhu, como sannyāsī, Ele era tão rigoroso. Claro, esse deveria ser o princípio, mas especialmente no seu país, isso não pode ser observado de forma rigorosa. Mas pelo menos se deve ser bem cauteloso. Então Caitanya Mahāprabhu foi tão rigoroso - Ele está elogiando o amor das gopis por Kṛṣṇa.

De modo que o amor das gopis não é uma coisa comum, esse. É transcendental. Caso contrário, como Caitanya Mahāprabhu apreciaria? Como Śukadeva Gosvāmī apreciou kṛṣṇa-līlā? Essa kṛṣṇa-līlā não é uma coisa comum. É espiritual. Então, a menos que alguém esteja firmemente situado em bhakti-yoga, eles não devem tentar entender o que são os passatempos das gopis com Kṛṣṇa. Isso será perigoso. Narottama dāsa Ṭhākura, ele diz,

rūpa-raghunātha-pade hoibe ākuti
kabe hāma bujhabo se jugala-pīriti
(Lālasāmayī Prārthanā 4)

Jugala-pīriti: as relações amorosas entre Rādhā e Kṛṣṇa. Jugala, jugala significa "casal"; pīriti significa "amor". Então Narottama dāsa Ṭhākura, ācārya exaltado, ele disse: "Quando eu serei capaz de entender?" Não que "eu entendi tudo". Não "eu entendi tudo". Isso é apreciado. Isto é vijñānaṁ, bhagavat-tattva-vijñānaṁ. Portanto, devemos ser muito cautelosos para entender a ciência. E a ciência pode ser entendida pela misericórdia do mestre espiritual. Portanto Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura diz, yasya prasādād: Antes de mais nada tente agradar seu mestre espiritual. Então tente entender.

Então é uma grande ciência.

tad viddhi praṇipātena
paripraśnena sevayā
upadekṣyanti te jñānaṁ
jñāninas tattva-darśinaḥ
(BG 4.34)

Este é o processo. Antes de tudo, renda-se: "Senhor, eu vou me entregar." "Muito bem." "Agora eu não gosto disso." O que é isso? O que é essa rendição: "Agora eu não gosto"? Isso significa que não houve rendição alguma. A rendição não significa: "Agora eu me rendo, e se você não me agradar, se você não satisfaz meus sentidos, então eu não gosto." Isso não é rendição. Rendição, o exemplo é dado por Bhaktivinoda Ṭhākura: cão. Muito bom exemplo. O cachorro se rende ao mestre completamente. Até se o mestre o mata, ele não protesta. Este é o exemplo.

vaiṣṇava ṭhākura, tomāra kukkura
bhuliyā jānaha more

"Vaiṣṇava ṭhākura, meu caro, meu reverenciado mestre espiritual, você é o melhor dos Vaisnavas. Por favor, aceite-me como seu cão." Isso é rendição.

Então a verdadeira entrega começa,

mayy āsakta-manāḥ pārtha
yogaṁ yuñjan mad-āśrayaḥ
(BG 7.1)


Āśrayah. Āśraya loiyā bhaje kṛṣṇa tāre nāhi tyāje (Narottama dāsa Ṭhākura). Aquele que executa serviço devocional, refugiando-se no mestre espiritual fidedigno, Kṛṣṇa nunca desistirá dele. Ele vai aceitá-lo. Āśraya loiyā bhaje kṛṣṇa tāre nāhi tyāge āra saba more akaraṇa (?). Outros, eles simplesmente desperdiçarão seu tempo, isso é tudo. Então isso é bhagavad-bhakti-yoga. Ādau gurv-āśrayaṁ sad-dharma-pṛcchā, sādhu-mārga-anugamanam (Brs. 1.1.74).