PTBR/Prabhupada 1001 - A Consciência de Krishna está Dormente no Coração de Todos



750713 - Conversation B - Philadelphia

Sandy Nixon: Eu tenho questões que… Eu vou coloca-las juntas em um livro, sobre mestres espirituais que influenciaram ou que estão influenciando os Americanos hoje. Também em um mini-artigo, eu gostaria de colocar junto a mesma coisa com apenas aqueles muito poucos que são os mais importantes, para a magazine New York Times. E também eu estou fazendo um artigo para a revista Philadelphia sobre Videntes de Alta Consciência. Então particularmente com nosso livro em mente, estas questões são para que as pessoas possam conhecer o que é a consciência de Kṛṣṇa. Então às vezes eu vou perguntar para você algumas questões, e a maioria das vezes eu poderia ser capaz de respondê-las por mim mesmo. ou pode ser uma questão que eu sei a resposta, mas eu vou ter que pergunta-las para você como se… Isto pode soar como se eu fosse um estúpido, mas é isso o que eu vou fazer.

A primeira questão poderia ser uma muito longa… Eu tenho quinze questões. Se eu pudesse conseguir a resposta para todas, eu vou me sentir muito bem. A primeira é muito básica: O que é consciência de Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Kṛṣṇa significa Deus, e nós estamos todos conectados com Kṛṣṇa, Deus. Deus é o pai original. Portanto, nós temos conexão íntima com Kṛṣṇa. Então nós a esquecemos, o que é Kṛṣṇa, o que é minha conexão com Ele, o que é o objetivo da vida. Todas estas questões existem. E quando a pessoa se interessa por estas questões, ela é chamada de consciente de Kṛṣṇa.

Sandy Nixon: Como a consciência de Kṛṣṇa se desenvolveu?

Prabhupāda: A consciência de Kṛṣṇa já está lá no núcleo do coração de todos, mas devido a condição material de vida da pessoa, ela esquece disso. Então este processo de cantar o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa se destina a reviver aquela consciência. Ela já está lá. Assim como alguns dias atrás esses garotos e garotas Americanos, Europeus, eles não conheciam quem é Kṛṣṇa. Mas agora você viu ontem como todos eles... aquela procissão, ao longo de toda a procissão, como eles estavam cantando e dançando em êxtase. Então você acha que isto é artificial? Não. Ninguém pode artificialmente cantar e dançar junto por horas. Isto significa o despertar da consciência de Kṛṣṇa. Ela estava lá; pelo processo genuíno, ela agora está desperta. Isto é explicado,

nitya-siddha kṛṣṇa-bhakti sadhya kabhu naya
śravaṇādi-śuddha-citte karaye udaya
(CC Madhya 22.107)

A consciência de Kṛṣṇa está dormente no coração de todos. Então quando a pessoa entra em contato com devotos, ela é despertada. Assim como ser atraído por uma garota ou garoto jovens, Ela está lá na criança. Aquela pequena criança, ela está lá. E quando ela for jovem, então ela vai ser despertada. Isto não é aquela coisa artificial. Então em associação ela é despertada. A potência já está lá, mas em boa associação, por ouvir sobre Kṛṣṇa, a pessoa é despertada para o estado de consciência de Kṛṣṇa.

Sandy Nixon: Qual é a diferença entre a consciência de Kṛṣṇa e a consciência de Cristo?

Prabhupāda: a consciência de Cristo é também consciência de Kṛṣṇa, mas as pessoas não seguem as regras e regulações do Cristianismo. Portanto, elas não estão despertas. Os mandamentos de Cristo, eles não seguem. Portanto, eles não alcançam o padrão da consciência.

Sandy Nixon: O que a consciência de Kṛṣṇa tem de único que a separa de outras religiões? Isto é uma religião?

Prabhupāda: Religião significa principalmente conhecer Deus e amá-lo. Isto é religião. E ninguém conhece Deus, e o que dizer de amá-Lo. Ninguém é treinado, sobre como conhecer Deus e como amá-Lo. Eles estão satisfeitos em ir para a igreja: “O Deus, nos dê nosso pão de cada dia.” Além disso, nem todos vão. Então os Comunistas dizem que “Não vá à igreja. Nós te daremos o pão.” Então, pessoas pobres, inocentes, eles conseguem o pão em outro lugar, então eles não vão à igreja. Mas ninguém é sério para entender o que é Deus e como amá-Lo. Ninguém é sério. Portanto, no Bhāgavatam é dito que isto é religião falsa. Eu professo alguma religião, mas eu não sei o que é Deus e como amá-Lo. Então este tipo de religião é religião falsa.

Religião significa conhecer Deus e amá-Lo. Mas, geralmente, um homem não conhece o que é Deus, e o que falar de amá-Lo? Então, portanto, isto é religião falsa. Isto não é religião. But so far Christian religion is concerned, there is ample chance of understanding God, but they do not care for it. Mas, mesmo agora, na religião Cristã, há ampla chance para entender Deus, mas eles não se importam com isso. Tome, por exemplo, o mandamento: “Não matarás.” Mas, no mundo Cristão, os melhores matadouros são mantidos. Então como eles podem se tornar conscientes de Deus? Eles desobedecem os mandamentos, não se importam com o que Jesus Cristo ordenou. Então isto não está apenas na religião Cristã. Em toda religião isto está acontecendo. Isto é simplesmente carimbo de borracha: “Eu sou Hindu”, “Eu sou Muçulmano”, “Eu sou Cristão”. E nenhum deles sabe o que é Deus e como amá-Lo.