PTBR/Portuguese Main Page


O que é Vanipedia

Vanipedia é uma enciclopédia dinâmica das palavras de Srila Prabhupada (Vani). Através da colaboração, nós exploramos e compilamos de forma abrangente os ensinamentos de Srila Prabhupada em vários ângulos e os apresentamos de maneiras acessíveis e facilmente compreensíveis. Estamos construindo um repositório inigualável dos ensinamentos digitais de Srila Prabhupada para oferecer a ele uma plataforma mundial contínua para pregar e ensinar a ciência da consciência de Krishna ao mundo, para o benefício de todos.

O projeto Vanipedia é um empreendimento colaborativo multilíngue global que está tendo sucesso devido aos muitos devotos de Srila Prabhupada que estão se apresentando para participar de várias maneiras. Cada idioma está em diferentes estágios de desenvolvimento. Queremos ter todas as aulas e conversas gravadas de Srila Prabhupada, e suas cartas traduzidas em pelo menos 16 idiomas, e 32 idiomas com pelo menos 25% completados como uma oferenda para o 50º aniversário de sua partida em novembro de 2027. O português será uma dessas estas linguagens?

Português é a 6ª língua mais falada mundo, por cerca de 215 milhões de pessoas como língua nativa, e cerca de de 45 milhões de pessoas como segunda língua. Disponibilizar os ensinamentos de Srila Prabhupada para tantas pessoas é um grande passo para a re-espiritualização da sociedade humana. Então, não há dúvida que o Português deve ser uma das primeiras línguas a alcançar esse objetivo.

Links para conteúdo em Portuguese

Aqui estão todos os links disponíveis de conteúdo em Português:

Tradução do Bhagavad-gita Como Ele É em Português.

Aqui você vai achar todos os 1080 vídeos de Srila Prabhupada com legenda em Português.

Pérolas de Sabedoria são pequenos trechos das aulas de Srila Prabhupada, conversas, e caminhadas matinais. Esses curtos (menos de 90 segundos) áudios são muito poderosos e irão iluminar sua alma e te encher de paz e felicidade!

Aulas de Srila Prabhupada com transcrição e vídeos.

Essa Declaração é a descrição de toda a Missão Vanipedia.

Colabore Conosco

"Para que possamos alcançar o nosso objetivo de ser umas das primeiras línguas a ter todos os ensinamentos de Srila Prabhupada traduzidos precisaremos de muita ajuda, abaixo você pode ver como você pode participar."

  • Vani-Tradutor/a :No momento estamos trabalhando com a tradução das "Pérolas de Sabedoria de Srila Prabhupada", mas ainda temos muito mais para traduzir.
  • Vani-Revisor/a: Parte do material que já foi traduzido precisa ser revisado, lido e corrigido caso necessário, e para isso, precisamos de muitos Vani-revisores.
  • Vani-Compilador/a: Compilando citações de Srila Prabhupada em diversos assuntos, e classificando-as em diferentes temas.
  • Vani-Criador/a: Desenvolvendo cursos e workshops baseados no Vani de Srila Prabhupada.
  • Vani-Seguidor/a: Seguindo nossas redes sociais e compartilhando nossos links, como missionários online do movimento de Sankirtana do Senhor Caitanya Mahaprabhu para a satisfação de Srila Prabhupada
  • Vani-doador/a: Colaborando para financiar esse maravilhoso projeto através de doações. Para mais informações de como doar, acesse o link: Doações

Se você gostaria de participar do nosso time por favor envie um email, preferencialmente em inglês, para: [email protected] por favor, participe deste projeto histórico.

Slokas aleatórios do Bhagavad-gita Como Ele É

Bhagavad-gita 13.22

पुरुषः प्रकृतिस्थो हि भुङ्क्ते प्रकृतिजान्गुणान् ।
कारणं गुणसङ्गोऽस्य सदसद्योनिजन्मसु ॥२२॥
puruṣaḥ prakṛti-stho hi
bhuṅkte prakṛti-jān guṇān
kāraṇaṁ guṇa-saṅgo ’sya
sad-asad-yoni-janmasu

PALAVRA POR PALAVRA

puruṣaḥ — a entidade viva; prakṛti-sthaḥ — estando situada na energia material; hi — decerto; bhuṅkte — desfruta; prakṛti-jān — produzidos pela natureza material; guṇān — os modos da natureza; kāraṇam — a causa; guṇa-saṅgaḥ — a associação com os modos da natureza; asya — da entidade viva; sat-asat — em boas e más; yoni — espécies de vida; janmasu — em nascimentos.

TRADUÇÃO

Dessa forma, a entidade viva dentro da natureza material segue os caminhos da vida, desfrutando os três modos da natureza. Isto decorre de sua associação com essa natureza material. Assim, ela se encontra com o bem e o mal entre as várias espécies de vida.

SIGNIFICADO

Este verso é muito importante para que se compreenda como as entidades vivas transmigram de um corpo para outro. No Segundo Capítulo, explica-se que a entidade viva transmigra de um corpo para outro assim como alguém troca de roupa. Esta troca de roupa deve-se a seu apego à existência material. Enquanto estiver cativada por esta falsa manifestação, ela deverá continuar transmigrando de um corpo para outro. Devido a seu desejo de dominar a natureza material, ela é posta nestas circunstâncias indesejáveis. Sob a influência do desejo material, a entidade nasce algumas vezes como semideus, outras como homem, às vezes como animal feroz, como ave, como verme, como ser aquático, como homem santo, como inseto. Este fenômeno existe. E em todos os casos a entidade viva se considera o senhor de seus atos, embora esteja sob a influência da natureza material.

Aqui se explica como ela recebe esses diferentes corpos. É devido à associação com os diferentes modos da natureza. Devemos nos elevar, portanto, acima dos três modos materiais e situar-nos na posição transcendental. Isto se chama consciência de Kṛṣṇa. Se alguém não está situado em consciência de Kṛṣṇa, sua consciência material o obrigará a transferir-se de um corpo para outro porque ele tem desejos materiais desde tempos imemoriais. Mas ele tem que mudar esta concepção, e esta mudança só poderá ocorrer se ele ouvir das fontes autorizadas. O melhor exemplo está aqui: Arjuna está ouvindo Kṛṣṇa falar sobre a ciência de Deus. Se o ser vivo se submeter a este processo de ouvir, deixará de ter esse desejo que tanto acalenta: o desejo de dominar a natureza material. Aos poucos e à proporção em que reduz seu imenso desejo de dominar, ele passará a sentir felicidade espiritual. Há um mantra védico que diz: à medida que ele conhece mais a fundo sua associação com a Suprema Personalidade de Deus, na mesma proporção, ele saboreia sua vida eterna e bem-aventurada.


Vídeos aleatórios de Srila Prabhupada


Audios aleatórios de Srila Prabhupada


PT/Portuguese - Pérolas de Sabedoria de Srila Prabhupada
"Nas escrituras nós encontramos que o reino de Deus, que é chamado Vaikuṇṭha. Vaikuṇṭha significa vigata-kuṇṭha yatra. Kuṇṭha significa ansiedades. O lugar onde não há ansiedades, é chamado Vaikuṇṭha. Então Kṛṣṇa diz que nāhaṁ tiṣṭhāmi vaikuṇṭhe yogināṁ hṛdayeṣu ca : "Meu querido Nārada, não pense que eu estou permanecendo em Vaikuṇṭha, no reino de Deus apenas, ou no coração dos yogis apenas. Não. "Tat tat tiṣṭhāmi nārada yatra gāyanti mad-bhaktāḥ:" Onde quer que meus devotos cantem ou entoem as glórias de Mim, eu fico ali. Eu vou lá."
660809 - Aula BG 04.20-24 - Nova York



Declaração Vanipedia


↓ Role para baixo para ler mais...

Introdução

Srila Prabhupada deu muita importância aos seus ensinamentos, assim Vanipedia é dedicado exclusivamente ao seu trabalho de vida que inclui livros, palestras e conversas gravadas, cartas, etc. Quando concluido, o Vanipedia será o primeiro Vani-templo no mundo a oferecer um espaço sagrado onde milhões de pessoas que buscam autêntica orientação espiritual encontrarão respostas e inspiração nos ensinamentos ilustres de Srila Prabhupada, apresentados em um formato de enciclopédia no maior número de idiomas possível.

Declaração da Visão Vanipedia

Colaborando para invocar e manifestar completamente a Vani-presença multilíngue de Srila Prabhupada, facilitando assim que centenas de milhões de pessoas vivam a ciência da consciência de Krishna e auxiliem o movimento de sankirtana do Senhor Caitanya Mahaprabhu para re-espiritualizar a sociedade humana.

Colaborando

Construindo uma enciclopédia, de forma que, é evidenciado que Vanipedia só é possível pelo esforço colaborativo em massa de milhares de devotos congregacionalmente compilando e diligentemente traduzindo os ensinamentos de Srila Prabhupada.

Queremos completar a tradução de todos os livros, palestras, conversas e cartas de Srila Prabhupada em pelo menos 16 idiomas e alcançar pelo menos 108 idiomas com alguma representação no Vanipedia em novembro de 2027.

Em outubro de 2017, a Bíblia completa foi traduzida para 670 idiomas, o Novo Testamento foi traduzido para 1.521 idiomas e porções ou histórias bíblicas em 1.121 outros idiomas. Essas estatísticas mostram que nossos objetivos, apesar de serem um aumento substancial nos ensinamentos de Srila Prabhupada, não são de modo algum ambiciosos em comparação com os esforços que os cristãos estão fazendo para espalhar seus ensinamentos globalmente. Convidamos todos os devotos a se unirem a nós neste nobre esforço de invocar e manifestar a Vani-presença multilíngue de Srila Prabhupada na web para o benefício de TODA a humanidade.

Invocando

Em 1965, Srila Prabhupada chegou sem ser convidado na América. Mesmo que os dias de sua gloriosa presença Vapu tenham terminado em 1977, ele ainda existe em seu Vani e é essa presença que agora devemos invocar. Somente chamando e implorando a Srila Prabhupada que apareça, ele o fará. Nosso intenso desejo de tê-lo entre nós é a chave que temos para o seu aparecimento.

Manifestar Completamente

Nós não queremos a presença parcial de Srila Prabhupada ante nós. Queremos sua completa Vani-presença. Todos os seus ensinamentos gravados devem ser completamente compilados e traduzidos em muitos idiomas. Esta é a nossa oferta para as futuras gerações de pessoas deste planeta - completo abrigo (ashraya) nos ensinamentos de Srila Prabhupada.

Vani-presença

A Vani-presença completa de Srila Prabhupada aparecerá em duas fases. A primeira - "e fase fácil" - é compilar e traduzir todos os ensinamentos de Srila Prabhupada em todas as línguas. A segunda - "e mais difícil fase" - é ter centenas de milhões de pessoas vivendo plenamente seus ensinamentos.

Diferente Maneiras de Estudar

  • Até hoje, em nossas pesquisas, descobrimos que existem 60 diferente maneiras que Srila Prabhupada instruiu os devotos a lerem seus livros.
  • Estudando os livros de Srila Prabhupada dessas diferente maneiras nós podemos entender e assimilar-los apropriadamente. Seguindo essa metodologia temática de estudo e então compilando-os, alguém pode penetrar facilmente na importância profunda e os significados de cada palavra, frase, conceito ou personalidade que Srila Prabhupada está apresentando. Seus ensinamentos são sem sombra de dúvidas nossa vida e alma, e quando nós estudarmos eles completamente poderemos compreender e experimentar a presença de Srila Prabhupada de muitas maneiras profundas.

Dez Milhões de Acaryas

  • Suponha que você tenha agora dez mil. Vamos expandir para cem mil. Isso é necessário. Então, centenas de milhares a milhões e milhões a dez milhões. Portanto, não haverá escassez de acharya, e as pessoas compreenderão a consciência de Krishna com muita facilidade. "Então faça essa organização." Não seja falsamente inflado. Siga as instruções do acharya e tente se tornar perfeito, maduro. Então será muito fácil lutar contra maya. Sim. Acharyas, eles declaram guerra contra as atividades de maya. – Aula de Srila Prabhupada do Sri Caitanya-caritamrta, 6 Abril 1975

Comentário

Essa visão de Srila Prabhupada fala por si própria- o plano perfeito para as pessoas entenderem facilmente a consciência de Krishna. Dez milhões de empoderados siksa-discípulos de Srila Prabhupada, humildemente vivendo as instruções de nosso Fundador-Acarya e sempre se esforçando para a perfeição e maturidade. Srila Prabhupada afirma claramente"faça essa organização". Vanipedia é para ajudar entusiasticamente a realizar essa visão.

Ciência da Consciência de Krishna

No nono capítulo do Bhagavad-gita, essa ciência da consciência de Krishna é chamada do rei de todo o conhecimento, o rei de todas as coisas confidenciais, e da ciência suprema da realização transcendental. Krishna Consciousness é a ciência transcendental que pode ser revelada para um devoto sincero que está preparado para prestar serviço a Deus. Consciência de Krishna não é alcançada por argumentos secos ou por qualificação acadêmica. Consciência de Krishna não é uma fé como o Induísmo, Cristianismo, Budismo ou Islamismo, mas é uma ciência. Se alguém lê os livros de Srila Prabhupada cuidadosamente, eles realizarão a ciência mais elevada da consciência de Krishna e ficarão mais inspirados para expandir a mesma para todas as pessoas para o real bem-estar de todos.

Movimento de Sankirtana do Senhor Caitanya

O Senhor Sri Caitanya é o pai e inaugurador do movimento de sankirtana. Aquele que adora Ele sacrificando sua vida, dinheiro, inteligência e palavrass apra o movimento de sankirtnana é reconhecido pelo Senhor e dotado e Suas bençãos. Todos os outros são ditos tolos, por todo o sacrifício no qual um homem põe sua energia, um sacrifício feito pelo movimento de sankirtana é o mais glorioso. O movimento da consciência de Krishna inteiro é baseado nos princípios do movimento de sankirtana inaugurado pelo Senhor Caitanya Mahaprabhu. Portanto, aquele que tenta entender a Suprema Personalidade de Deus através do movimento de sankirtana sabe tudo perfeitamente. Ele é sumedhas, uma pessoa com inteligência considerável.

Re-espiritualizar a Sociedade Humana

A Sociedade humana, no presente momento, não está na escuridão do esquecimento. Ela fez rápido progresso no campo do conforto material, educação e desenvolvimento econômico no mundo inteiro. Mas tem uma alfinetada em algum lugar da corpo social, e portanto, existem brigas em larga escala mesmo com questões muito pequenas. Há uma necessidade de uma pista sobre como a humanidade pode se tornar uma só e em paz, amizade e prosperidade com uma causa comum. O Srimad Bhagavatam preenche esse necessidade, pois é uma apresentação cultural para a re-espiritualização de toda a sociedade humana. A massa de pessoas, em geral, são tolos nas mãos dos politicos modernos e líderes das pessoas. Se existe apenas uma mudança no coração dos líderes, certamente terá uma mudança radical na atmosfera do mundo. O real propósito da educação deve ser de auto-realização, realização de valores espirituais da alma. Todo mundo deve ajudar a espiritualizar todas as atividades do mundo. Através dessas atividades, tanto o executor quanto o trabalho executado se tornam sobrecarregados com a espiritualidade e transcendem os modos da natureza.

A Missão Vanipedia

  • Oferecer a Srila Prabhupada uma plataforma contínua e global para pregar, educar e treinar pessoas na ciência da consciência de Krishna em todas as línguas do mundo.
  • Explorar, descobrir e compilar de forma abrangente os ensinamentos de Srila Prabhupada a partir de múltiplos ângulos de visão.
  • Apresentar o Vani de Srila Prabhupada de maneira facilmente acessível e compreensível.
  • Oferecer um repositório de pesquisa temática abrangente para facilitar a escrita de muitos livros de tópicos baseados no Vani de Srila Prabhupada.
  • Oferecer recursos curriculares para várias iniciativas educacionais no Vani de Srila Prabhupada.
  • Incentivar entre os seguidores sinceros de Srila Prabhupada uma compreensão inequívoca da necessidade de consultar o Vani de Srila Prabhupada para orientação pessoal, e tornar-se suficientemente instruído para representá-lo em todos os níveis.
  • Para atrair os seguidores de Srila Prabhupada de todas as nações para colaborar globalmente com a visão de alcançar todos os itens acima.

O Que Nos Motiva Para Construir Vanipedia?

  • Nós aceitamos que:
  • Srila Prabhupada é um devoto puru, diretamente empoderado pelo Senhor Sri Krishna para ocupar todas as entidades vivas em serviço devocional amoroso a Deus. Esse empoderamento é provado em sua exposição incomparável sobre a Verdade Absoluta encontrada dentro de seus ensinamentos.
  • Não houve maior expoente da filosofia Vaishnava nos tempos modernos, e nenhum maior crítico social que explica este mundo contemporâneo COMO ELE É, do que Srila Prabhupada.
  • Os ensinamentos de Srila Prabhupada serão o principal abrigo para seus milhões de seguidores para todas as futuras gerações.
  • Srila Prabhupada queria que seus ensinamentos fossem profusamente distribuídos e compreendidos apropriadamente.
  • Uma abordagem temática dos ensinamentos de Srila Prabhupada realça muito o processo de compreender as verdades neles, e que há imenso valor em explorar, descobrir e compilar completamente seus ensinamentos de todos os ângulos de visão.
  • Traduzindo todos os ensinamentos de Srila Prabhupada em um idioma particular é o mesmo que convidar Srila Prabhupada para residir eternamente em lugares onde esses idiomas são falados.
  • Em sua ausência física, Srila Prabhupada precisa de muitos vaniservants para ajuda-lo nesta missão.


Assim, estamos comprometidos em criar uma plataforma verdadeiramente dinâmica para facilitar a distribuição profusa e a compreensão adequada dos conhecimentos perfeitos e realizações encontrados nos ensinamentos de Srila Prabhupada, para que possam ser alegremente executados. É simples assim. A única coisa que nos separa da conclusão da Vanipedia é o tempo e as muitas horas sagradas de vaniseva que ainda estão para ser oferecidas pelos devotos que se comprometem com essa visão

Eu agradeço muito a todos vocês por apreciarem meu humilde serviço que estou tentando prestar como uma questão de dever ordenada por meu Guru Maharaja. Peço a todos os meus discípulos que trabalhem cooperativamente e tenho certeza de que nossa missão avançará sem sombra de dúvida. – Carta de Srila Prabhupada para Tamala Krishna das (GBC) - 14 Agosto, 1971

As Três Posições Naturais de Srila Prabhupada

A culture of shelter at the lotus feet of Srila Prabhupada's teachings can only be realized when these three positions of Srila Prabhupada are awakened in the hearts of all his followers.

Srila Prabhupada é o nosso preeminente siksa-guru

  • Aceitamos que todos os seguidores de Srila Prabhupada podem experimentar sua presença e abrigo de seus ensinamentos - tanto individualmente quanto quando conversando uns com os outros.
  • Nós nos purificamos e estabelecemos um relacionamento firme com Srila Prabhupada, aprendendo a viver com ele como nossa consciência orientadora.
  • Encorajamos os devotos a sentirem separação de Srila Prabhupada, a dedicarem tempo para buscar sua presença e consolo dentro de seu Vani.
  • Compartilhamos a compaixão de Srila Prabhupada com todos os seus seguidores, incluindo aqueles que tomam iniciação em sua linhagem, bem como aqueles que o seguem em diferentes capacidades.
  • Educamos os devotos na verdadeira posição de Srila Prabhupada como nosso preeminente siksa-guru e nosso relacionamento sisya com ele em separação.
  • Estabelecemos uma sucessão de discípulos com poder de siksa para defender o legado de Srila Prabhupada ao longo de sucessivas gerações.

Srila Prabhupada é o Fundador-Acharya da ISKCON

  • Promovemos seu Vani como a principal força motriz que mantém os membros da ISKCON conectados e fiéis a ele, e assim inspirados, entusiasmados e determinados a fazer de seu movimento tudo o que ele desejava que fosse - tanto agora quanto no futuro.
  • Encorajamos o desenvolvimento sustentável dos padrões brahminicos Vaisnavas centrados nos ensinamentos de Srila Prabhupada e em suas estratégias de pregação - uma "vani-cultura".
  • Educamos os devotos na verdadeira posição de Srila Prabhupada como o Fundador-Acharya da ISKCON e nosso serviço a ele e a seu movimento.

Srila Prabhupada é o Acharya do Mundo

  • Aumentamos a consciência global do significado da estatura espiritual de Srila Prabhupada como o acharya do mundo, estabelecendo a relevância contemporânea de seus ensinamentos em todos os círculos em todos os países.
  • Inspiramos uma cultura de apreciação e respeito pelos ensinamentos de Srila Prabhupada, resultando em participação ativa nas práticas da consciência de Krishna pela população do mundo.
  • Realizamos a premissa de que Srila Prabhupada construiu uma casa na qual o mundo inteiro pode viver, estabelecendo seu Vani simultaneamente como a fundação e o telhado - o abrigo, o ashraya - que protege esta casa.

Vital para Estabelecer a Posição Natural de Srila Prabhupada

  • Nossa sociedade, ISKCON, precisa de iniciativas educacionais, diretrizes políticas e cultura social para facilitar e nutrir a posição natural de Srila Prabhupada com seus seguidores e dentro de seu movimento. Isso não acontecerá automaticamente ou por um pensamento positivo. Isso só pode ser alcançado por esforços inteligentes, combinados e colaborativos oferecidos por seus devotos de coração puro.
  • Cinco Obstáculos Chave que Ocultam a Posição Natural de Srila Prabhupada em seu Movimento:
  • 1. ignorância dos ensinamentos de Srila Prabhupada - ele deu instruções mas nós não estamos cientes de que elas existem.
  • 2. indiferença aos ensinamentos de Srila Prabhupada - sabemos que as instruções existem, mas não nos importamos com elas. Nós as ignoramos.
  • 3. incompreensão dos ensinamentos de Srila Prabhupada - nós os aplicamos com sinceridade, mas devido à nossa excesso de confiança ou falta de maturidade, eles são mal aplicados.
  • 4. falta de fé nos ensinamentos de Srila Prabhupada - no fundo, não estamos totalmente convencidos e pensamos neles como utópicos, nem realistas nem práticos para o "mundo moderno".
  • 5. em competição com os ensinamentos de Srila Prabhupada - com total convicção e entusiasmo, nós seguimos uma direção completamente diferente do que Srila Prabhupada instruiu e, ao fazê-lo, influenciamos os outros a irem conosco.

Comentário

Acreditamos que esses obstáculos podem ser facilmente superados com a introdução de programas educacionais e de treinamento estruturados e integrais, destinados a nutrir nosso relacionamento e aumentar nosso conhecimento dos ensinamentos de Srila Prabhupada. Isso só terá sucesso, no entanto, se for alimentado por um sério compromisso de liderança para criar uma cultura profundamente enraizada no Vani de Srila Prabhupada. A posição natural de Srila Prabhupada, assim, automaticamente se tornará e permanecerá aparente para todas as gerações de devotos.

Devotos São os Membros de Seu Corpo, ISKCON é o Corpo, e o seu Vani é sua Alma





  • Você deve lembrar que nós estamos fazendo, isto é o que o sistema parampara começando pelo Senhor Krishna, até a nós. Portanto, nosso espirito amável espírito deve ser mais na mensagem do que na representação física. Quando nós amamos a mensagem e servimos Ele, automaticamente nosso amor devocional pelo físico é concluído. – Carta de Srila Prabhupada para Govinda dasi, 7 Abril 1970


Comentário

Nós somos os membros de Srila Prabhupada. Para cooperar com ele com sucesso, para sua plena satisfação, devemos estar unidos em consciência com ele. Esta unidade amorosa se desenvolve quando nos tornarmos totalmente absorvidos, convencidos e praticando seu Vani. Nossa estratégia de sucesso holístico é para que todos possam assimilar os ensinamentos de Srila Prabhupada e corajosamente colocá-los no coração de tudo que fazemos para o seu movimento de consciência de Krishna. Deste modo, os devotos de Srila Prabhupada podem florescer pessoalmente, e em seus respectivos serviços, fazer da ISKCON um corpo sólido que possa cumprir o desejo de Srila Prabhupada de salvar o mundo do completo desastre. Os devotos vencem, o GBC vence, a ISKCON vence, o mundo vence, Srila Prabhupada vence e o Senhor Caitanya vence. Não haverá perdedores.

Distribuindo os Ensinamentos do Parampara

1486 Caitanya Mahaprabhu aparece para ensinar ao mundo a consciência de Krishna - 533 anos atrás

1488 Sanatana Goswami aparece para escrever livros sobre a consciência de Krishna - 531 anos atrás

1489 Rupa Gosvami aparece para escrever livros sobre a consciência de Krishna - 530 anos atrás

1495 Raghunatha Gosvami aparece para escrever livros sobre a consciência de Krishna - 524 anos atrás

1500 Prensas mecânicas começam a revolucionar a distribuição de livros em toda a Europa - 520 anos atrás

1513 Jiva Gosvami aparece para escrever livros sobre a consciência de Krishna - 506 anos atrás

1834 Bhaktivinoda Thakura aparece para escrever livros sobre a consciência de Krishna - 185 anos atrás

1874 Bhaktisiddhanta Sarasvati aparece para escrever livros sobre a consciência de Krishna - há 145 anos

1896 Srila Prabhupada aparece para escrever livros sobre a consciência de Krishna - há 123 anos

1914 Bhaktisiddhanta Sarasvati cria a frase "brhat-mrdanga" - há 105 anos

1922 Srila Prabhupada encontra Bhaktisiddhanta Sarasvati pela primeira vez e é imediatamente solicitado a pregar em inglês - 97 anos atrás

1935 Srila Prabhupada recebe as instruções para imprimir livros - 84 anos atrás

1944 Srila Prabhupada começa a revista De Volta ao Supremo - 75 anos atrás

1956 Srila Prabhupada se muda para Vrndavana para escrever livros - 63 anos atrás

1962 Srila Prabhupada publica seu primeiro volume do Srimad-Bhagavatam - 57 anos atrás

1965 Srila Prabhupada chega ao Ocidente para distribuir seus livros - 54 anos atrás

1968 Srila Prabhupada publica seu abreviado Bhagavad-gita como é - 52 anos atrás

1972 Srila Prabhupada publica sua versão completa do Bhagavad-gita como ele é - há 47 anos

1972 Srila Prabhupada estabelece a BBT para publicar seus livros - 47 anos atrás

1974 Os discípulos de Srila Prabhupada começam a distribuição séria de seus livros - 45 anos atrás

1975 Srila Prabhupada completa o Sri Caitanya-caritamrta - 44 anos atrás

1977 Srila Prabhupada pára de falar e deixa seu Vani aos nossos cuidados - há 42 anos

1978 The Bhaktivedanta Archives é estabelecido - há 41 anos

1986 O material armazenado digitalmente no mundo equivale a 1 CD-ROM por pessoa - 33 anos atrás

1991 A Rede Mundial de Computadores (brhat-brhat-brhat mrdanga) é estabelecida - 28 anos atrás

1992 O Bhaktivedanta VedaBase versão 1.0 é criado - 27 anos atrás

2002 A Era Digital chega- o armazenamento digital em todo o mundo ultrapassa o analógico - 17 anos atrás

2007 O material armazenado digitalmente no mundo totaliza 61 CD-ROMs por pessoa - 12 anos atrás, são 427 bilhões de CD-ROMs (todos completos)

2007 Vani-templo de Srila Prabhupada, começa a construção na web do Vanipedia - 12 anos atrás

2010 Templo Vapu de Srila Prabhupada, o Templo do Planetário Védico começa a construção em Sridhama Mayapur - 9 anos atrás

2012 Vanipedia atinge 1.906.753 citações, 108.971 páginas e 13.946 categorias - 7 anos atrás

2013 500.000.000 dos livros de Srila Prabhupada foram distribuídos pelos devotos da ISKCON em 48 anos - uma média de 28.538 livros a cada dia - 6 anos atrás

2019 21 de março, dia de Gaura Purnima às 7.15 fuso horário da Europa Central, Vanipedia celebra 11 anos convidando os devotos a colaborarem juntos para invocar e manifestar completamente a Vani-presença de Srila Prabhupada. Vanipedia agora oferece 45.588 categorias, 282.297 páginas, 2.100.000 mais citações apresentadas em 93 idiomas. Isso foi alcançado por mais de 1.220 devotos que realizaram mais de 295.000 horas de vaniseva. Ainda temos um longo caminho a percorrer para completar o Vani-templo de Srila Prabhupada, assim continuamos a convidar os devotos a participar desta gloriosa missão.


Comentário

O desdobramento da missão de Sri Caitanya Mahaprabhu sob a bandeira do movimento moderno da consciência de Krishna é um momento muito emocionante para se estar prestando serviço devocional.

Srila Prabhupada, o Fundador-Acarya da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna, trouxe para o cenário mundial um fenômeno de mudança de vida na forma de suas traduções, significados Bhaktivedanta, palestras, conversas e cartas. Aqui reside a chave para a re-conceitualização de toda a sociedade humana.

Vani, Associação Pessoal e Serviço em Separação - Citações


  • Na ausência do representação física do Mestre Espiritual o Vaniseva é mais importante. Meu Mestre Espiritual, Sarasvati Gosvami Thakura, talvez possa parecer não estar fisicamente presente, ainda assim, porque tento servir as instruções Dele, nunca me sinto separado Dele. Espero que todos vocês sigam estas instruções. – Carta de Srila Prabhupada para Karandhara das (GBC), 22 Agosto 1970


  • Desde o início, eu fui fortemente contra os impersonalistas e todos os meus livros estão estressando nesse ponto. Então, minha instrução oral e meus livros estão todos ao seu serviço. Agora você, GBC, consulte-os e tenha uma idéia clara e forte, então não haverá perturbação. A perturbação é causada pela ignorância; onde não há ignorância, não há distúrbio. – Carta de Srila Prabhupada para Hayagriva das (GBC), 22 Agosto 1970




  • Por favor seja feliz em separação. Estou separado do meu Guru Maharaja desde 1936, mas estou sempre com ele enquanto eu trabalhar de acordo com a direção dele. Portanto, todos devemos trabalhar juntos para satisfazer o Senhor Krishna e, dessa forma, os sentimentos de separação se transformarão em felicidade transcendental. – Carta de Srila Prabhupada para Uddhava das (ISKCON Press), 3 Maio 1968

Comentário

Srila Prabhupada oferece muitas verdades reveladoras nesta série de declarações.

  • A orientação pessoal de Srila Prabhupada está sempre aqui.
  • Devemos ser felizes com sentimentos de separação de Srila Prabhupada.
  • Na ausência física de Srila Prabhupada, seu Vaniseva é mais importante.
  • Srila Prabhupada teve muito pouca associação pessoal com seu Guru Maharaja.
  • A instrução oral de Srila Prabhupada, assim como seus livros, estão todos a nosso serviço.
  • Sentimentos de separação de Srila Prabhupada se transformam em felicidade transcendental.
  • Quando Srila Prabhupada não está fisicamente presente, se seguirmos seu Vani, obteremos sua ajuda.
  • Srila Prabhupada nunca deixou a associação de Bhaktisiddhanta Sarasvati, nem por um momento.
  • Ao consultar as instruções orais de Srila Prabhupada e seus livros, obtemos idéias claras e fortes.
  • Seguindo as instruções de Srila Prabhupada, nós 'nunca nos sentiremos' separados (desconectados) dele.
  • Srila Prabhupada espera que todos os seus seguidores sigam estas instruções para se tornarem siksa-discípulos capacitados dele.

Usando a Mídia para Espalhar a Mensagem de Krishna



  • Estou muito encorajado pelos relatos do tremendo sucesso de seus programas de TV e rádio. Na medida do possível, tente aumentar nossos programas de pregação usando todos as mídias de massa disponíveis. Nós somos Vaishnavas modernos e devemos pregar vigorosamente usando todos os meios disponíveis. – Carta de Srila Prabhupada para Rupanuga das (GBC), 30 Dezembro 1971


  • Se você é capaz de organizar tudo para que eu possa simplesmente sentar no meu quarto e ser visto pelo mundo e falar com o mundo, então nunca sairei de Los Angeles. Essa será a perfeição do seu Templo de Los Angeles. Estou muito, muito encorajado pela sua proposta de inundar os meios de comunicação do seu país com o nosso programa Consciência de Krishna, e ver que isso está praticamente tomando forma em as suas mãos, por isso estou ainda mais satisfeito. - Carta de Srila Prabhupada para Siddhesvar das and Krishnakanti das, 16 Fevereiro 1972



Comentário

Seguindo os passos de seu Guru Maharaja, Srila Prabhupada conhecia a arte de ocupar tudo para o serviço de Krishna.

  • Srila Prabhupada quer ser visto pelo mundo e falar com o mundo.
  • Srila Prabhupada deseja inundar a mídia com nossos programas da Consciência de Krishna.
  • Srila Prabhupada quer que seus livros sejam distribuídos pela imprensa e outras mídias modernas.
  • Srila Prabhupada ficou feliz em ouvir sobre o plano da enciclopédia de seus ensinamentos categorizadas em tópicos por tópicos.
  • Srila Prabhupada diz que devemos aumentar nossos programas de pregação usando toda a mídia de massa disponível.
  • Srila Prabhupada diz que somos Vaishnavas modernos e devemos pregar vigorosamente usando todos os meios disponíveis.
  • Srila Prabhupada diz que podemos usar tudo - televisão, rádio, filmes ou o que quer que seja - para contar sobre Krishna.
  • Srila Prabhupada diz que a mídia de massa pode se tornar um instrumento tão importante na disseminação do nosso movimento da consciência de Krishna.

Mídia-moderna, oportunidades modernas

Para Srila Prabhupada, nos anos 70, os termos mídia moderna e mídia de massa significavam a imprensa, rádio, TV e cinema. Desde sua partida, o cenário da mídia de massa se transformou drasticamente passando a incluir telefones Android, computação e armazenamento em nuvem, leitores de e-books, comércio online, TV e jogos interativos, publicação online, podcasts e live feeds, sites de redes sociais e serviços de mídia, tecnologias touch-screen, comunicações online e serviços de distribuição e tecnologias sem fio.

De acordo com o exemplo de Srila Prabhupada, estamos, desde 2007, usando tecnologias modernas de mídia de massa para compilar, indexar, categorizar e distribuir o Vani de Srila Prabhupada.

  • O objetivo do Vanipedia é aumentar a visibilidade e a acessibilidade dos ensinamentos de Srila Prabhupada na internet, oferecendo um recurso completo, autêntico e gratuito para:
• pregadores da ISKCON
• líderes e gerentes da ISKCON
• devotos estudando cursos devocionais
• devotos que desejam aprofundar seus conhecimentos
• devotos envolvidos em diálogos inter-religiosos
• desenvolvedores de currículo
• devotos sentindo separação de Srila Prabhupada
• líderes executivos
• acadêmicos
• professores e estudantes de educação religiosa
• escritores
• pesquisadores da espiritualidade
• pessoas preocupadas com questões sociais atuais
• historiadores

Comentário

Ainda há muito mais a ser feito para tornar os ensinamentos de Srila Prabhupada acessíveis e proeminentes no mundo de hoje. As tecnologias colaborativas da internete nos proporcionam a oportunidade de ultrapassar todos os nossos sucessos anteriores.

Vaniseva – O Ato Sagrado de Servir o Vani de Srila Prabhupada

Srila Prabhupada parou de falar em 14 de novembro de 1977, mas o Vani que ele nos deu permanece sempre fresco. No entanto, esses ensinamentos ainda não estão em sua condição prestigiosa, nem então todos facilmente acessíveis a seus devotos. Os seguidores de Srila Prabhupada têm o dever sagrado de preservar e distribuir seu Vani a todos. Portanto, estamos convidando você a realizar este vaniseva.

Lembre-se sempre de que você é um dos poucos homens que designei para realizar meu trabalho em todo o mundo e sua missão diante de você é enorme. Portanto, ore sempre a Krishna para lhe dar forças para cumprir essa missão, fazendo o que estou fazendo. Meu primeiro negócio é dar aos devotos o conhecimento adequado e envolvê-los no serviço devocional, de modo que não é uma tarefa muito difícil para você, eu lhes dei tudo, então leia e fale sobre os livros e muitas novas inspirações aparecerão. Nós temos muitos livros, então se continuarmos pregando deles pelos próximos 1.000 anos, haverá estoque suficiente. – Carta de Srila Prabhupada para Satsvarupa das (GBC), 16 Junho 1972

Em junho de 1972, Srila Prabhupada disse que "temos tantos livros" que temos "estoque suficiente" para pregar nos "próximos mil anos." Naquela época, apenas dez títulos haviam sido impressos, portanto, com todos os livros extras que Srila Prabhupada publicou de julho de 1972 a novembro de 1977, o número de anos de estoque poderia facilmente ser expandido para 5.000. Se acrescentarmos isso a suas instruções e cartas orais, o estoque se expandirá para 10.000 anos. Precisamos preparar habilmente todos esses ensinamentos para serem acessados e compreendidos adequadamente, para que possam ser "pregados" para todo esse período de tempo.

Não há dúvida de que Srila Prabhupada tem entusiasmo e determinação intermináveis para pregar a mensagem do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Não importa que o seu vapu tenha nos deixado. Ele permanece em seus ensinamentos e, através da plataforma digital, pode agora pregar ainda mais amplamente do que quando estava fisicamente presente. Com total dependência da misericórdia do Senhor Caitanya, vamos abraçar a vani-missão de Srila Prabhupada, e com mais determinação do que nunca, habilmente preparar seu Vani para 10.000 anos de pregação.

Nos últimos dez anos, dei a estrutura e agora nos tornamos mais do que o Império Britânico. Até mesmo o Império Britânico não era tão expansivo quanto nós. Eles tinham apenas uma parte do mundo, e nós não concluímos a expansão. Temos que nos expandir cada vez mais ilimitadamente. Mas, agora devo lembrar-lo que tenho que completar a tradução do Srimad-Bhagavatam. Esta é a maior contribuição; nossos livros nos deram uma posição respeitável. As pessoas não têm fé nesta igreja ou adoração no templo. Esses dias se foram. Naturalmente, temos que manter os templos, pois é necessário manter nossos espíritos elevados. Simplesmente o intelectualismo não o fará, deve haver purificação prática.

Por isso peço-lhe que me alivie cada vez mais das responsabilidades de gestão para poder completar a tradução do Srimad-Bhagavatam. Se estou sempre tendo que administrar, não posso fazer meu trabalho nos livros. É um documento, eu tenho que escolher cada palavra muito sobriamente e se eu tiver que pensar em administração então eu não posso fazer isto. Eu não posso ser como esses patifes que apresentam algo mental e misturado para enganar o público. Portanto, essa tarefa não será concluída sem a cooperação dos meus assistentes nomeados, o GBC, dos presidentes de templo e dos sannyasis. Eu escolhi meus melhores homens para serem GBC e não quero que o GBC seja desrespeitoso com os presidentes do templo. Você naturalmente pode me consultar, mas se o princípio básico é fraco, como as coisas vão continuar? Então, por favor, me ajudem na administração para que eu possa ser livre para terminar o Srimad-Bhagavatam, que será nossa contribuição duradoura para o mundo. – Carta de Srila Prabhupada para o GBC, 19 Maio 1976

Aqui Srila Prabhupada está afirmando "essa tarefa não será concluída sem a cooperação dos meus assistentes nomeados" para ajudá-lo a fazer "nossa contribuição duradoura para o mundo" São os livros de Srila Prabhupada que "nos deram uma posição respeitável" e eles são " esta é a maior contribuição para o mundo."

Ao longo dos anos, tanto vaniseva foi realizada por devotos da BBT, distribuidores de livros, pregadores que se mantiveram firmemente às palavras de Srila Prabhupada, e por outros devotos que foram dedicados a distribuir e preservar seu Vani de uma forma ou de outra. Mas ainda há muito mais a se fazer. Trabalhando juntos através das tecnologias da brhat-brhat-brhat mrdanga (a Rede Mundial de Computadores), temos agora a oportunidade de construir uma manifestação sem precedentes do Vani de Srila Prabhupada em um curto período de tempo. Nossa proposta é juntar-nos em vaniseva e construir um Vani-templo para ser concluído até 4 de novembro de 2027, quando todos estaremos celebrando o final 50º aniversário. 50 anos servindo Srila Prabhupada em separação. Esta será uma oferenda muito apropriada e bonita de amor a Srila Prabhupada, e um presente glorioso para todas as futuras gerações de seus devotos.

Fico feliz que você tenha nomeado sua impressora na Radha Press. É muito gratificante. Que sua Radha Press seja enriquecida na publicação de todos os nossos livros e literaturas na língua alemã. É um nome muito legal. Radharani é a melhor e mais alta serva de Krishna, e a máquina de impressão é o maior meio de comunicação no momento presente para servir a Krishna. Portanto, é realmente uma representante de Srimati Radharani. Eu gosto muito da ideia. – Carta de Srila Prabhupada para Jaya Govinda das (Gestor de Produção de Livros), 4 Julho 1969

Durante a maior parte do século 20, a imprensa fornecia as ferramentas para uma propaganda de sucesso de muitos grupos de pessoas. Srila Prabhupada declarou quão especialistas os comunistas espalharam sua influência na Índia através dos panfletos e livros que distribuíam. Srila Prabhupada usou este exemplo para expressar como ele queria fazer um grande programa de publicidade para a consciência de Krishna, distribuindo seus livros em todo o mundo.

Agora, no século 21, a declaração de Srila Prabhupada "o maior meio no momento presente para servir a Krishna" pode, sem dúvida, ser aplicada ao poder exponencial e incomparável da publicação e distribuição na internet. No Vanipedia, estamos preparando os ensinamentos de Srila Prabhupada para uma representação adequada nesta plataforma moderna de distribuição em massa. Srila Prabhupada afirmou que a Radha Press de seus devotos na Alemanha era "realmente um representante de Srimati Radharani". Portanto, estamos certos de que ele consideraria o Vanipedia como representante de Srimati Radharani também.

Muitos Vapu-templos bonitos já foram construídos pelos devotos da ISKCON - vamos agora construir pelo menos um glorioso Vani-templo. Os Vapu-templos oferecem darshans sagrados das formas do Senhor, e um Vani-templo oferecerá o darshan sagrado dos ensinamentos do Senhor e Seus devotos puros, conforme apresentado por Srila Prabhupada. O trabalho dos devotos da ISKCON será naturalmente mais bem-sucedido quando os ensinamentos de Srila Prabhupada estiverem situados em sua posição legítima e adorável. Agora há uma oportunidade maravilhosa para todos os seus atuais "assistentes nomeados" para abraçar a Vani-missão de construir seu Vani-templo e inspirar todo o movimento a participar.

Assim como o enorme e belo Vapu-templo que se ergue das margens do Ganges em Sridham Mayapur está destinado a ajudar a espalhar a misericórdia do Senhor Caitanya por todo o mundo, também um Vani-templo dos ensinamentos de Srila Prabhupada pode fortalecer sua missão na ISKCON de espalhar em todo o mundo e estabelecer a posição natural de Srila Prabhupada por milhares de anos.

Vaniseva – Sendo Pró Ativo Para Servir

  • Completar o Vanipedia significa que os ensinamentos de Srila Prabhupada serão apresentados de uma maneira que ninguém jamais fez pelas obras de qualquer mestre espiritual. Convidamos a todos a participar desta missão sagrada. Juntos, nós daremos a Srila Prabhupada uma exposição única ao mundo em uma magnitude somente possível via um formato online .
  • Nosso desejo é tornar o Vanipedia, a enciclopédia de referência nº 1 dos ensinamentos de Srila Prabhupada em vários idiomas. Isso só acontecerá com o sincero compromisso, sacrifício e apoio de muitos devotos. Até hoje, mais de 1.220 devotos participaram da construção de Vanisource e Vaniquotes e traduções em 93 idiomas. Agora, a fim de completar Vaniquotes e construir os artigos da Vanipedia, os cursos Vanibooks, Vanimedia e Vaniversity, precisamos de mais apoio dos devotos com as seguintes habilidades:
• Administração
• Compilando
• Desenvolvimento Curricular
• Design e Layout
• Finanças
• Gestão
• Promovendo
• Pesquisando
• Manutenção do servidor
• Desenvolvimento de site
• Programação de Software
• Ensinando
• Edição Técnica
• Treinando
• Traduzindo
• Escrevendo
  • Vaniservants oferecem seus serviços de suas casas, templos e escritórios, ou podem se juntar a nós em tempo integral por certos períodos em Sridham Mayapur ou Radhadesh.

Doando

  • Pelos últimos 12 anos, Vanipedia tem sido primordialmente financiada pela distribuição de livros da Bhaktivedanta Library Services a.s.b.l.( Biblioteca Bhaktividenta Serviços a.s.b.l.). Para continuar sua construção, Vanipedia precisa de fundos acima da capacidade atual da BLS. Quando completo, espera-se que o Vanipedia seja sustentado por pequenas doações de uma porcentagem de muitos visitantes satisfeitos. Mas, por enquanto, para completar as fases iniciais da construção dessa enciclopédia gratuita, o serviço de oferecer apoio financeiro é crucial.
  • Os patrocinadores do Vanipedia podem escolher uma das seguintes opções:

Patrono Uma pessoa doando qualquer quantia que elas desejem

Patrono de Apoio: Uma pessoa física ou jurídica doando pelo menos 81 euros

Patrono de Sustentação: Uma pessoa física ou jurídica doando pelo menos 810 euros com a possibilidade de fazer 9 pagamentos mensais de 90 euros

Patrono de Crescimento:' Uma pessoa física ou jurídica doando 8.100 euros com a possibilidade de fazer 9 pagamentos anuais de 900 euros

Patrocinador Fundacional: Uma pessoa física ou jurídica doando 81, 000 euros com a possibilidade de efetuar 9 pagamentos anuais de 9.000 euros

Nós Somos Gratos - Oração

Nós somos Gratos

Obrigado Srila Prabhupada
por nos dar a oportunidade de te servir.
Nós vamos fazer o nosso melhor para satisfazê-lo em sua missão.
Que seus ensinamentos deem abrigo para milhões de almas afortunadas.


Querido Srila Prabhupada,
por favor nos empodere
com todas as boas qualidades e habilidades
e continue nos enviando and devotos seriamente comprometidos
por um longo período de tempo e recursos
para construir o seu glorioso Vani-temple com sucesso
para o benefício de Todos.


Queridos Sri Sri Panca Tattva,
por favor nos ajude a nos tornar queridos devotos de Sri Sri Radha Madhava
e queridos discípulos de Srila Prabhupada e nosso Guru Maharaja
por continuar a nos facilitar a trabalhar duro e inteligentemente
na missão de Srila Prabhupada
para o prazer de seus devotos.

Obrigada por levar en consideração essas orações

Comentário

Somente pela graça fortalecedora de Srila Prabhupada, Sri Sri Panca Tattva e Sri Sri Radha Madhava podemos esperar alcançar esta tarefa hercúlea. Assim, oramos incessantemente por Sua misericórdia.


Outros Recursos

hare kṛṣṇa hare kṛṣṇa - kṛṣṇa kṛṣṇa hare hare - hare rāma hare rāma - rāma rāma hare hare