PTBR/Prabhupada 0158 - Civilização assassina de mães

Revision as of 22:10, 14 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Lecture on SB 5.5.3 -- Stockholm, September 9, 1973

Nūnaṁ pramattaḥ kurute vikarma (SB 5.5.4). Vikarma significa, atividades proibidas, criminais. Existem três tipos de atividades: karma, vikarma, akarma. Karma significa deveres prescritos. Isso é karma. Assim como sva-karmaṇā. No Bhagavad-gītā: sva-karmaṇā tam abhyarcya (BG 18.46). Todo mundo tem deveres prescritos. Onde está a compreensão científica? Deve haver... Como eu estava falando outro dia, a divisão científica da sociedade humana. A classe mais inteligente, eles devem ser treinados como brāhmaṇa. Menos, um pouco menos inteligentes, eles devem ser treinados como administrador. Menos inteligentes, eles devem ser treinados como comerciantes, agricultores e protetores das vacas. O desenvolvimento econômico exige proteção das vacas, mas esses patifes não sabem. O desenvolvimento econômico é a matança das vacas. Basta ver, a civilização patife. Não se lamente. É śāstra. Não pense que eu estou criticando a civilização ocidental. É o que o śāstra diz. Muito experiente.

Portanto, há tantos defensores do desenvolvimento econômico, mas eles não sabem que a proteção da vaca é um dos itens do desenvolvimento econômico. Esses patifes, eles não sabem. Eles acham que matar a vaca é melhor. Exatamente o oposto. Portanto kurute vikarma. Simplesmente para um pouco de satisfação da língua. O mesmo benefício que você pode obter do leite, mas porque eles são malandros, loucos, eles pensam que comer ou beber o sangue da vaca é melhor do que o consumo de leite. O leite não é nada além da transformação do sangue, todo mundo sabe. Todo mundo sabe. Assim como um ser humano, mãe, logo que a criança nasce, imediatamente... Antes da criança nascer, você não encontra no peito da mãe qualquer gota de leite. Veja. Em uma jovem garota, não há leite na mama. Mas logo que a criança nasce, imediatamente há leite. Imediatamente, espontaneamente. Este é o arranjo de Deus. Porque a criança requer alimento. Basta ver como o arranjo de Deus está lá. Ainda assim, nós estamos tentando o desenvolvimento econômico. Se uma criança nasce e o programa econômico de Deus é tão bom, o programa econômico de natureza, que imediatamente a mãe está pronta com o leite... Este é o desenvolvimento econômico. Assim, o mesmo leite é fornecido pela vaca. Ela é realmente mãe, e esta civilização patife está matando a mãe. Civilização assassina de mães. Veja só. Você suga o peito de sua mãe desde o início de sua vida, e quando ela envelhece, você pensa, "mãe é um fardo inútil. Vou cortar sua garganta," isso é civilização?