PT/Prabhupada 0084 - Torna-te Devoto de Krishna

Revision as of 14:07, 18 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Lecture on BG 2.22 -- Hyderabad, November 26, 1972

A nossa proposta para podermos receber conhecimento de Kṛṣṇa, a pessoa perfeita, Deus, a Suprema Pessoa, é que temos que aceitar o śāstra, que é infalível. Não tem erros. Tal como quando eu estava a caminhar perto da vacaria, pude ver montes com excremento de vaca. Nessa altura, eu expliquei aos meus seguidores, que se os excrementos dos seres humanos estivessem amontoados lá, ninguém se aproximaria. Ninguém se aproximaria. Mas existem tantos montes de excremento de vaca porém, nós gostamos de ir até lá- E nos Vedas está explicado, "Excremento de vaca é puro." Isto é śāstra. Se desafiarmos, "Como é que é possível? É excremento de animal." Mas os Vedas... Porque o conhecimento é perfeito, Através da argumentação não podemos provar que o excremento de um animal é puro, mas é puro. Por isso, o conhecimento Védico é perfeito. E se adquirirmos conhecimento a partir dos Vedas, poupamos muito tempo em investigações e pesquisas. Se gostarmos muito de fazer pesquisas, tudo está contido nos Vedas. Porquê desperdiçar o nosso tempo?

Esta é a qualidade do conhecimento Védico. Conhecimento Védico é aquele que foi falado pelo Senhor Supremo. Esse é conhecimento Védico. Apauruṣeya. Não foi falado por pessoas comuns como eu. Se aceitarmos o conhecimento Védico, se aceitarmos as afirmações de Kṛṣṇa, ou de Seu representante... Porque o Seu representante, não falará nada que não tenha sido falado por Kṛṣṇa, Por isso ele é representante. As pessoas conscientes de Kṛṣṇa, são representantes de Kṛṣṇa, porque a pessoa consciente de Kṛṣṇa não falará tolices. Não falará nada à excepção de Kṛṣṇa, Essa é a diferença. Os tolos, os canalhas, falarão de outros tópicos não relacionados com Kṛṣṇa. Kṛṣṇa diz, man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65), mas o erudito sem vergonha dirá, "Não, não é a Kṛṣṇa. É a algo diferente." De onde foste buscar isso? Kṛṣṇa diz directamente, man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Porquê então, te desvias? Porque é que dizes algo diferente: "É algo que está dentro de Kṛṣṇa"? Vocês poderão encontrar...Não quero mencionar o nome. Existem tantos eruditos sem vergonha. Eles fazem essa interpretação. Por isso, apesar do Bhagavad-gītā ser um livro de conhecimento da India, existem muitas pessoas mal orientadas. Grandes...Por causa destes eruditos sem vergonha, destes pseudo eruditos. Porque eles interpretam erroneamente.

Por isso é que apresentamos o Bhagavad-gītā como ele é. Kṛṣṇa diz, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Nós dizemos, ao pregarmos este culto, dizemos, "Sejam consciente de Kṛṣṇa. Tornem-se devotos de Kṛṣṇa. Ofereçam o vosso respeito..." Temos que respeitar alguém, mas as outras pessoas não são supremas. Temos que lisonjear as pessoas para conseguirmos algo delas. Isso é um... Mesmo que tenhamos uma boa posição teremos que lisonjear. Mesmo que sejamos presidentes, que nos tenhamos tornado presidentes do país, temos que lisonjear os cidadãos: "Por favor votem em mim. Dar-vos-ei muitas facilidades." Terão que lisonjear. Isso é uma realidade. A pessoa pode ser muito importante mas terá que lisonjear alguém. Temos que aceitar algum mestre. Porque não aceitar Kṛṣṇa, o supremo mestre? Qual é a dificuldade? "Não. Aceitarei milhares de mestres mas não Kṛṣṇa." Essa é a filosofia. "Aceitarei milhares de guias mas não Kṛṣṇa. Essa é a minha determinação." E como vamos ser felizes? A felicidade é alcançada só por aceitar Kṛṣṇa.

bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ
sarva-loka-maheśvaram
suhṛdaṁ sarva-bhūtānāṁ
jñātvā māṁ śāntim ṛcchati
(BG 5.29)

Este é o processo de śānti. Kṛṣṇa diz para aceitarmos que, "Eu sou o desfrutador. Tu não és o desfrutador." Tu não és o desfrutador. Podes ser presidente ou secretário, ou outra coisa qualquer. Mas tu não és o desfrutador. O desfrutador é Kṛṣṇa. Devemos estar conscientes disto. Tal como no vosso... Respondi recentemente a uma carta do Comité de Emergência de Andhra O que é que o Comité de Emergência fará se Kṛṣṇa não estiver satisfeito? Não será possível só por recolher fundos. Quando houver chuva, serão beneficiados. Mas a chuva depende de Kṛṣṇa, não na vossa capacidade de recolher fundos.