PT/Prabhupada 0042 - Esta iniciação, leve-a muito a sério: Difference between revisions

(Created page with "<!-- BEGIN CATEGORY LIST --> Category:1080 Portuguese Pages with Videos Category:Prabhupada 0042 - in all Languages Category:PT-Quotes - 1976 Category:PT-Quotes...")
 
(Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
 
Line 6: Line 6:
[[Category:PT-Quotes - in Australia]]
[[Category:PT-Quotes - in Australia]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese|PT/Prabhupada 0041 - A vida presente é plena de infortúnio|0041|PT/Prabhupada 0043 - Bhagavad-gita é o principio básico|0043}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 14: Line 17:


<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
{{youtube_right|VLvannmmzAI|This Initiation, Take it Very Seriously - Prabhupāda 0042}}
{{youtube_right|hg3UMExR_SE|This Initiation, Take it Very Seriously - Prabhupāda 0042}}
<!-- END VIDEO LINK -->
<!-- END VIDEO LINK -->


<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<mp3player>http://vaniquotes.org/w/images/760423IN-MEL_clip.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/760423IN-MEL_clip.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->



Latest revision as of 13:46, 18 October 2018



Initiation Lecture Excerpt -- Melbourne, April 23, 1976

Prabhupāda:

No Caitanya-caritāmṛta, enquanto ensinava a Śrīla Rūpa Gosvāmī, Caitanya Mahāprabhu disse,

ei rūpe brahmāṇḍa bhramite kona bhāgyavān jīva
guru-kṛṣṇa-kṛpāya pāya bhakti-latā-bīja
(CC Madhya 19.151)

As entidades vivas, passam de uma forma de vida para outra e vagueiam de um planeta a outro, por vezes em níveis de vida inferiores e por vezes superiores Isto está a acontecer. Chama-se saṁsāra-cakra-vartmani. Ontem à noite comentava, mṛtyu-saṁsāra-vartmani. Esta palavra específica é usada, mṛtyu-saṁsāra-vartmani. Um momento muito difícil da vida, morrer. Todos têm medo de morrer porque depois da morte ninguém sabe o que vai acontecer. As pessoas que são tolas, são animais. Enquanto alguns animais estão a ser mortos, outro animal pensa, "Estou a salvo." Qualquer pessoa com um pouco de inteligência nunca gostará de morrer e aceitar outro corpo. E não sabemos que tipo de corpo vamos obter. Portanto, esta iniciação levada a cabo pela graça de guru e de Kṛṣṇa, não deve ser encarada de uma forma superficial. Devemos encara-la muito seriamente. É uma grande oportunidade. Bīja significa semente, semente de bhakti. O que prometemos perante o Senhor, perante o nosso mestre espiritual, perante o fogo, perante os Vaisnavas nunca nos devemos desviar dessa promessa. Então, permaneceremos fixos na nossa vida espiritual. não ao sexo ilícito, não ao comer carne, não aos jogos de azar, não à intoxicação- estes quatro nãos-e cantar Hare Kṛṣṇa, um sim. Quatro nãos e um sim. Isto fará da vossa vida um sucesso. É muito fácil. Não é difícil. Mas māyā é muito forte, por vezes desvia-nos. Quando māyā pressiona para que nos desviemos, oramos simplesmente a Kṛṣṇa, "Por favor salve-me, sou rendido, plenamente rendido e bondosamente dê-me protecção," e Kṛṣṇa protege-nos. Mas não percam esta oportunidade. É este o meu pedido. Todos os meus bons desejos e bençãos, estão convosco. Vamos aproveitar-nos desta oportunidade de bhakti, bhakti-latā-bīja. Mālī hañā sei bīja kare āropaṇa. Quando temos uma boa semente, temos que semeá-la na terra. Podemos dar o exemplo de uma boa semente de uma rosa de primeira classe, que semeamos no solo e juntamos um pouco, um pouco de água. Crescerá. Também esta semente pode crescer regando-a. Qual é a rega? Śravaṇa kīrtana jale karaye secana (CC Madhya 19.152). A rega da semente bhakti-latā, é śravaṇa-kīrtana, escutar e cantar. Escutaremos dos sannyāsīs e dos Vaiṣṇavas mais sobre este tema. Mas não percam esta oportunidade. Esse é o meu pedido. Muito obrigado. Devotos: Jaya Srila Prabhupada!