PTBR/Prabhupada 0028 - Buda é Deus

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on Sri Isopanisad, Mantra 1 -- Los Angeles, May 3, 1970

Gargamuni: (lendo :) "Também é errado considerar que simplesmente por se tornar um vegetariano alguém pode salvar a si mesmo da trangressão das leis da natureza. Legumes também têm vida. Uma vida é feita para alimentar outro ser vivo, e essa é a lei da natureza. Uma pessoa não deve ser orgulhosa de ser um vegetariano estrito. A questão é reconhecer o Senhor Supremo. Os animais não têm consciência desenvolvida para reconhecer o Senhor, mas um ser humano..."

Prabhupada: Esse é o ponto principal. Assim como existem os budistas, eles também são vegetarianos. De acordo com o princípio budista ... Hoje em dia tudo se deteriorou, mas a propaganda de Buda era fazer com que os patifes ao menos parassem de matar animais. Ahiṁsā paramo dharma. O aparecimento do Senhor Buda é descrito no Śrīmad-Bhāgavatam e em muitos textos védicos. Sura-dviṣām. Ele veio para enganar os demônios. Os demônios ... Ele criou uma tal diretriz que enganou os demônios. Como é que ele enganou? Os demônios, eles são contra Deus. Eles não acreditam em Deus. Então Buda propagou: "Sim, Deus não existe. Mas o que eu digo, você segue." "Sim, senhor." Mas ele é Deus. Isso é trapaça. Sim. Eles não acreditam em Deus, mas eles acreditam em Buda, e Buda é Deus. Keśava-dhṛta-buddha-śarīra jaya jagadīśa hare. Então essa é a diferença entre um demônio e um devoto. Um devoto vê como Kṛṣṇa, Keśava, está traindo esses patifes. O devoto pode entender. Mas os demônios, eles pensam: "Oh, nós temos um líder bom. Ele não acredita em Deus. " (Risos) Você vê? Sammohāya sura-dviṣām (SB 1.3.24). A palavra exata em sânscrito é afirmada no Srimad-Bhagavatam. Você viu, aqueles que leram: sammohāya, para desnortear sura-dviṣām. Sura-dviṣām, pessoas que têm inveja dos Vaisnavas. Os ateus, demônios, eles estão sempre com inveja dos devotos. Essa é a lei da natureza. Você vê esse pai. O pai tornou-se um inimigo de um filho de cinco anos de idade. Qual foi sua culpa? Ele era um devoto. Isso é tudo. Menino inocente. Simplesmente ele era, eu quero dizer, atraído pelo canto do mantra Hare Kṛṣṇa. O próprio pai, ele se tornou um inimigo ferrenho: "Matem esse menino." Então, se um pai pode se tornar inimigo, o que falar dos outros. Portanto, você deve sempre esperar que, assim que você se torna um devoto, o mundo inteiro torna-se seu inimigo. Isso é tudo. Mas vocês têm que lidar com eles, porque vocês são os designados servos de Deus. Sua missão é iluminá-los. Então você não pode ser. Assim como o Senhor Nityānanda, Ele estava ferido, mas ainda assim Ele liberou Jagāi-Mādhāi. Isso deve ser o seu princípio. Às vezes temos que enganar, às vezes temos de ser feridos - tantas coisas. O único dispositivo é como as pessoas podem tornar-se consciente de Kṛṣṇa. Essa é a nossa missão. De uma maneira ou outra esses patifes devem ser convertidos para a Consciência de Kṛṣṇa, seja por este ou por aquele caminho.