PTBR/Prabhupada 0051 - Um cérebro embotado não pode entender o que existe além desde corpo

Revision as of 14:47, 18 April 2015 by Rishab (talk | contribs) (Created page with "<!-- BEGIN CATEGORY LIST --> Category:1080 Portuguese (Brazil) Pages with Videos Category:Prabhupada 0051 - in all Languages Category:PTBR-Quotes - 1976 Category...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Invalid source, must be from amazon or causelessmery.com

Interview with Newsweek -- July 14, 1976, New York

Entrevistador: voce acha que um dia isso movimento de consciencia de Krishna vai ser aceitado de todas as pessoas no mundo?

Prabhupada: Isso não è possivel. Isso movimento é mais pra as pessoas mais inteligentes. De verdade isso movimento de Hare Krishna será somente interessante pra a classe mais inteligente das homens.

Entrevistador: Mais entre a assim-falada classe de homens mais inteligente não tem muitos seguidores de Hare Krishna.

Prabhupada: Salvo se que voce é um homen muito inteligente, voce não vai entender nossa filosofia e sabedoria. Então nos nao esperamos que todos vão aceitar nossa mensagem. Krishna ye bhaja se bada catura. Salvo se que uma pessoa é muito intelligente, ele nao pode virar devoto de Krishna, porque essa inteligência é além do isso mundo. A gente é ocupada por completo no conceito da vida material. Do corpo, sentidos, prazer, prestigio e dinheiro. Nossa consciencia supera isso. Então o cérebro obtuso nao consegui entender o que é alem do isso mundo material. Então voce nao pode esperar que todos vão entender a mensagem de consciencia de Krishna. Isso nao é possivel.

Entrevistador: As cientistas falam hoje em dia muito sobre a perfeiçao genética do ser humano, ou falamos assim que eles são tentando.

Prabhupada: O que significa genetico?

Entrevistador: Eh... não se que significa perfeiçao genetica de verdade?

Bali-mardana: Ontem nos estivemos discutindo sobre a ciência de genes. Eles tentam de analisar os mais pequenos traços do corpo e a mente e querem modificar eles.

Prabhupada: Nos já falamos sobre isso... Aonde é esse livro?

Ramesvara: O livro de Bhakti Svarupa Damodar.

Prabhupad: Sim, traz ele.

Ramesvara: O que voce quer saber?

Entrevistador: eu quero saber seguinte... Antes voces estavam falando sobre o uso de tecnologia moderna, é quando a sociedade tem tecnologia moderna...

Prabhupada: Esse livro de Bhakti Svarupa Damodar? Esta onde?

Entrevistador: Deixa me te falar. Hoje em dia atravez da tecnologia moderna o ser humano é aperfeiçoado, com outros palavras, o homem comun hoje em dia é muito mais inteligente, que agora voce considerasse como um homem inteligente...

Prabhupada: Homem inteligente significa que ele sabe que ele nao é isso corpo - ele é a alma dentro desse corpo... Exatamente como assim, voce tem uma camisa. Voce vesti ela mas voce nao é essa camisa. Todos podem entender. Voce esta dentro da camisa. Semelhante, uma pessoa inteligente sabe que ele nao é o corpo - ele esta dentro do corpo... Isso todos podem entender porque quando o corpo é morto, o que aconteceu? Porque a força da vida, o espirito dentro do corpo saiu, portanto nos falamos que a pessoa é morto.

Entrevistador: Mas existem tantas pessoas inteligentes que nao são iluminadas espiritualmente, talvez ainda essas pessoas inteligentes entendem que eles nao são o corpo, ou que o corpo nao é todo, o corpo é morto e existe uma outra energia. Porque essas pessoas nao aceitam a consciencia de Krishna?

Prabhupada: Quando alguem nao entende essa coisa muito simples, que ele nao é o corpo, então ele nao é melhor do que um animal. Isso é a primeira coisa de realizar sobre espiritualidade. Quando ele acha que ele é o corpo, pois ele é na mesma categoria do que as animais.

Ramesvara: A pergunta dela é seguinte... Supomos que alguem tem um pouco fé que existe vida apois a morte, e pode ser que essa pessoa tambem é considerada muito inteligente no mundo. Porque ele nao é automaticamente...?

Prabhupada: Nao, inteligencia aceitado por a sociedade nao é inteligencia. A sociedade fala que: `Eu só esse corpo´. Eles falam que eu sou americano. `Eu sou indiano. Eu sou medico. Eu sou homem. Eu sou cachorro´. Isso é o entendimento da nossa sociedade material. O entendimento espiritual è alem de isso, que `Eu nao sou esse corpo´. E quando ele prosegui nesse entendimento da identificaçao espiritual, pois ele é inteligente. Mas de outra forma ele é um burro.

Entrevistador: Entâo isso significa...

Prabhupada: Na nossas escrituras reveladas essas pessoas sâo descrito como `mudha´. Mudha significa burro. Então isso é a primeira lição espiritual, o que voce nao deve se identificar com seu corpo.

Entrevistador: Quais respostas vão depois esse entendimento...?

Prabhupada: Exatamente como um cão. O cão nao sabe que ele nao é o corpo. Quando um homem pensa de mesma maneira - `Eu sou o corpo´ - então ele é do mesmo nivel do cão.

Entrevistador: Quais outras entendimentos serão realizados depois esse?

Bali-mardana: Quando voce realiza que voce nao é o corpo, qual é a proxima realizaçao?

Prabhupada: Ha! Isso é uma pergunta muito inteligente. Depois voce precisa realizar seguinte: `Que horrível eu estou somente empenhado nesse conceito material, corporal da vida.´ `Então agora qual é o meu desempenho de verdade´? Isso foi a pergunta importante do grande santo Sanatan goswami, a saber `Agora voce, Krishna me livrarei do engaiolamento material` `Agora meu Deus me fala o que é meu desempenho natural´. Pelo essa razão deve-se aproximar a um mestre espiritual, pra saber, entender o que é meu dever de verdade agora. `Quando eu não sou esse corpo, o que eu sou e que eu precisa fazer´? Porque antes eu estava dia e noite somente interessado em trabalho por isso corpo. `Eu estou comendo, eu estou dormindo, eu estou namorando, eu estou me defendendo - essas coisas pertencem somente ao corpo´. `Quando eu nao sou o corpo, pois o que é meu dever´? Isso é inteligencia.

Ramesvara: Então voce falou, `Qual é a proxima coisa de entender depois realizando que voce nao é o corpo`? Prabhupad fala que a proxima coisa é de procurar conhecimento sobre o desempenho eterna da alma com o Deus, Krishna. e pra isso voce precisa-se aproximar a um mestre espiritual, uma alma auto-realizada por Deus.

Entrevistador: Aproximar-se dele como. Atravez dos seus livros o como.

Bali-mardana: tambem pessoalmente ou...

Pusta Krsna: Prabhupad estava explicando seguinte, que agora no conceito material da vida nos temos tantos deveres. Nos somos trabalhando, comendo, dormindo, namorando, se defendendo - tantas coisas. Mas todo isso desempenho é somente em relaçao com meu corpo. Mas quando eu não sou esse corpo, pois qual é meu dever? O que é minha responsabilidade? Então o proximo estado é que quando ele entende isso, pois ele precisa tomar instruçao de um mestre espiritual, progredi na relaçao com Deus e entender o que é meu dever de verdade. Isso é muito importante.

Prabhupada: Ainda mesmo pra saber como comer, dormir, namorar e defender nos precisamos de instruçao de uma pessoa superior. Por exemplo, comer, então nos precisamos saber quais alimentos nos podemos cozinhar e como cozinhar, quais vitaminas nos precisamos, quais minerais... Então isso tambem requeri uma certa educaçao. E pra dormir a mesma coisa. Então ainda mesmo pra uma vida engaiolado somente com necessidades corporais se precisa de conhecimento de outras pessoas que falar de uma vida espiritual. Então quando voce esta encima desse conceito material da vida - voce pode entender que `Eu nao estou esse corpo, eu sou um parte integrante de Deus, Krishna´- e por essa consciencia espiritual se precisa urgentemente uma direçao dada de um mestre espiritual.