PTBR/Prabhupada 0090 - Administração sistemática – senão, como a ISKCON será feita: Difference between revisions

 
(Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
 
Line 7: Line 7:
[[Category:PTBR-Quotes - in USA]]
[[Category:PTBR-Quotes - in USA]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese (Brazil)|PTBR/Prabhupada 0089 - O brilho de Krishna é a fonte de tudo|0089|PTBR/Prabhupada 0091 - Fique aqui, pelado|0091}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 15: Line 18:


<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
{{youtube_right|ZDUIaVHgLfM|Otherwise How ISKCON Will Be Done? - Prabhupāda 0090}}
{{youtube_right|OL5UAnNEa6A|Administração sistemática – senão, como a ISKCON será feita<br> - Prabhupāda 0090}}
<!-- END VIDEO LINK -->
<!-- END VIDEO LINK -->


<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<mp3player>http://vaniquotes.org/w/images/731205MW.LA_clip.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/731205MW.LA_clip.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 27: Line 30:


<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->     
<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->     
prabhupad: todos pertencem a familia de Krishna, mas nos precisamos observar o que ele esta fazendo pra Krishna. Exatamente assim como todos são cidadãos do estado. Porque tem pessoas que tem uma posiçao mais enzima de outros e tem um titulo muito grande e respeitado?  
Prabhupāda: Todo mundo pertence à família de Krishna, mas temos que ver o que ele está fazendo para Krishna. Assim como todo mundo é cidadão do Estado. Por que a um homem é dada alta posição e grande título?  


prabhupad: porque? Porque ele esta reconhecido.  
Prabhupāda: Por quê? Porque ele é reconhecido.  


sudama: exatamente.  
Sudāmā: Certo.  


prabhupad: então se precisa prestar servicio. Simplesmente falar, `que eu so da familia de Krishna,´mas sim fazer nada por Ele, isso não existe...  
Prabhupāda: Então é preciso dar serviço. Basta sentir, "Eu pertenço à família de Krishna", e não fazer nada para Krishna, isso não é...  


sudama: isso não é bom.  
Sudāmā: Isso não é bom.  


prabhupad: isso não vale. Isso significa que... em pouco tempo ele vai esquecer de Krishna e cai no poço de pecado. Ele vai esquecer de todo.  
Prabhupāda: Isso não é bom. Isso significa que ele vai... Muito em breve ele vai novamente esquecer Krishna. Ele mais uma vez vai esquecer.  


sudama: de verdade, o outro elemento é tão poderoso (maya - energia material - luxuria). Essas pessoas aqui, eles todos esqueceram de deus Krishna embora de ser parte da familia dele, mais porque eles esqueceram de Krishna, nos tambem podem facilmente ser influenciado do esquecimento deles.  
Sudāmā: Na verdade, o outro elemento é muito poderoso. Estas pessoas aqui, porque, mesmo embora elas sejam parte da família de Krishna, todavia, porque elas se esqueceram, então nós nos tornamos influenciados por seu esquecimento.  


prabhupad: Sim. Esquecer Krishna significa indo pra o inferno (maya).  
Prabhupāda: Sim. Esquecimento significa Māyā.  


sudama: Sim. prabhupad: uma vida sim Krishna não vale nada. E somente um poço de esquecimento levando pra o inferno. Só isso. Um vida assim não tem substancia. Esquecimento e escuridão. E andar na escuridão é muito perigoso.  
Sudāmā: Sim.  


sudama: algums devotos as vezes mi perguntaram porque nos não sentimos felicidades no servicio de Krishna. Então quando eles são infelizes, com mente deprimida é bom pra eles continuar na consciencia de Krishna. Eu falo pra eles, aindo quando voce se senti infeliz...  
Prabhupāda: Māyā é nada. É um esquecimento. Isso é tudo. Não tem existência. Esquecimento, ela não se firma. Mas enquanto ela estiver lá, é muito problemático.  


prabhupad: Mas voce precisar mostrar um bom exemplo. Quando voce agir de maneira diferente come eles vão ti seguir com felicidades? Exemplo é melhor de pregar. Porque voce esta morando fora do templo?
Sudāmā: Eu fui questionado por alguns devotos sobre o porquê de às vezes eles não se sentirem felizes. Então, mesmo que eles estejam insatisfeitos, mentalmente, devem, eles ainda devem continuar em Consciência de Krishna. Eu digo a eles, mesmo que você esteja infeliz...  


sudama: Hm, eu...  
Prabhupāda: Mas você deve mostrar exemplo. Se você mostrar exemplo de forma diferente, como eles irão segui-lo? Exemplo é melhor do que o preceito. Por que você está morando fora do templo?


prabhupad: ...essa vez passada aqui eu estava tanto mal com a saúde eu precisava sai desse pais. Isso não significa que eu vou deixa o movimento. Eu fui pra india e mi recuperou. Depois eu fui pra Londres. Isso é certo. Então saúde é as vezes complicado... mas isso não significa que nos vamos sai do movimento. Quando minha saúde não guenta aqui, eu vou pra um outro lugar com melhor clima... eu tem mais de 100 centros em todo o mundo. Nos não vamos poder sair do universo só pra recuperar nossa saúde. Nos precisamos ficar no isso universo. Então porque voce saiu do nosso movimento? ... o devoto sri narottama das thakur fala nos precisamos viver com devotos. Porque eu deixei minha familia? Porque eles não eram devotos. Por isso eu vi pra os estados unidos pra achar voces. De outra forma, eu ficaria muito desconfortável com minha etade avançada lá em india. Não. Nos não devemos viver com descrentes de deus Krishna, embora que eles sejam familia, esposa o filhos. Exatamente como o rei vibhisana. Porque o irmão dele não era devoto ele partiu dele. Ele encontrou com a incarnaçao de deus Ramacandra. Voce sabe do isso?
Sudāmā: Bem, eu...  


Sudama: Sim.  
Prabhupāda: ...na última vez em que eu estava com a saúde muito deteriorada, eu tive que deixar este lugar. Isso não significa que eu vou deixar a Sociedade. Eu fui para a Índia e me recuperei. Ou vim para Londres. Está tudo bem. Portanto, a saúde pode estar às vezes... Mas isso não significa que vamos desistir da Sociedade. Se minha saúde está inadequada aqui, eu vou... Eu tenho uma centena de centros. E você não vai sair deste universo para a recuperação da sua saúde. Você tem que permanecer dentro do universo. Então por que você sai da Sociedade? (pausa) ... Śrī Narottama dāsa Ṭhākura. Nós temos de viver com os devotos. Por que eu deixei minha familia? Porque eles não eram devotos. Por isso eu venho... Caso contrário, na velhice, eu teria ficado confortável. Não. Não devemos viver com os não-devotos, podem ser homens de família ou qualquer um. Assim como Mahārāja Vibhīṣaṇa. Porque seu irmão não era devoto, ele o deixou, o deixou. Ele veio para Rāmacandra. Vibhīṣaṇa. Você sabe disso?


Hrdayananda: Sim prabhupad, é escrito que um sannyasi (santo renunciado da vida material) deve viver sozinho, isso significa só com devotos.  
Sudāmā: Sim.  


prabhupad: Como...! Aonde é escrito que um sannyasi tem que viver sozinho.  
Hṛdayānanda: Então Prabhupāda, ele diz que um sannyāsī deve viver sozinho, isso significa que, somente com devotos.  


hrdayananda: Eu quero dizer que as vezes em seu livros voce fala. prabupad: eu falo como?  
Prabhupāda: Quem...! Onde é dito que o sannyāsī deve viver sozinho?  


hrdayananda: as vezes em seus livros... voce quer dizer só com devotos? prabhpad: generalmente o sannyasi vive sozinho. Mas o dever do sannyasi é pregar.  
Hṛdayānanda: Quero dizer, às vezes em seus livros.  


sudama: isso eu nunca quero abandonar.
Prabhupāda: Como?


prabhupad: como?  
Hṛdayānanda: Às vezes em seus livros. Então, isso significa com os devotos?  


sudama: eu nunca quer parar de pregar a verdade sobre Krishna.  
Prabhupāda: Em geral, o sannyāsī pode viver sozinho. Mas o dever do sannyāsī é pregar.  


prabhupad: pregaçao, voce não pode fabricar coisas pregando. Voce tem que pregar atravez das ordems e os principios dados por seu mestre espiritual. Voce não pode fabricar seu proprio jeito como pregar. Isso não funciona. Tem que ter um lider. Pregar sobre uma liderança. A misericordia de Krishna vem atravez do mestre espiritual (guru)... porque nos cantamos isso? Em todo lugar, no trabalho, na escola, na familia, na cidade, no estado tem um chefe imediato. Então voce precisar satisfazer ele. Isso é seu servicio. Supondo no escritorio, em cado departamento tem um superintendente. E quando voce faz de jeito seu, `Não eu vou fazer como eu quero,´ assim o superintendente vai ser logo desatisfeito com voce, e voce vai ser despedido do servicio. Semelhante, no nosso movimento nos temos superintendente in cado departamento. Então nos tem que servir o superior. Isso é sistematico. Quando todos querem fabricar, inventar o proprio jeito deles na vida, pois vai ter caos na nossa ISKCON (associaçao internacional de consciencia de Krishna).  
Sudāmā: isso eu nunca quero abandonar.  


sudama: Sim, isso é verdade.
Prabhupāda: Como?


prabhupad: Sim. Então agora nos somos uma organizaçao global. Com nos tem o lado espiritual e tambem material. Materialmente nos precisamos de dinheiro pra expandir. Espiritualmente significa que nos precisamos todos servir o outro em concordanza com a ordem do mestre espiritual. De outra maneira como vai ser concluido nossa missão? Exatamente assim como gaurasundara vendi a casa dele, mais ele não deu 50% do dinheiro pra nosso movimento. Isso é errado? Sim obediencia ninguem vai no mundo espiritual. Ele vendi a casa e ficou com todo o dinhiero pra se, aonde é a obediencia, a devocão.
Sudāmā: Eu não quero nunca parar de pregar.
 
Prabhupāda: Pregação, você não pode fabricar pregação. Você deve fazer a pregação de acordo com os princípios ordenados por seu mestre espiritual. Você não pode fabricar seu próprio modo de pregação. Isso é necessário. Deve haver algum líder. Sob a liderança. Yasya prasādād bhagavat... Por que se diz? Em todos os lugares, no escritório, há algum chefe imediato. Então você tem que agradar a ele. Esse é o serviço. Suponha que no escritório, em um departamento há um escritório do superintendente. E se você faz no seu próprio caminho, "Sim, eu estou fazendo o meu negócio", e o superintendente do escritório não está satisfeito, você acha que esse tipo de serviço é bom? Da mesma forma, temos, em todos os lugares temos chefe imediato. Portanto, temos de trabalhar. Isso é sistemático. Se todo mundo fabrica, inventa seu próprio modo de vida, então vai haver caos.
 
Sudāmā: Sim, isso é verdade.
 
Prabhupāda: Sim. Então agora nós somos uma organização global. o lado espiritual, e há o lado material também. Esse não é o lado material. Esse é também o lado espiritual, significa gestão sistemática. Caso contrário, como é que vai ser feito? Assim como Gaurasundara vendeu a casa, e não há nenhum rastro do dinheiro. O que é isto? Ele não perguntou a ele, a ninguém. Ele vendeu a casa, e onde está o dinheiro, não há qualquer vestígio.  
<!-- END TRANSLATED TEXT -->
<!-- END TRANSLATED TEXT -->

Latest revision as of 21:59, 14 October 2018



Morning Walk -- December 5, 1973, Los Angeles

Prabhupāda: Todo mundo pertence à família de Krishna, mas temos que ver o que ele está fazendo para Krishna. Assim como todo mundo é cidadão do Estado. Por que a um homem é dada alta posição e grande título?

Prabhupāda: Por quê? Porque ele é reconhecido.

Sudāmā: Certo.

Prabhupāda: Então é preciso dar serviço. Basta sentir, "Eu pertenço à família de Krishna", e não fazer nada para Krishna, isso não é...

Sudāmā: Isso não é bom.

Prabhupāda: Isso não é bom. Isso significa que ele vai... Muito em breve ele vai novamente esquecer Krishna. Ele mais uma vez vai esquecer.

Sudāmā: Na verdade, o outro elemento é muito poderoso. Estas pessoas aqui, porque, mesmo embora elas sejam parte da família de Krishna, todavia, porque elas se esqueceram, então nós nos tornamos influenciados por seu esquecimento.

Prabhupāda: Sim. Esquecimento significa Māyā.

Sudāmā: Sim.

Prabhupāda: Māyā é nada. É um esquecimento. Isso é tudo. Não tem existência. Esquecimento, ela não se firma. Mas enquanto ela estiver lá, é muito problemático.

Sudāmā: Eu fui questionado por alguns devotos sobre o porquê de às vezes eles não se sentirem felizes. Então, mesmo que eles estejam insatisfeitos, mentalmente, devem, eles ainda devem continuar em Consciência de Krishna. Eu digo a eles, mesmo que você esteja infeliz...

Prabhupāda: Mas você deve mostrar exemplo. Se você mostrar exemplo de forma diferente, como eles irão segui-lo? Exemplo é melhor do que o preceito. Por que você está morando fora do templo?

Sudāmā: Bem, eu...

Prabhupāda: ...na última vez em que eu estava com a saúde muito deteriorada, eu tive que deixar este lugar. Isso não significa que eu vou deixar a Sociedade. Eu fui para a Índia e me recuperei. Ou vim para Londres. Está tudo bem. Portanto, a saúde pode estar às vezes... Mas isso não significa que vamos desistir da Sociedade. Se minha saúde está inadequada aqui, eu vou... Eu tenho uma centena de centros. E você não vai sair deste universo para a recuperação da sua saúde. Você tem que permanecer dentro do universo. Então por que você sai da Sociedade? (pausa) ... Śrī Narottama dāsa Ṭhākura. Nós temos de viver com os devotos. Por que eu deixei minha familia? Porque eles não eram devotos. Por isso eu venho... Caso contrário, na velhice, eu teria ficado confortável. Não. Não devemos viver com os não-devotos, podem ser homens de família ou qualquer um. Assim como Mahārāja Vibhīṣaṇa. Porque seu irmão não era devoto, ele o deixou, o deixou. Ele veio para Rāmacandra. Vibhīṣaṇa. Você sabe disso?

Sudāmā: Sim.

Hṛdayānanda: Então Prabhupāda, ele diz que um sannyāsī deve viver sozinho, isso significa que, somente com devotos.

Prabhupāda: Quem...! Onde é dito que o sannyāsī deve viver sozinho?

Hṛdayānanda: Quero dizer, às vezes em seus livros.

Prabhupāda: Como?

Hṛdayānanda: Às vezes em seus livros. Então, isso significa com os devotos?

Prabhupāda: Em geral, o sannyāsī pode viver sozinho. Mas o dever do sannyāsī é pregar.

Sudāmā: isso eu nunca quero abandonar.

Prabhupāda: Como?

Sudāmā: Eu não quero nunca parar de pregar.

Prabhupāda: Pregação, você não pode fabricar pregação. Você deve fazer a pregação de acordo com os princípios ordenados por seu mestre espiritual. Você não pode fabricar seu próprio modo de pregação. Isso é necessário. Deve haver algum líder. Sob a liderança. Yasya prasādād bhagavat... Por que se diz? Em todos os lugares, no escritório, há algum chefe imediato. Então você tem que agradar a ele. Esse é o serviço. Suponha que no escritório, em um departamento há um escritório do superintendente. E se você faz no seu próprio caminho, "Sim, eu estou fazendo o meu negócio", e o superintendente do escritório não está satisfeito, você acha que esse tipo de serviço é bom? Da mesma forma, temos, em todos os lugares temos chefe imediato. Portanto, temos de trabalhar. Isso é sistemático. Se todo mundo fabrica, inventa seu próprio modo de vida, então vai haver caos.

Sudāmā: Sim, isso é verdade.

Prabhupāda: Sim. Então agora nós somos uma organização global. Há o lado espiritual, e há o lado material também. Esse não é o lado material. Esse é também o lado espiritual, significa gestão sistemática. Caso contrário, como é que vai ser feito? Assim como Gaurasundara vendeu a casa, e não há nenhum rastro do dinheiro. O que é isto? Ele não perguntou a ele, a ninguém. Ele vendeu a casa, e onde está o dinheiro, não há qualquer vestígio.