PTBR/Prabhupada 0732 - Não posso servir ao ar ou ao céu. Tenho de servir à uma pessoa: Difference between revisions

 
m (Text replacement - "<!-- END NAVIGATION BAR --> <!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->" to "<!-- END NAVIGATION BAR --> <!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->")
 
Line 6: Line 6:
[[Category:PTBR-Quotes - in Iran]]
[[Category:PTBR-Quotes - in Iran]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese (Brazil)|PTBR/Prabhupada 0731 - Bhagavata-dharma não é destinado a pessoas que são invejosas|0731|PTBR/Prabhupada 0733 - Tempo é tão valioso. Se você pagar milhões de moedas de ouro, vocênão pode ter um momento de volta|0733}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 18: Line 21:


<!-- BEGIN AUDIO LINK (from English page -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK (from English page -->
<mp3player>File:750314R1-TEHRAN_clip1.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/750314R1-TEHRAN_clip1.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 26: Line 29:


<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT (from DotSub) -->
<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT (from DotSub) -->
Prabhupāda: O que é o significado de sufismo? O significado literário?  
Prabhupāda: Qual é o significado de sufismo? O significado literal?  


Estudante de Yoga: Eh, sufismo significa amar o Deus como os hindu falam de bhakti para amar o Deus.  
Estudante de Yoga: Bem, o sufismo, em certo sentido é o que bhaktismo é no contexto Hindu.  


Prabhupāda: Bhakti significa presta serviço ao Senhor.`Sufismo tem o mesmo significado?  
Prabhupāda: Bhakti significa prestar serviço ao Senhor. Será este o significado?  


Estudante de Yoga: Absolutamente.  
Estudante de Yoga: Absolutamente.  


Prabhupāda: Então quando nos queremos servir o Senhor, então Ele precisa ser uma pessoa, de outra maneira como nos podemos prestar serviço a Ele?  
Prabhupāda: Então, se o Senhor deve ser servido, então, Ele deve ser uma pessoa; de outra maneira como nós poderíamos prestar serviço?  


Estudante de Yoga: Então, os sufis árabe não aceitam uma forma do Senhor, porque...  
Estudante de Yoga: Bem, os Sufis vêem isso, o aspecto pessoal do Senhor...  


Prabhupāda: A não ser que alguém é uma pessoa, como eu posso servir ele? Eu não posso servir o ar ou o céu. Eu preciso servir uma pessoa, não é. O amor não esta no ar ou no céu. O amor esta com a gente. Em todos os seres vivos, não importa se ser humano ou animal. De outra maneira aonde é o amor se não nas criaturas de Deus?  
Prabhupāda: A não ser que seja uma pessoa, como eu posso servi-lo? Eu não posso servir ao ar ou ao céu. Eu preciso servir à uma pessoa. O amor não está no céu ou no ar. Deve ser uma pessoa. Homem ou mulher, não importa. De outra maneira, onde está o amor? A quem amar?  


Estudante de Yoga: Mas os sufis árabe encontram amor em seguintes coisas... por exemplo, eles encontram o amor no rosto de uma mulher bonita...  
Estudante de Yoga: Mas os Sufis encontram amor nessas figuras... Por exemplo, através do rosto de uma bela mulher...  


Prabhupāda: No rosto de uma mulher?  
Prabhupāda: Através do rosto de uma bela mulher?  


Estudante de Yoga: Sim.  
Estudante de Yoga: Sim.  


Prabhupāda: Sim isso é o perigo das materialistas.  
Prabhupāda: Mas isso os materialistas também encontram.  


Estudante de Yoga: Sim isso é a mente materialista, absolutamente.  
Estudante de Yoga: Esse é o aspecto material, absolutamente.  


Prabhupāda: Por isso os mulçumanos não aceitam uma forma nenhum de Deus, porque quando eles pensam em beleza eles pensam em mulheres. Na estante quando eles pensam em uma forma de maior beleza eles pensam materialmente em uma mulher. Isso degrada a gente. Por isso os mulçumanos não aceitam uma forma de Deus percebido por nossos olhos. Isso é também mencionado em nosso escrituras reveladas, as vedas: apani-padah javano grahita: `O Deus não tem pernas nem mãos.´ Mas isso nega só uma forma material de Deus. Depois as vedas falam: javano grahita: `O Deus aceita qualque coisa amorosa que você oferece a Ele.´ Isso significa somente que o Deus não tem uma forma material, mas Ele tem um corpo espiritual, de outra maneira como Ele pode reciprocar seu amor com Ele. Como Ele pode responder amorosamente? Por causa de nossa mente materialista os mulçumanos náo aceitam uma forma de Deus. Mas nossas vedas descrevem que o Deus simultaneamente tem forma e no mesmo tempo esta sem forma. Sem forma significa que Seu corpo não é material, e com forma significa que Seu corpo é espiritual. Mesmo como eu estou, ou você... Eu... moro neste corpo mas eu não sou esse corpo. Isso corpo não é eu. Mas da aonde vem isso corpo? Porque existe meu corpo. Porque meu capote tem manga, porque meu corpo tem braços. O capote é só a cobertura. Porque meu corpo tem braços e pernas, o capote também tem e minha calça. Mas minha calça e diferente de minha perna. Ela somente cobre minha perna. Semelhante, o corpo não é eu, é como minha calça tambem tem perna e mihna jaqueta tem braços. Meu verdadeiro `eu´ esta dentro do corpo, asmin dehe. Eu tem uma forma espiritual, e isso é minha alma dentro do meu corpo. Quando eu poderia ver a forma espiritual de Deus e da minha alma, não existia essa contraversão entre nossa percepção com Deus. Mas nos não percebemos o espirito. Por isso a gente fala `O Deus não pode ser adorado em uma forma pessoal.´ Mas quando o Deus não tem corpo, como nos podemos ter corpo? Não pode ser? O alfaiate faz a jaqueta em semelhança ao corpo do homem. Porque a jaqueta tem braços e concluído que também o homem que possui ela tem braços e um corpo. Como você pode fala que o Deus não tem forma? A dificuldade e seguinte que nos podemos só percebe a forma da jaqueta mas não de nos. Isso é a falha de nossos olhos materialistas - não que o Deus não tem uma forma, mas que nos somos cegos.  
Prabhupāda: Por isso, no Islamismo a forma é rejeitada porque ele vai chegar a esse ponto. Assim que eles pensam na forma, eles pensam desta forma material, um belo rosto de mulher. Isto é degradação. Portanto, você é restrito a não conceber uma forma material. Essa é a concepção védica. Apāni-pādaḥ javano grahītā: "Ele não tem pernas nem mãos." Isto é, nega-se a forma. Em seguida ele diz, os Vedas dizem, javano grahītā: "Ele pode aceitar o que você tem a oferecer a Ele." Isso significa que Ele... Deus não tem forma material, Mas ele tem forma; caso contrário, como Ele pode aceitar? Como Ele pode entender o meu amor? Assim, portanto, no islamismo original a forma não é aceita. Assim esta é a descrição védica, com forma e sem forma. Sem forma significa sem forma material, e com forma significa forma espiritual, simultânea. Assim como eu estou, ou você... Nós... Eu moro neste corpo, mas eu não sou esse corpo. Esta forma não é "eu sou". Mas de onde a forma do corpo veio à existência? Porque eu tenho forma. O agasalho conseguiu uma mão porque eu tenho uma mão. O agasalho é só a cobertura. Se eu não tenho forma, então como o agasalho conseguiu mão, a calça conseguiu perna? Assim, a calça praticamente não é a perna. A perna real está dentro da calça. Da mesma forma, esta não é a minha forma; isso é como uma calça, perna da calça ou mão do casaco. A verdadeira forma está dentro, asmin dehe. Aquela não é a forma material. Se eu pudesse ver a forma real, você pudesse ver, então não haveria controvérsia, o espírito. Mas eles não podem ver. Por isso se diz "sem forma." Se ele não tem forma, então como a forma exterior aparece? Como pode ser? O alfaiate faz o casaco porque o homem tem uma forma. Assim como o casaco conseguiu mãos, então conclui-se que o homem para o qual o casaco é feito, ele tem forma. Como você pode afirmar que não tem forma? A dificuldade é que podemos ver a forma do casaco, mas não podemos ver a forma do homem. Esse é o defeito dos meus olhos - não que Deus seja sem forma. Deus não é sem forma.  


Estudante de yoga: O Deus pode ser visto em associação com santos.  
Estudante de yoga: Deus é visto na forma de santos. Deus é visto na forma de santos.  


Prabhupāda: Sim, é verdade? Isso é a primeira qualificação. Mas o Deus tem uma forma pessoal. O Deus tem muitas formas. Isso é a conclusão de nossas escrituras reveladas, as vedas. Mas nossos olhos precisam ser purificados, sem pecado. Isso esta escrito, atah sri-krishna-namadi na bhaved grahyam indriyaih (Bs 1.2.234). Por nossos sentidos escurecidos... Mesma coisa, exatamente como eu posso ver seu corpo. Mas não consigo ver sua mente, coração e alma. Mas quando a alma vai embora, quando se morre, pois o corpo torna-se só cocó. Ninguem gosta de um corpo morto. Quando a alma sai do nosso corpo ninguém mais quer ama esse corpo do pai, marido, filho. Mas quando a alma esta dentro todo mundo ama o pai, marido, filho. Ninguem quer separar do pai, filho, marido emcorporificado. Então a gente não tem conhecimento sobre a alma por isso eles se identificam com o corpo e falam que o Deus não pode ser adorado com uma forma.
Prabhupāda: Hum? Isto é outra coisa. Isto é secundário. Mas Deus tem forma. Essa é a conclusão. Mas não podemos ver com nossos olhos atuais. Isso está descrito, atah-Sri-kṛṣṇa Namadi na bhaved indriyaiḥ grahyam (Brs 1.2.234). Por esses seus sentidos embotados... Um exemplo, assim como eu vejo você. O que eu vejo em você? Seu corpo. Você me vê - meu corpo. E quando o corpo está lá mas a alma não está, então isto é um pedaço de matéria. Você pode até chuta-lo que ninguém vai protestar. Se você quebra com suas pernas e botas um corpo morto, ninguém vai dizer: "Por que você está fazendo isso?" Mas enquanto a alma estiver lá, se alguém é agredido desta forma, imediatamente haverá protesto de todo o lado: "Por que você está fazendo isso?" Assim, as pessoas não têm conhecimento sobre a forma real. Por isso eles dizem que é sem forma.
<!-- END TRANSLATED TEXT -->
<!-- END TRANSLATED TEXT -->

Latest revision as of 06:59, 29 November 2017



Room Conversation with Yoga Student -- March 14, 1975, Iran

Prabhupāda: Qual é o significado de sufismo? O significado literal?

Estudante de Yoga: Bem, o sufismo, em certo sentido é o que bhaktismo é no contexto Hindu.

Prabhupāda: Bhakti significa prestar serviço ao Senhor. Será este o significado?

Estudante de Yoga: Absolutamente.

Prabhupāda: Então, se o Senhor deve ser servido, então, Ele deve ser uma pessoa; de outra maneira como nós poderíamos prestar serviço?

Estudante de Yoga: Bem, os Sufis vêem isso, o aspecto pessoal do Senhor...

Prabhupāda: A não ser que seja uma pessoa, como eu posso servi-lo? Eu não posso servir ao ar ou ao céu. Eu preciso servir à uma pessoa. O amor não está no céu ou no ar. Deve ser uma pessoa. Homem ou mulher, não importa. De outra maneira, onde está o amor? A quem amar?

Estudante de Yoga: Mas os Sufis encontram amor nessas figuras... Por exemplo, através do rosto de uma bela mulher...

Prabhupāda: Através do rosto de uma bela mulher?

Estudante de Yoga: Sim.

Prabhupāda: Mas isso os materialistas também encontram.

Estudante de Yoga: Esse é o aspecto material, absolutamente.

Prabhupāda: Por isso, no Islamismo a forma é rejeitada porque ele vai chegar a esse ponto. Assim que eles pensam na forma, eles pensam desta forma material, um belo rosto de mulher. Isto é degradação. Portanto, você é restrito a não conceber uma forma material. Essa é a concepção védica. Apāni-pādaḥ javano grahītā: "Ele não tem pernas nem mãos." Isto é, nega-se a forma. Em seguida ele diz, os Vedas dizem, javano grahītā: "Ele pode aceitar o que você tem a oferecer a Ele." Isso significa que Ele... Deus não tem forma material, Mas ele tem forma; caso contrário, como Ele pode aceitar? Como Ele pode entender o meu amor? Assim, portanto, no islamismo original a forma não é aceita. Assim esta é a descrição védica, com forma e sem forma. Sem forma significa sem forma material, e com forma significa forma espiritual, simultânea. Assim como eu estou, ou você... Nós... Eu moro neste corpo, mas eu não sou esse corpo. Esta forma não é "eu sou". Mas de onde a forma do corpo veio à existência? Porque eu tenho forma. O agasalho conseguiu uma mão porque eu tenho uma mão. O agasalho é só a cobertura. Se eu não tenho forma, então como o agasalho conseguiu mão, a calça conseguiu perna? Assim, a calça praticamente não é a perna. A perna real está dentro da calça. Da mesma forma, esta não é a minha forma; isso é como uma calça, perna da calça ou mão do casaco. A verdadeira forma está dentro, asmin dehe. Aquela não é a forma material. Se eu pudesse ver a forma real, você pudesse ver, então não haveria controvérsia, o espírito. Mas eles não podem ver. Por isso se diz "sem forma." Se ele não tem forma, então como a forma exterior aparece? Como pode ser? O alfaiate faz o casaco porque o homem tem uma forma. Assim como o casaco conseguiu mãos, então conclui-se que o homem para o qual o casaco é feito, ele tem forma. Como você pode afirmar que não tem forma? A dificuldade é que podemos ver a forma do casaco, mas não podemos ver a forma do homem. Esse é o defeito dos meus olhos - não que Deus seja sem forma. Deus não é sem forma.

Estudante de yoga: Deus é visto na forma de santos. Deus é visto na forma de santos.

Prabhupāda: Hum? Isto é outra coisa. Isto é secundário. Mas Deus tem forma. Essa é a conclusão. Mas não podemos ver com nossos olhos atuais. Isso está descrito, atah-Sri-kṛṣṇa Namadi na bhaved indriyaiḥ grahyam (Brs 1.2.234). Por esses seus sentidos embotados... Um exemplo, assim como eu vejo você. O que eu vejo em você? Seu corpo. Você me vê - meu corpo. E quando o corpo está lá mas a alma não está, então isto é um pedaço de matéria. Você pode até chuta-lo que ninguém vai protestar. Se você quebra com suas pernas e botas um corpo morto, ninguém vai dizer: "Por que você está fazendo isso?" Mas enquanto a alma estiver lá, se alguém é agredido desta forma, imediatamente haverá protesto de todo o lado: "Por que você está fazendo isso?" Assim, as pessoas não têm conhecimento sobre a forma real. Por isso eles dizem que é sem forma.