PTBR/Prabhupada 0738 - Krishna e Balarama desceram de novo como Caitanya e Nityananda: Difference between revisions

 
(Vanibot #0019: LinkReviser - Revised links and redirected them to the de facto address when redirect exists)
 
Line 1: Line 1:
<!-- BEGIN CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN CATEGORY LIST -->
[[Category:1080 Portugal (Brazil) Pages with Videos]]
[[Category:1080 Portuguese (Brazil) Pages with Videos]]
[[Category:Prabhupada 0738 - in all Languages]]
[[Category:Prabhupada 0738 - in all Languages]]
[[Category:PTBR-Quotes - 1975]]
[[Category:PTBR-Quotes - 1975]]
Line 7: Line 7:
[[Category:PTBR-Quotes - in India, Mayapur]]
[[Category:PTBR-Quotes - in India, Mayapur]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese (Brazil)|PTBR/Prabhupada 0737 - O primeiro conhecimento espiritual é este - "Eu não sou este corpo"|0737|PTBR/Prabhupada 0739 - Nós devemos tentar construir um templo muito bom para Sri Caitanya Mahaprabhu|0739}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 19: Line 22:


<!-- BEGIN AUDIO LINK (from English page -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK (from English page -->
<mp3player>File:750326CC-MAYAPUR_clip1.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/750326CC-MAYAPUR_clip1.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 27: Line 30:


<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT (from DotSub) -->
<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT (from DotSub) -->
Então aqui Kṛṣṇa Caitanya and Nityānanda, a identificação deles é Lord Kṛṣṇa and Balarāma. Agora, na encarnação de Kṛṣṇa, estes dois irmãos estavam ocupados como vaqueirinhos. e amigos das gopīs, filhos de Mãe Yaśodā and Nanda Mahārāja. Isso é a vida real em Vṛndāvana. Kṛṣṇa and Balarāma, Eles são vaqueirinhos Essa é a história da tenra idade de Kṛṣṇa-Balarāma. E a Sua outra empresa, quando Eles foram para Mathurā, Eles mataram Kaṁsa e os lutadores, e, novamente, quando eles foram para Dvārakā, Eles tiveram que lutar com tantos demônios. Mas a Sua vida de infância, até os dezesseis anos, Eles estavam em Vṛndāvana, vida feliz, simplesmente amor. Isso é paritrāṇāya sādhūnām ([[Vanisource:BG 4.8|BG 4.8]]). Sādhus, devotos, eles estão sempre ansiosos para ver Kṛṣṇa, Balarāma e Seus associados. Eles estão sempre muito aflitos por conta da separação. Para dar-lhes o rejuvenescimento da vida, Kṛṣṇa-Balarāma brincam em Seus dias de infância em Vṛndāvana. E fora de Vṛndāvana, a partir de  Mathurā até Dvārakā e outros lugares, o negócio era vināśāya ca duṣkṛtām: matança. Então Eles tem dois negócios: um para pacificar os devotos, e o outro é para matar os demônios. Claro, Kṛṣṇa and Balarāma, Eles são a Verdade Absoluta. Não há diferença entre matar e amar. Eles ... Absoluto. Aqueles que foram mortos, você sabe, eles também foram libertos deste cativeiro material.
Então aqui Kṛṣṇa Caitanya and Nityānanda, a identificação deles é Lord Kṛṣṇa and Balarāma. Agora, na encarnação de Kṛṣṇa, estes dois irmãos estavam ocupados como vaqueirinhos. e amigos das gopīs, filhos de Mãe Yaśodā and Nanda Mahārāja. Isso é a vida real em Vṛndāvana. Kṛṣṇa and Balarāma, Eles são vaqueirinhos Essa é a história da tenra idade de Kṛṣṇa-Balarāma. E a Sua outra empresa, quando Eles foram para Mathurā, Eles mataram Kaṁsa e os lutadores, e, novamente, quando eles foram para Dvārakā, Eles tiveram que lutar com tantos demônios. Mas a Sua vida de infância, até os dezesseis anos, Eles estavam em Vṛndāvana, vida feliz, simplesmente amor. Isso é paritrāṇāya sādhūnām ([[Vanisource:BG 4.8 (1972)|BG 4.8]]). Sādhus, devotos, eles estão sempre ansiosos para ver Kṛṣṇa, Balarāma e Seus associados. Eles estão sempre muito aflitos por conta da separação. Para dar-lhes o rejuvenescimento da vida, Kṛṣṇa-Balarāma brincam em Seus dias de infância em Vṛndāvana. E fora de Vṛndāvana, a partir de  Mathurā até Dvārakā e outros lugares, o negócio era vināśāya ca duṣkṛtām: matança. Então Eles tem dois negócios: um para pacificar os devotos, e o outro é para matar os demônios. Claro, Kṛṣṇa and Balarāma, Eles são a Verdade Absoluta. Não há diferença entre matar e amar. Eles ... Absoluto. Aqueles que foram mortos, você sabe, eles também foram libertos deste cativeiro material.


Agora, esses mesmos dois irmãos, mais uma vez desceram, como Śrī Kṛṣṇa Caitanya-Nityānanda. Sahoditau ([[Vanisource:CC Adi 1.2|CC Ādi 1.2]]): simultaneamente Eles tem aparecido. Não que um apareceu, outro não está lá. Não. Ambos, sahoditau. E eles são comparados com o sol e lua. O negócio de sol e da lua é dissipar a escuridão. O sol surge durante o dia e a lua surge à noite. Mas esse sol e lua, sol e lua maravilhosos, citrau, Eles apareceram juntos. Mas o negócio é o mesmo, tamo-nudau. O negócio é para dissipar a escuridão, porque nós estamos na escuridão. Nós, quem está neste mundo material, ele está na escuridão. Escuridão significa ignorância, nenhum conhecimento. Eles são na sua maioria animais. "Por que eles são animais, homens tão civilizados, tão bem vestidos e com graus de ensino universitário? Por que eles estão na escuridão? "Sim, eles estão na escuridão. "Qual é a prova?" A prova é que eles não são conscientes de Kṛṣṇa. Esta é a prova. Essa é a sua escuridão. Pergunte a qualquer um, item por item, isto... Pergunte, o que eles sabem sobre Kṛṣṇa. Todo mundo é ignorante, escuro. Então, esta é a prova. Como esta é a prova? Agora, Kṛṣṇa diz. Nós não dizemos, Kṛṣṇa diz. Como é que Ele diz? Na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāḥ, māyayāpahṛta-jñānā ([[Vanisource:BG 7.15|BG 7.15]]). Apahṛta-jñānā significa escuridão. Embora eles tenham graus universitários, embora eles sejam chamados civilizados, avançados em civilização material, but māyayāpahṛta-jñānā. Seus graus ... Porque eles não conhecem Kṛṣṇa completamente, e, portanto, não se rendem a Kṛṣṇa, o qual é a própria prospecção. sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja... ([[Vanisource:BG 18.66|BG 18.66]]). Ele é a prospecção pessoalmente. Porque esses patifes e tolos, eles estão na escuridão - eles não sabem o que é o objetivo da vida - Kṛṣṇa é tão gentil que Ele é a prospecção: sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja. Esta é a filosofia. Ainda assim eles não estão fazendo isso. Por quê? Narādhamāḥ. Porque o mais baixo da humanidade, narādhama. Como eles se tornaram narādhama? Agora, duṣkṛtina, sempre cometer vida pecaminosa. O que é vida pecaminosa? sexo ilícito, comer carne, intoxicação e jogos de azar. Porque eles são viciados a estas coisas são duṣkṛtina e narādhama, o mais baixo da humanidade. E seja qual for o conhecimento que eles estão adquirindo pela chamada educação, isto é falso conhecimento. Māyayāpahṛta-jñānā. Esta é a posição.  
Agora, esses mesmos dois irmãos, mais uma vez desceram, como Śrī Kṛṣṇa Caitanya-Nityānanda. Sahoditau ([[Vanisource:CC Adi 1.2|CC Ādi 1.2]]): simultaneamente Eles tem aparecido. Não que um apareceu, outro não está lá. Não. Ambos, sahoditau. E eles são comparados com o sol e lua. O negócio de sol e da lua é dissipar a escuridão. O sol surge durante o dia e a lua surge à noite. Mas esse sol e lua, sol e lua maravilhosos, citrau, Eles apareceram juntos. Mas o negócio é o mesmo, tamo-nudau. O negócio é para dissipar a escuridão, porque nós estamos na escuridão. Nós, quem está neste mundo material, ele está na escuridão. Escuridão significa ignorância, nenhum conhecimento. Eles são na sua maioria animais. "Por que eles são animais, homens tão civilizados, tão bem vestidos e com graus de ensino universitário? Por que eles estão na escuridão? "Sim, eles estão na escuridão. "Qual é a prova?" A prova é que eles não são conscientes de Kṛṣṇa. Esta é a prova. Essa é a sua escuridão. Pergunte a qualquer um, item por item, isto... Pergunte, o que eles sabem sobre Kṛṣṇa. Todo mundo é ignorante, escuro. Então, esta é a prova. Como esta é a prova? Agora, Kṛṣṇa diz. Nós não dizemos, Kṛṣṇa diz. Como é que Ele diz? Na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāḥ, māyayāpahṛta-jñānā ([[Vanisource:BG 7.15 (1972)|BG 7.15]]). Apahṛta-jñānā significa escuridão. Embora eles tenham graus universitários, embora eles sejam chamados civilizados, avançados em civilização material, but māyayāpahṛta-jñānā. Seus graus ... Porque eles não conhecem Kṛṣṇa completamente, e, portanto, não se rendem a Kṛṣṇa, o qual é a própria prospecção. sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja... ([[Vanisource:BG 18.66 (1972)|BG 18.66]]). Ele é a prospecção pessoalmente. Porque esses patifes e tolos, eles estão na escuridão - eles não sabem o que é o objetivo da vida - Kṛṣṇa é tão gentil que Ele é a prospecção: sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja. Esta é a filosofia. Ainda assim eles não estão fazendo isso. Por quê? Narādhamāḥ. Porque o mais baixo da humanidade, narādhama. Como eles se tornaram narādhama? Agora, duṣkṛtina, sempre cometer vida pecaminosa. O que é vida pecaminosa? sexo ilícito, comer carne, intoxicação e jogos de azar. Porque eles são viciados a estas coisas são duṣkṛtina e narādhama, o mais baixo da humanidade. E seja qual for o conhecimento que eles estão adquirindo pela chamada educação, isto é falso conhecimento. Māyayāpahṛta-jñānā. Esta é a posição.  
<!-- END TRANSLATED TEXT -->
<!-- END TRANSLATED TEXT -->

Latest revision as of 09:42, 13 June 2018



Lecture on CC Adi-lila 1.2 -- Mayapur, March 26, 1975

Então aqui Kṛṣṇa Caitanya and Nityānanda, a identificação deles é Lord Kṛṣṇa and Balarāma. Agora, na encarnação de Kṛṣṇa, estes dois irmãos estavam ocupados como vaqueirinhos. e amigos das gopīs, filhos de Mãe Yaśodā and Nanda Mahārāja. Isso é a vida real em Vṛndāvana. Kṛṣṇa and Balarāma, Eles são vaqueirinhos Essa é a história da tenra idade de Kṛṣṇa-Balarāma. E a Sua outra empresa, quando Eles foram para Mathurā, Eles mataram Kaṁsa e os lutadores, e, novamente, quando eles foram para Dvārakā, Eles tiveram que lutar com tantos demônios. Mas a Sua vida de infância, até os dezesseis anos, Eles estavam em Vṛndāvana, vida feliz, simplesmente amor. Isso é paritrāṇāya sādhūnām (BG 4.8). Sādhus, devotos, eles estão sempre ansiosos para ver Kṛṣṇa, Balarāma e Seus associados. Eles estão sempre muito aflitos por conta da separação. Para dar-lhes o rejuvenescimento da vida, Kṛṣṇa-Balarāma brincam em Seus dias de infância em Vṛndāvana. E fora de Vṛndāvana, a partir de Mathurā até Dvārakā e outros lugares, o negócio era vināśāya ca duṣkṛtām: matança. Então Eles tem dois negócios: um para pacificar os devotos, e o outro é para matar os demônios. Claro, Kṛṣṇa and Balarāma, Eles são a Verdade Absoluta. Não há diferença entre matar e amar. Eles ... Absoluto. Aqueles que foram mortos, você sabe, eles também foram libertos deste cativeiro material.

Agora, esses mesmos dois irmãos, mais uma vez desceram, como Śrī Kṛṣṇa Caitanya-Nityānanda. Sahoditau (CC Ādi 1.2): simultaneamente Eles tem aparecido. Não que um apareceu, outro não está lá. Não. Ambos, sahoditau. E eles são comparados com o sol e lua. O negócio de sol e da lua é dissipar a escuridão. O sol surge durante o dia e a lua surge à noite. Mas esse sol e lua, sol e lua maravilhosos, citrau, Eles apareceram juntos. Mas o negócio é o mesmo, tamo-nudau. O negócio é para dissipar a escuridão, porque nós estamos na escuridão. Nós, quem está neste mundo material, ele está na escuridão. Escuridão significa ignorância, nenhum conhecimento. Eles são na sua maioria animais. "Por que eles são animais, homens tão civilizados, tão bem vestidos e com graus de ensino universitário? Por que eles estão na escuridão? "Sim, eles estão na escuridão. "Qual é a prova?" A prova é que eles não são conscientes de Kṛṣṇa. Esta é a prova. Essa é a sua escuridão. Pergunte a qualquer um, item por item, isto... Pergunte, o que eles sabem sobre Kṛṣṇa. Todo mundo é ignorante, escuro. Então, esta é a prova. Como esta é a prova? Agora, Kṛṣṇa diz. Nós não dizemos, Kṛṣṇa diz. Como é que Ele diz? Na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāḥ, māyayāpahṛta-jñānā (BG 7.15). Apahṛta-jñānā significa escuridão. Embora eles tenham graus universitários, embora eles sejam chamados civilizados, avançados em civilização material, but māyayāpahṛta-jñānā. Seus graus ... Porque eles não conhecem Kṛṣṇa completamente, e, portanto, não se rendem a Kṛṣṇa, o qual é a própria prospecção. sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja... (BG 18.66). Ele é a prospecção pessoalmente. Porque esses patifes e tolos, eles estão na escuridão - eles não sabem o que é o objetivo da vida - Kṛṣṇa é tão gentil que Ele é a prospecção: sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja. Esta é a filosofia. Ainda assim eles não estão fazendo isso. Por quê? Narādhamāḥ. Porque o mais baixo da humanidade, narādhama. Como eles se tornaram narādhama? Agora, duṣkṛtina, sempre cometer vida pecaminosa. O que é vida pecaminosa? sexo ilícito, comer carne, intoxicação e jogos de azar. Porque eles são viciados a estas coisas são duṣkṛtina e narādhama, o mais baixo da humanidade. E seja qual for o conhecimento que eles estão adquirindo pela chamada educação, isto é falso conhecimento. Māyayāpahṛta-jñānā. Esta é a posição.