PT/Prabhupada 0007 - A manutenção de Krishna vai chegar



Lecture on SB 1.5.22 -- Vrndavana, August 3, 1974

Brahmānanda: O Brāhmaṇa não aceita nenhum emprego.

Prabhupada: Não. Ele pode morrer de fome mas não vai aceitar nenhum emprego. Assim é o brāhmaṇa. Kṣatriya também, e vaiśya também. Apenas o śūdra. O vaiśya vai descobrir algum negócio. Vai descobrir algum negócio. Portanto,aqui está uma história verídica. O Sr. Nandi, há muito,muito tempo, em Calcutá, foi ter com um amigo: "-Se puderes dar um pequeno capital, posso começar algum negócio." Então, ele disse: "-És vaiśya? Comerciante?" "-Sim". "-Oh, estás a pedir-me dinheiro? O dinheiro está na rua. Podes descobrir." Então, ele disse: "-Eu não encontro." "-Não encontras? O que é aquilo?" "-Aquilo, aquilo é um rato morto." "-Aquilo é o teu capital." Reparem bem.

Então, naqueles dias a praga em Calcutá, a praga existia. A declaração municipal era que seriam pagos dois annas, por qualquer rato morto, levado para o escritório municipal. Então ele pegou no rato morto e levou-o para o escritório municipal. Recebeu dois annas. Então, ele comprou algumas nozes de betel podres com dois annas, e lavou-as e vendeu-as por quatro annas, ou cinco annas. Desta forma, mais uma vez, mais uma vez, mais uma vez, aquele homem tornou-se um homem muito rico. Um dos membros da sua família foi nosso irmão espiritual. Família Nandi. Essa família Nandi, ainda assim, eles têm quatrocentos, quinhentos homens para comer diariamente. Uma grande família aristocrática. E a regra da sua família é que assim que um filho ou filha nasce, cinco mil rúpias são depositadas no banco, e na época de seu casamento, que cinco mil rúpias com interesse, ele pode levá-lo. Caso contrário, não há mais participação no capital. E todos os que vivem na família, ficam com comida e abrigo. Esta é a sua ... Mas a origem, quero eu dizer, o fundador desta família, Nandi, começou seu negócio com um rato, um rato morto.

Isso é realmente verdade, realmente verdade, que se alguém quer viver de forma independente ... Em Calcutá eu já vi. Mesmo vaiśyas de classe pobre, e pela manhã pegam em algum ḍāl, um saco de ḍāl, e vão de porta em porta. Ḍāl é necessário em qualquer lugar. Desta forma, de manhã fazem negócios com ḍāl, e à noite levam uma lata de querosene. Então, à noite, todos vão vai precisar. Ainda encontram isso na Índia, eles ... Ninguém estava à procura de emprego. Um pouco, tudo o que tiver, vendendo algumas nozes moídas ou amendoins. Vai fazendo alguma coisa. Afinal, Kṛṣṇa está a dar subsistência a todos. É um erro pensar que: "-Este homem está a dar-me subsistência." Não. O Śāstra diz, eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān. É a confiança em Kṛṣṇa, que "Kṛṣṇa deu-me a vida, Kṛṣṇa enviou-me aqui. Então, Ele vai dar-me a minha subsistência. Assim, de acordo com a minha capacidade, deixe-me fazer alguma coisa, e através dessa fonte, a manutenção de Krishna virá."