PT/Prabhupada 0054 - Todos estão simplesmente causando problemas a Krishna



His Divine Grace Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada's Appearance Day, SB 6.3.24 -- Gorakhpur, February 15, 1971

Os Māyāvādīs querem provar que a verdade última é nirākāra, impessoal. Kṛṣṇa da-lhes inteligência, "Sim, dá este argumento. Explica esta lógica, esta lógica, aquela lógica." Similarmente, Kṛṣṇa dá... Existe um provérbio bengali que explica como Deus actua, certo homem casado está a orar a Deus, "Meu querido Senhor, esperemos que esta noite não haja nenhum roubo, assalto, em minha casa. Por favor salve-me." Esse homem está a recitar a oração, a orar dessa maneira. Outro homem, um ladrão, ora, "Meu querido Senhor, esta noite vou assaltar aquela casa. Por favor ajude-me a tirar algo." Como é que Kṛṣṇa vai actuar? (risos) Kṛṣṇa está no coração de todos. Kṛṣṇa tem que satisfazer muitas orações. Muitas orações da parte do assaltante, do ladrão e do dono da casa. Kṛṣṇa faz os ajustes...Mas Ele continua...A inteligência de Kṛṣṇa, reside na forma como Ele ajusta as coisas. Dá a todos liberdade. A todos dá facilidades, porém é um aborrecimento para Ele. Portanto, Kṛṣṇa aconselha a Seus devotos, "Não façam planos. Seu canalha, seu tolo, não Me dês problemas. (risos) Por favor rende-te a Mim. Segue o Meu plano, serás feliz. Fazes planos mas estás triste. Eu também estou triste. (risos) Também estou triste. Chegam-Me tantos planos diariamente, e tenho que os satisfazer." Mas Ele é misericordioso. Se um... Ye yathā māṁ prapadyante tāṁs... (BG 4.11).

À excepção do devoto de Kṛṣṇa, todos dão, mais e mais e mais e mais problemas a Kṛṣṇa. Por isso são chamados duṣkṛtina. Duṣkṛtina, o maior herético, os heréticos. Não façam nenhum plano. Só darão problemas a Kṛṣṇa. Aceitem o plano de Kṛṣṇa. Portanto, o devoto nem sequer ora para a sua manutenção. Esse é um devoto puro. Ele nem sequer importuna Kṛṣṇa para a sua manutenção básica. Se fica sem manutenção, sofrerá, jejuará, porém, nunca pedirá a Kṛṣṇa. "Kṛṣṇa tenho muito fome. Dê-me alguma comida." Claro está que Kṛṣṇa está atento a Seu devoto, mas o devoto rege-se pelo princípio de nunca expor a Kṛṣṇa qualquer plano. Que Kṛṣṇa tome conta. Devemos actuar de acordo ao plano de Kṛṣṇa.

Qual é o nosso plano? O nosso é, Kṛṣṇa diz, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ (BG 18.66). Man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī. O nosso plano é o mesmo. Fazemos propaganda em nome de Kṛṣṇa, "Torna-te consciente de Kṛṣṇa," Temos que dar o nosso exemplo de como estamos a tornar-nos conscientes de Kṛṣṇa, de como adoramos Kṛṣṇa, da razão de sair à rua, para cantar o nome de Kṛṣṇa, o nome transcendental. Agora distribuímos a prasādam de Kṛṣṇa. Dentro das nossas possibilidades, a nossa única ocupação é a de convencer as pessoas a tornarem-se conscientes de Kṛṣṇa. Isso é tudo. Para esse propósito, podeis fazer o vosso plano, porque esse é o plano de Kṛṣṇa. Mas isso também deve ser sancionado por Kṛṣṇa. Não inventem ou manufacturem o vosso próprio plano. Portanto, para vos guiar, é necessário o representante de Kṛṣṇa. Esse é o mestre espiritual.

Existe um plano gigantesco, um programa gigantesco. Portanto, temos que seguir os passos dos mahājanas. Como está afirmado aqui, dvādaśaite vijānīmo dharmaṁ bhāgavataṁ bhaṭāḥ. Ele disse, "Nós, os mahājanas elegidos, os representantes de Kṛṣṇa, sabemos o que é bhāgavata-dharma, o que é o dharma de Kṛṣṇa." Dvādaśa. Dvādaśa. Dvādaśa quer dizer doze nomes que já foram mencionados: svayambhūr nāradaḥ śambhuḥ... (SB 6.3.20). Eu já expliquei. Yamarāja disse, "Só nós, estas doze pessoas, representantes de Kṛṣṇa, sabemos o que é bhāgavata-dharma." Dvādaśaite vijānīmaḥ. Vijānīmaḥ que dizer, "nós sabemos." Dharmaṁ bhāgavataṁ bhaṭāḥ, guhyaṁ viśuddhaṁ durbodhaṁ yaṁ jñātvāmṛtam aśnute. "Nós sabemos." Portanto, aconselha-se, mahājano yena gataḥ sa panthāḥ (CC Madhya 17.186). Tal como eles próprios estabeleceram, estes mahājanas são o verdadeiro caminho para a compreensão de Kṛṣṇa, ou a emancipação espiritual.

Nós seguimos a Brahma-sampradāya, e o primeiro é Svayambhū. Brahmā. Brahmā, depois, Nārada e de Nārada, Vyāsadeva. Assim sucessivamente passando por Madhvācārya, Śrī Caitanya Mahāprabhu e mais. Hoje, e porque estamos a seguir os passos de Śrī Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Prabhupāda, este dia, hoje, é seu dia de aparecimento. Devemos honrar com muito respeito este tithi e devemos orar assim a Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī, "Nós estamos ocupados no seu serviço. Dê-nos força, dê-nos inteligência. Estamos a ser guiados pelo seu servo." Devemos orar desta maneira. Penso que pela tarde iremos distribuir prasādam.