PT/Prabhupada 0053 - Primeiro é preciso ouvir



Lecture on SB 2.1.5 -- Delhi, November 8, 1973

Então, nós também somos prakṛti. Somos também a energia de Deus. E porque estamos a tentar utilizar os recursos da matéria, portanto, as coisas materiais têm valor. Caso contrário, elas não têm valor, zero. Mas a nosso actividade é ... Isso está indicado aqui, porque agora estamos envolvidos nesta matéria... A matéria não é a nossa actividade. A nossa única actividade é como de sair da matéria. Esta é a nossa actividade real. Se quiserem esta actividade, então o processo está aqui. O que é isso? Śrotavyaḥ kīrtitavyaś ca. A menos que ouçam, como podem entender a vossa posição? Quando vocês entenderem Deus, Kṛṣṇa, e entenderem que são parte e parcela de Deus, ou Kṛṣṇa, então podem compreender a vossa posição: "Oh, nós somos parte e parcela de Deus." Kṛṣṇa é a Pessoa Suprema, ṣaḍ-aiśvarya-pūrṇam, pleno de todas as opulências. Assim como um filho louco vagueia na rua, quando entende com bom discernimento que "-O meu pai é tão rico, tão poderoso, e porque é que ando a vaguear na rua como um louco? Eu não tenho comida, nenhum abrigo. Ando a pedir de porta em porta." Em seguida, ele toma consciência. Isto é chamado de fase brahma-bhūta (BG 18.54). "Oh, eu sou, eu não sou esta matéria. Eu sou alma espiritual, parte e parcela de Deus. Oh".

Esta é a consciência. Estamos a tentar despertar esta consciência. Este é o melhor serviço de bem-estar para as pessoas, para despertar a sua consciência perdida. Ele de forma imprudente pensa que "-Eu sou um produto material, e eu tenho que ajustar as minhas coisas neste mundo material." Esta é a sua imprudência. Verdadeira inteligência é concluir que é Brahma-bhūta, ahaṁ brahmāsmi. ahaṁ brahmāsmi "Eu sou parte e parcela de Deus. Deus é o Brahman supremo. Eu sou, sou parte e parcela... "Assim como parte integrante do ouro, uma mina de ouro, pode ser um pequeno brinco, isso também é ouro. Da mesma forma, a pequena partícula de água do mar é também da mesma qualidade, salgada. Da mesma forma, nós, sendo partes integrantes de Deus, temos as mesmas qualidades. Qualitativamente, nós somos um. Por que estamos a perseguir o amor? Porque há amor em Kṛṣṇa. Estamos aqui a adorar Rādhā-Kṛṣṇa. Originalmente, é o amor. Portanto, nós, sendo partes integrantes de Deus, também estamos a tentar amar. Um homem está a tentar amar uma mulher, a mulher está a tentar amar um homem. Isto é natural. Isto não é artificial. Mas é pervertido na cobertura material. Esse é o defeito. Quando estamos livres dessa cobertura material, somos então, qualitativamente, ānandamayo 'bhyāsāt (Vedānta-sūtra 1.1.12), tão alegres ... como Kṛṣṇa que está sempre a dançar ... nunca vão encontrar Kṛṣṇa ... Vocês já viram a imagem de Kṛṣṇa. Ele está a lutar com a serpente Kāliya. Ele está a dançar. Ele não tem medo da serpente. Ele está a dançar. Como Ele dança com as gopīs em rāsa-līlā , da mesma forma, Ele dança com a cobra. Porque Ele é ānandamayo 'bhyāsāt. Ele é ānandamaya, sempre alegre. Sempre. Vocês vão ver Kṛṣṇa... Kṛṣṇa ... Assim como em Kurukṣetra enquanto durava a batalha. Kṛṣṇa é alegre. Arjuna é melancólico, porque ele é uma entidade viva, mas Ele não é melancólico. Ele é alegre. Essa é a natureza de Deus. Ānandamayo 'bhyāsāt. Este é o sutra, no Brahma-sūtra, que "Deus é ānandamaya, sempre alegre, sempre feliz." Então, vocês podem também ficar alegres quando voltarem para casa, de volta ao Supremo. Esse é o nosso problema.

Portanto, como podemos ir até lá? A primeira coisa é que devemos ouvir. Śrotavyaḥ. Basta tentar ouvir o que é Deus, o que é o Seu reino, como Ele age, como Ele é alegre. Estas coisas devem ser ouvidas. Śravaṇam. Então, assim que vocês estão convictos, "Oh, Deus é tão bom", então vocês vão estar ansiosos para demonstrar ou para transmitir esta notícia ao mundo inteiro. Isto é kīrtanam. Isto é kīrtanam.