PT/Prabhupada 0080 - Krishna Gosta Muito de Brincar com os Seus Amiguinhos



Lecture on CC Madhya-lila 21.13-49 -- New York, January 4, 1967

e-mata anyatra nāhi śuniye adbhuta
yāhāra śravaṇe citta haya avadhūta
'kṛṣṇa-vatsair asaṅkhyātaiḥ'-śukadeva-vāṇī
kṛṣṇa-saṅge kata gopa-saṅkhyā nāhi jāni
(CC Madhya 21.18-19)

Gopa. Kṛṣṇa, na Sua morada, é tal qual um rapaz de dezasseis anos. e o Seu passatempo principal é o de levar as vacas aos campos de pastagem com os Seus amigos e brincar com eles. Esta é a actividade diária de Kṛṣṇa. Śukadeva Gosvāmī escreveu um verso muito bonito. Estes meninos que brincam com Kṛṣṇa, acumularam, em suas vidas prévias, montanhas de actividades piedosas. Kṛta-puṇya-puñjāḥ (SB 10.12.11). Sākaṁ vijahruḥ. Itthaṁ satāṁ brahma-sukhānubhūtyā. Śukadeva Gosvāmī escreve que estes rapazes que brincam com Kṛṣṇa, estão a brincar com quem realmente? Estão a brincar com a Suprema Verdade Absoluta, que é considerada impessoal pelos grandes sábios. Itthaṁ satāṁ brahma... Brahma-sukha. Brahma, a realização transcendental Brahman. A fonte da realização Brahman está aqui, Kṛṣṇa. Estes rapazes brincam com este Kṛṣṇa. Ele é a fonte da realização Brahman. Itthaṁ satāṁ brahma-sukhānubhūtyā dāsyaṁ gatānāṁ para-daivatena. E dāsyaṁ gatānām, aqueles que aceitaram o Supremo Senhor como mestre, os devotos, para eles, este Kṛṣṇa é o Supremo Senhor. Para os impersonalistas, Ele é o Brahman Supremo, e para os personalistas, Ele é o Senhor Supremo. E māyāśritānāṁ nara-dārakeṇa. E para aquelas pessoas que estão influenciadas pelo encanto do materialismo, Ele é um rapaz qualquer. Māyāśritānāṁ nara-dārakeṇa sākaṁ vijahruḥ kṛta-puṇya-puñjāḥ (SB 10.12.11). Com Ele, estes rapazes, que acumularam actividades piedosas durante milhões e milhões de nascimentos, têm agora a oportunidade de brincar com Kṛṣṇa pessoalmente, tal como os rapazes comuns brincam entre si. De igual modo, Kṛṣṇa gosta muito de brincar com os Seus amiguinhos. Isto está mencionado no Brahma-saṁhitā. Surabhīr abhipālayantam, lakṣmī-sahasra-śata-sambhrama-sevyamānam (Bs. 5.29). Isto também está explicado aqui.

eka eka gopa kare ye vatsa cāraṇa
koṭi, arbuda, śaṇkha, padma, tāhāra gaṇana
(CC Madhya 21.20)

Existem muitos amigos, vaqueiros, ninguém os consegue contar. Ninguém...Ilimitado, tudo é ilimitado. Existe um número ilimitado de vacas, um número ilimitado de amigos, tudo é ilimitado.

vetra, veṇu dala, śṛṅga, vastra, alaṅkāra,
gopa-gaṇera yata, tāra nāhi lekhā-pāra
(CC Madhya 21.21)

Estes vaqueiros têm uma vara na mão, vetra. E cada um deles também tem uma flauta. Vetra veṇu dala. E uma flor de lótus, śṛṅgara, um chifre de búfalo. Śṛṅgara vastra, e muito bem vestidos. Cheios de ornamentos. Da forma como Kṛṣṇa se veste, os Seus amigos, os vaqueiros, também se vestem. Quando forem ao mundo espiritual, vocês não serão capazes de distinguir entre quem é Kṛṣṇa e quem não é Kṛṣṇa. São todos parecidos com Kṛṣṇa. Tal como nos planetas Vaikuṇṭha, são todos parecidos com Viṣṇu. A isto chama-se sarupya-mukti. Quando as entidades vivas entram nos planetas espirituais, tornam-se tão bons como Kṛṣṇa e Viṣṇu- não há diferença-porque é absoluto. Aqui existe diferença. Os impersonalistas não podem compreender como não existe diferença na individualidade. Logo que pensam em individualidade, oh, pensam que existe diferença. Então, qual é a libertação? Sim. Na verdade, não existe diferença. A diferença é que Kṛṣṇa é uma pessoa, e os outros que são pessoas, são conscientes que "Kṛṣṇa é o nosso objecto de amor."É assim mesmo. O centro é Kṛṣṇa. Deste modo, os rapazes, as moças e Kṛṣṇa, todos desfrutam de felicidade espiritual.