PT/Prabhupada 0096 - Devemos Estudar da Pessoa Bhagavata



Lecture on BG 13.4 -- Miami, February 27, 1975

Esta forma de pensar, "Americano, indiano, hindu, muçulmano," é tudo sujeira no meu coração. Limpemos o coração. Hṛdy antaḥ-sthaḥ abhadrāṇi. A sujeira está dentro do meu coração e se limpamos o coração, libertamo-nos das designações. Naṣṭa-prāyeṣu abhadreṣu nityaṁ bhāgavata-sevayā (SB 1.2.18). Naṣṭa-prāyeṣu. Esta sujeira será limpa se ouvirmos regularmente o Śrīmad-Bhāgavatam ou o Bhagavad-gītā. Nityaṁ bhāgavata... E bhagavata significa o livro Bhagavata e a pessoa bhagavata. A pessoa bhagavata é o mestre espiritual. Ou qualquer outro devoto elevado. Ele é bhagavata, maha-bhagavata, bhagavata. Bhagavata-sevaya quer dizer não ler só o Bhagavad-gita e o Bhagavatam, mas também quer dizer estuda-los da pessoa bhagavata. Isso é necessário. Caitanya Mahaprabhu aconselhou, bhagavata para giya bhagavata-sthane: "Se quiseres aprender o Bhagavata, aproxima-te a uma pessoa bhagavata que é uma alma realizada." Não a um profissional. Isso não nos ajudará. Algo formal, profissional- Vou a um templo, a uma igreja e regresso à condição de vida infernal de..., não. Simplesmente associa-te com a pessoa bhagavata que é uma alma realizada e escuta dele este mesmíssimo livro, o mesmo conhecimento. O representante de Krsna. Tal como Krsna diz, tat samasena me srnu. Me srnu: "Escuta de Mim ou do Meu representante. Então, serás beneficiado."

Estes centros foram estabelecidos para dar oportunidade às pessoas que estão a sofrer não só nesta vida, mas vida após vida.

ei rupe brahmanda bhramite kona bhagyavan jiva
guru-krsna-krpaya paya bhakti-lata-bija
(CC Madhya 19.151)

É nosso dever e aceitámos este dever em nome de Krsna. Krsna vem ensinar pessoalmente. Ele deixou-nos o Seu Srimad-Bhagavatam. E depois, Ele delega a Seus devotos a explicação às pessoas em geral. Nós estamos a tentar fazer isso. Não manufacturamos nada nem colocamos algo da nossa autoria. Os activos e a propriedade já existiam. Nós simplesmente distribuímos na qualidade de peão. Isso é tudo. E não temos dificuldades. Se apresentarmos o Bhagavata-gita, a instrução de Krsna, tal como ela é, completamos o nosso dever. Não temos que inventar nada; nem sequer temos o poder para inventar o que quer que seja. Tal como existem muitas pessoas que inventam novos tipos de ideias, novos tipos de filos..., é tudo um disparate. Isso não ajudará. Aceitem o verdadeiro conhecimento.