PT/Prabhupada 0120 - Poder Místico Inconcebível



Morning Walk At Cheviot Hills Golf Course -- May 17, 1973, Los Angeles

Prabhupāda: Traduziste ou não?

Svarūpa Dāmodara: Inconcebível?

Prabhupāda: Sim. Inconcebível ou místico.

Svarūpa Dāmodara: Poder místico.

Prabhupāda: Sim.

Svarūpa Dāmodara: Estou a fazer a recolha do que Śrīla Prabhupāda explicou, as diferentes acintya-śaktis que observamos.

Prabhupāda: Esta acintya--śakti manifesta-se. A névoa, a neblina. Nós não temos o poder de a afastar. Está mais além do nosso poder. Podemos dar alguma explicação com um malabarismo de palavras...

Transeunte que passa: Bom dia.

Prabhupāda: Bom dia. ... que" Tais químicos, tais moléculas, e isto e aquilo," tantas coisas. Mas (risos) não temos o poder de afasta-la.

Svarūpa Dāmodara: Sim. Eles dão uma explicação sobre como a névoa é formada. Chamam-lhe...

Prabhupāda: Isso, somos capazes de fazer. Isso, também eu posso fazer. Não tem muito mérito. Mas se sabes como foi formada, então anula-a.

Svarūpa Dāmodara: Nós sabemos como se formou. Nós sabemos como se formou.

Prabhupāda: Então, se sabes, descobre como anular. No passado, quando havia guerra, a brahmāstra atómica era lançada. No outro lado...brahmāstra produz um calor excessivo. O outro bando produzia algo, que transformava a arma em água. Porque a água é necessária para anular o calor. Onde é que está essa ciência?

Svarūpa Dāmodara: Tal como o leite. O leite é branco mas é só água. É designado como uma suspensão coloidal de proteínas, caseína, na água. De igual modo, esta névoa é somente uma suspensão coloidal de água no ar.

Prabhupāda: Sim. Então, cria algum fogo que a afaste imediatamente. A água pode ser afastada pelo fogo. Cria algo assim. Isso, tu não podes. Só tens que atirar uma bomba. Haverá calor e a névoa vai embora. Faz isso.

Karandhara: Isso destruiria o planeta. Isso destruiria o planeta. (risos)

Prabhupāda: Hare Kṛṣṇa. A água pode ser neutralizada pelo fogo ou ar. Todos sabemos disso. Portanto, faz isso, uma suspensão. Este poder místico é um desafio para ti. Podes dizer muitos disparates mas não podes neutralizar a névoa. Portanto, é um poder místico. E existem tantas coisas semelhantes. Isso é acintya-śakti. Nem sequer nos ocorre pensar nelas. Mas por arranjos da natureza, o sol nasce-e acabou-se a névoa. Acabou tudo. Um pequeno aumento de temperatura causada pelo sol, e acabou-se tudo. Nīhāram iva bhāskaraḥ. Este exemplo é dado no Bhāgavata. Nīhāra, é chamado nīhāra. O nīhāra. é imediatamente dissipado pelo bhāskara, pelo sol, de igual modo, se podermos despertar a nossa devoção adormecida, acabamos com tudo, acabamos com todas as reacções pecaminosas. Nīhāram iva bhāskaraḥ. Tão só cria... Calcula a composição química do sol. Cria tão só um sol e lança-o. É simplesmente um futuro teórico, enganação, malabarismo de palavras. Isso não é bom.

Svarūpa Dāmodara: Mas esse é o significado de pesquisa. Pesquisar é compreender aquilo que anteriormente não era conhecido.

Prabhupāda: Sim. Pesquisa quer dizer que vocês admitem que sois todos tolos e sem vergonha. Quem é que faz a pesquisa? Aqueles que não sabem. De não ser assim, qual seria a necessidade de pesquisa? Vocês não sabem. Isso vocês admitem. Existem tantos poderes místicos. E não sabeis como estão a funcionar. Portanto, têm que admitir o poder inconcebível. E sem aceitar o princípio do poder inconcebível, não existe a questão sobre Deus. Não é como esse Bala-yogī que se tornou Deus. Essas coisas são para os canalhas, os tolos. Mas aqueles que são inteligentes, eles põem à prova o poder inconcebível. Tal como nós aceitamos Kṛṣṇa como Deus- poder inconcebível. Aceitamos Rāma - poder inconcebível. Não de uma forma barata. Chga um sem vergonha e declara, "Eu sou Deus." E outro sem vergonha aceita. Não é assim. "Ramakrishna é Deus." Não aceitamos. Temos que observar o poder místico inconcebível. Tal como Kṛṣṇa, quando era uma criança, levantou uma colina. Isso é poder místico inconcebível. Rāmacandra construiu uma ponte feita de pedra sem pilares. As pedras flutuavam: "Vá lá, flutuem." Isso é poder inconcebível. E porque não conseguem conceber este poder inconcebível, quando ouvem descrições dele, dizem, "Oh, isso é tudo lenda." Qual é a palavra que designa? Mitologia. Mas estes grandes, grandes sábios, Vālmīki e Vyāsadeva e outros ācāryas, desperdiçaram o seu tempo a escrever mitologia? Académicos eruditos tão elevados? Mas eles não consideravam isso como sendo mitologia. Aceitaram como factos verdadeiros. Houve um incêndio florestal. Todos os amigos e vaqueiros ficaram perturbados. Dirigiram-se a Kṛṣṇa: "Kṛṣṇa, que devemos fazer?" "Está bem." Ele engoliu todo o fogo. Isso é poder místico inconcebível. Esse é Deus. Aiśvaryasya samagrasya vīryasya yaśasaḥ śriyaḥ (Viṣṇu Purāṇa 6.5.47) Essas seis opulências em pleno. Esse é Deus. Nós também temos energia inconcebível ou poder místico. Em quantidade diminuta. Tantas coisas ocorrem dentro do nosso corpo. Não podemos explicar. O mesmo exemplo. As minhas unhas crescem da mesma maneira. Apesar de estarem estragadas devido a doença, crescem de novo. Não sei como funciona mas a unha cresce e encaixa-se de uma forma perfeita. Ela sai do meu corpo. Isso é poder místico. É poder místico para mim e para os doutores, para todos... Não pode ser explicado.