PT/Prabhupada 0178 - A ordem dada por Krishna é Dharma



Lecture on SB 1.10.1 -- Mayapura, June 16, 1973

Dharma significa o que é dado pela Suprema Personalidade de Deus. Isso é dharma. Não podes fabricar o dharma. Assim como hoje em dia, muitos dharmas foram fabricados. Eles não são dharma. Dharma significa a ordem que é dada pelo Senhor. Isso é dharma. Assim como Krishna disse: sarva-dharman parityajya mam ekam saranam vraja (BG 18.66). Nós fabricamos tantos dharmas: dharma hindu, dharma muçulmano, dharma cristão, Parsee dharma, Buddha dharma, este dharma, aquele dharma. Eles não são dharma. Eles são uma mistura mental, uma elaboração mental. Caso contrário, haverá contradição. Por exemplo, os hindus pensam que a matança de vacas é adharma, e os muçulmanos pensam que matar vacas é o seu dharma. Então, o que está correto? Matar vacas é adharma ou dharma?

Então, estas são especulações mentais. O Caitanya-caritamrta karaca diz: "ei bhala ei manda saba manodharma " Invenção mental . O dharma real é o que é ordenado pela Suprema Personalidade de Deus. Isso é dharma. Portanto, Krishna diz: sarva-dharman parityajya mam ekam saranam vraja (BG 18.66). "Desiste de todos os teus dharmas fabricados. Aqui está o dharma real." Saranam vraja. "Apenas rende-te a Mim." Isso é dharma real. Dharmam tu saksad bhagavat-pranitam (SB 6.3.19). Assim como a lei. As leis podem ser fabricadas ou dadas pelo governo. Não podes fazer nenhuma lei em tua casa. Isso não é lei. Lei significa a ordem dada pelo governo. O supremo governo é a Suprema Personalidade de Deus. Aham sarvasya prabhavo mattah parataram nanyat (BG 10.8). Não existe alguém maior que Krishna. Portanto, a ordem dada por Krishna é dharma. O nosso movimento para a consciência de Krishna é esse dharma. Krsna diz: sarva-dharman parityajya mam ekam saranam vraja. (BG 18.66) "Desiste de todos os outros chamados dharmas, este dharma, aquele dharma, tantos dharmas. Simplesmente rende-te a Mim."

Então estamos a pregar o mesmo princípio, e isso é confirmado por Caitanya Mahaprabhu. Sri Caitanya Maha ... Amara ajnaya guru hana tara 'ei desa, yare dekha tare kaha krsna-upadesa (CC Madhya 7.128). Este é o dharma. Caitanya Mahaprabhu não fabricou nenhum novo sistema de dharma. Não. Caitanya Mahaprabhu é o próprio Krishna. Namo maha-vadanyaya krsna-prema-pradaya te, krsnaya krsna-caitanya-namne ((CC Madhya 19.53). Então, a única diferença é ... Ele é o próprio Krishna. A única diferença é que Krishna, como a Suprema Personalidade de Deus, ordena diretamente que "Abandona todas os disparates, simplesmente rende-te a Mim." Este é Krishna. Porque Ele é a Suprema Personalidade de Deus, Ele está dando uma ordem direta. O mesmo Krishna, porque as pessoas O entenderam mal ... Mesmo grandes, grandes estudiosos dizem: "É demais que Krishna esteja ordenando desta forma." Mas eles são patifes. Eles não sabem. Eles não conseguem entender quem é Krishna. Portanto, porque as pessoas O entenderam mal, Krishna veio como um devoto para ensinar a como se render a Krishna perfeitamente. Krishna veio. Assim como às vezes o meu criado me dá uma massagem. Eu digo, recebendo a massagem na cabeça: "Faça assim." Então, não sou o seu servo, mas estou a ensinar-lhe. Da mesma forma, Sri Caitanya Mahaprabhu é o próprio Krishna, mas Ele está a ensinar perfeitamente a como se aproximar de Krishna, como servir a Krishna. O mesmo princípio. Krishna disse: " Entrega-te a Mim" e Caitanya Mahaprabhu diz: " Entrega-te a Krishna." Então, em princípio, não há mudança.