PT/Prabhupada 0177 - A consciência de Krishna é um facto eterno



Lecture on SB 1.15.28 -- Los Angeles, December 6, 1973

Então temos essa relação íntima. Então, quando chegamos a essa posição de entender o nosso relacionamento íntimo com Deus, ou Krishna, isso chama-se svarupa-siddhi, svarupa-siddhi. Svarupa-siddhi significa realização da perfeição, svarupa-siddhi. Então, aqui, Suta Gosvami diz: sahardena gadhena. Santa. Se um velho amigo encontra outro velho amigo, eles ficam muito satisfeitos. Da mesma forma, se o pai encontra a sua criança perdida, ele fica muito satisfeito e a criança também fica encantada. O marido e a esposa estão separados e novamente se encontraram. Então ficam muito satisfeitos. É bastante natural. O mestre e servo depois de muitos, muitos anos, se eles se encontram novamente , eles ficam muito satisfeitos. Então, temos o nosso relacionamento com Krishna de muitas maneiras: santa, dasya, sakhya, vatsalya, madhurya. Santa, santa significa neutro, simplesmente entender o Supremo. Dasya significa um passo à frente. Assim como dizemos "Deus é óptimo". Isso é santa, apreciar a grandeza de Deus. Mas não há actividade. Mas quando você dá um passo adiante, além de: "Deus é óptimo. Então, eu estou a servir tantos. Sociedade, amizade, amores, gatos, cães e estou a amar muitos. Por que não amar o maior? " Isso chama-se dasya. Simplesmente perceber que Deus é óptimo, também é muito bom. Mas quando avanças voluntariamente: "Agora, por que não servir o grande?" Assim como no caso de serviço comum, aqueles que se dedicam ao serviço, Eles querem tentar avançar do serviço inferior para o serviço superior. O serviço está lá. Mas serviço superior é quando alguém recebe serviço do governo. A pessoa acha que é muito bom. Da mesma forma, quando servimos, quando desejamos servir o grande, isso nos dará uma vida pacífica. Isso é santa, dasya.

Depois, serviço com amizade. Serviço, mestre e servo fazendo serviço, mas quando o servo se torna muito íntimo, há amizade. Eu vi isso na prática em Calcutá. O Dr. Bose, o seu motorista era o seu melhor amigo. Quando ele se sentava no carro, ele conversava com o motorista tudo o que se passava na sua mente. Então, esse motorista, tornou-se o seu amigo íntimo. Todas as conversas confidenciais eram com o motorista. Isso acontece assim. Se o servo se torna muito confidencial, o mestre revela-lhe a sua mente. Ele fala com ele sobre o que fazer. Então, isso chama-se plataforma de amizade. E novamente um avanço maior ... Assim como o relacionamento com pai e filho, mãe e filho. Isso chama-se vatsalya e, finalmente, amor conjugal. Então, assim, estamos relacionados com Krishna de alguma forma ou outra. Com veneração, em servidão, como amigo, com afeição paterna ou como amante. Então, devemos reviver isso. E assim que revivermos qualquer um deles, intimidade, então tornamo-nos felizes, porque isso é eterno. O mesmo exemplo ... O dedo, assim está separado da mão, não está feliz. Assim que se junta, está feliz. Da mesma forma, temos a nossa relação eterna com Krishna. Agora estamos separados, mas assim que nos juntamos a Ele, tornamo-nos yenatma suprasidati.

Portanto, o movimento de consciência de Krishna é benéfico para todos. Apenas tenta reviver a tua consciência original. Que já está lá, nitya-siddha krsna-bhakti. A nossa consciência de Krishna é eternamente um facto. Caso contrário, vocês, europeus, rapazes e raparigas, americanos, há três ou quatro anos atrás, não sabiam quem é Krishna. Por que estais tão ligados a Krishna? Por que estais tão vinculados? A menos que estejais apegados a Krishna não podeis sacrificar o vosso valioso tempo neste templo ou para pregar as glórias de Krishna. Desenvolvestes amor por Krishna. Caso contrário, ninguém é tão tolo que está perdendo tempo. Não. Como é possível? Pode-se dizer que Krishna é indiano, Krishna é hindu. Então, porque é que os cristãos estão interessados? Eles são hindus? Não. Krishna não é hindu nem muçulmano nem cristão. Krishna é Krishna. E tu és parte integrante de Krishna. Este entendimento - "Eu sou hindu", "Sou muçulmano", "Eu sou cristão", "Eu sou americano", "Eu sou indiano" - são apenas designações. Na verdade, sou uma alma espiritual, aham brahmasmi. E Krishna é o Supremo Brahman, param brahma param dhama pavitram paramam bhavan (BG 10.12).

Então temos um relacionamento íntimo com Krishna. Isso é eternamente um facto. Simplesmente temos que reviver isso. Sravanadi-suddha-citte karaye udaya. Temos que criar. Assim como um jovem gosta de amar uma jovem e a jovem gosta de amar um jovem. Isso é natural. Isso é natural. Mas quando se encontram, isso é revivido. Não é uma nova imposição. Está lá. Mas por acaso ou de qualquer maneira, quando estão em contato, a propensão amorosa aumenta. O amor aumenta. Então, a nossa relação com Krishna, é natural. Isso não é anti natural. Nitya-siddha. Nitya-siddha significa que é eternamente um facto. Simplesmente está coberto. Está coberto. Essa cobertura deve ser retirada. Então estamos imediatamente em relação com Krishna, de maneira natural. Essa é a perfeição da consciência de Krishna.