PT/Prabhupada 0184 - Transfere o apego pelo som material para o som espiritual



Lecture on SB 3.26.47 -- Bombay, January 22, 1975

Então, o som é uma coisa muito importante. O som é a causa da nossa escravidão neste mundo material. Assim como nas cidades muito grandes, as pessoas estão apegadas ao som vibrado pelo artista de cinema. E não é só isso, tantas outras coisas que estamos ouvindo através da rádio. Apego ao som. E porque é um som material, estamos a ficar materialmente enredados, emaranhados cada vez mais. Algumas atrizes, alguns artistas de cinema, cantores e as pessoas gostam muito de ouvir esse canto, e o artista recebe quinze mil rúpias por uma música. Há muitos aqui em Bombaim. Então, vê quanta atração temos pela vibração do som material. Da mesma forma, o mesmo apego, se nos dedicarmos a ouvir o Hare Krishna maha-mantra, então liberamos-nos, o mesmo som. Um é material e o outro é espiritual. Então, devemos praticar ser apegados a esta vibração sonora espiritual. Então a nossa vida será bem sucedida.

ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇaṁ
śreyaḥ-kairava-candrikā-vitaraṇaṁ vidyā-vadhū-jīvanam
ānandāmbudhi-vardhanaṁ prati-padaṁ pūrṇāmṛtāsvādanaṁ
sarvātma-snapanaṁ paraṁ vijayate śrī-kṛṣṇa-saṅkīrtanam
(CC Antya 20.12)

Então, este movimento para a consciência de Krishna é para esse propósito: "Você já possui apego ao som. Agora, apenas transfira este apego para o som espiritual. Então a sua vida será bem sucedida." Este é o movimento Hare Krishna, a ensinar as pessoas a transferir o apego do som material para o som espiritual. Narottama dasa Thakura, portanto, canta, golokera prema-dhana, hari-nama-sankirtana, rati na janmilo mais tay. Este som vem do mundo espiritual, golokera prema-dhana, Ao cantar, ao ouvir esse som, iremos desenvolver o nosso adormecido amor original por Deus. Isso é desejado. Prema pum-artho mahan. No mundo material, estamos a aceitar dharmartha-kama-moksa (SB 4.8.41) como muito importante. Purusartha. Dharma, para se tornar religioso e, tornando-se religioso, obtemos o nosso desenvolvimento económico. Dhanam dehi, rupam dehi, yaso dehi, dehi dehi. Kama. Por que dehi dehi? Agora, kama, para satisfazer os nossos desejos, desejos luxuriosos. Dharmartha-kama, e quando estamos desgostosos ou incapazes de satisfazer os desejos, então queremos moksa, tornarmos-nos unos com Deus. Estes são os quatro tipos de interesses materiais. Mas o interesse espiritual é prema pum-artho mahan. Para alcançar amor a Deus, que é a maior perfeição. Prema pum-artho mahan.

Então, para alcançar este objetivo da vida, prema pum-artho mahan, nesta Era especialmente, Kali-yuga, porque não podemos fazer outra coisa, é muito, muito difícil. Esta época está cheia de obstáculos. Portanto, kalau ... Este é o método, harer nama harer nama harer namaiva kevalam: (CC Adi 17.21) "Cantar o Hare Krishna mantra," kevalam ", apenas". Kalau nasty eva nasty eva nasty eva gatir anyatha. Em Kali-yuga, porque o principal interesse é como obter alívio desta escravidão material ... Bhutva bhutva praliyate (BG 8.19). As pessoas não entendem nem mesmo isso, qual é realmente a nossa angústia. Krishna diz, a Suprema Personalidade de Deus diz pessoalmente: "Estas são as tuas misérias". O quê? Janma-mrtyu-jara-vyadhi: (BG 13.9) "Repetição de nascimento e morte. Esta é a tua verdadeira miséria da vida". O que estás a pensar desta miséria ou daquela miséria? Todas são temporárias. Todas estão sob as leis da natureza material. Não podes sair disso. Prakrteh kriyamanani gunaih karmani sarvasah (BG 3.27). Prakrti irá forçar-te a fazer algo porque estás contaminado pelos modos materiais da natureza. Portanto, tens que agir sob a direção desta prakrti, natureza material. E enquanto estiveres sob essa natureza material, tens de aceitar nascimento, morte, velhice e doença. Esta é a tua verdadeira miséria.