PT/Prabhupada 0192 - Tirar toda a sociedade humana do poço da escuridão



Lecture on SB 6.1.62 -- Vrndavana, August 29, 1975

No Bhagavad-gītā é dito: paraṁ brahma paraṁ dhāma pavitraṁ paramaṁ bhavān, puruṣaṁ śāśvatam adyam. (BG 10.12). Krishna, o Senhor, é descrito como purusa, e as entidades vivas são descritas como prakriti. Apareyam itas tu viddhi me prakṛtiṁ parā, jīva-bhūto mahā-bāho yayedaṁ dhāryate jagat. (BG 7.5). Krishna explicou. Existe energia material e energia espiritual. Então, jīva-bhūta. Jīva-bhūta, as entidades vivas, elas foram descritos como prakriti, e prakriti significa feminino. E Krishna foi descrito como purusa. Então purusa é o desfrutador, e prakriti é o desfrutado. Não penses que "desfrutado" significa simplesmente sexo. Não. "Desfrutado" significa subordinado, executor da ordem do purusa. Esta é a posição de Krishna e de nós mesmos. Nós somos partes integrantes, assim como as mãos e as pernas são partes e parcelas do corpo. Então, o dever das mãos e das pernas é realizar o meu pedido. Eu digo ás minhas pernas, " Levem-me lá". Elas ... farão isso imediatamente. Minha mão - "Pega nisto". Eu quero. A mão irá pegar. Então, isso é prakriti e purusa. O purusa ordena e a prakriti executa o dever. Esta é a reaidade.... Não que mal falamos de prakriti e purusa, imediatamente há a questão de sexo. Não. Significa ... Prakriti significa obediente, obediente ao purusa. Esta é a maneira natural. Nos países ocidentais, eles tentam artificialmente tornar-se iguais, mas isso não é possível, por natureza. E não há tal questão, inferioridade ou superioridade. Não existe essa questão. Assim como o começo, no início, yato vā imani bhūtāni jayante. Janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). Onde começou este relacionamento entre purusa e prakriti? Janmādy asya yataḥ. Começou a partir da Verdade Absoluta. Portanto, a Verdade Absoluta é Radha-Krishna, o mesmo purusa e prakriti. Mas Radharanī é a servente, a que serve. Radharani é tão especialista que sempre atrai Krishna com o seu serviço. Esta é a posição de Radharani. Krishna é chamado como Madana-Mohana. Aqui em Vrindavana há Madana-Mohana, e Radharani é chamada Madana-Mohana-Mohini. Krishna é tão atraente que ... Somos atraídos por Cupido e Krishna atrai Cupido. Portanto, o nome dele é Madana-Mohana. E Radharani é tão grande que Ela atrai Krishna. Portanto, Ela é a maior. Em Vrindavana, portanto, as pessoas estão acostumadas a cantar o nome de Radharani mais que o nome de Krishna - "Jaya Radhe." Sim. Se queres o favor de Krishna, tenta apenas agradar a Radharani. Então, esse é o caminho.

Agora, aqui é dito, mana madana-vepitam: "A mente estava agitada." Então, essa agitação mental continuará a menos que alguém seja atraído por Madana Mohana. Se não sentirmos atracção por Madana Mohana. Desde há tanto tempo, não somos atraídos por Madana Mohana. Devemos ser atraidos por Madana, madana-vepitam. Este é o processo. E a menos que consigas controlar a tua mente, a menos que possas controlar a tua mente para não ser incomodado por Madana, não há possibilidade de libertação ou salvação. O objetivo final da vida é como se tornar livre desse enredamento material, repetição de nascimento, morte e as três misérias. Essa é a perfeição. Eles não sabem qual é o objetivo da vida, qual é a perfeição da vida, o mundo inteiro. Especialmente nesta Era, eles são tão caídos que não sabem qual é o objetivo da vida. Todos esses grandes, grandes partidos políticos, filósofos, cientistas, eles não têm conhecimento. Eles estão na escuridão. Portanto, é chamada ilusão, na escuridão. Mas entendemos que kṛṣṇa sūrya sama: "Krishna é como o sol." Kṛṣṇa sūrya-sama; māyā ehakāra: "E esta escuridão significa maya."

kṛṣṇa sūrya-sama; māyā andhakāra
yāhāṅ kṛṣṇa, tāhāṅ nāhi māyāra adhikāra
(CC Madhya 22.31)

Mām eva ye prapadyante māyām etāṁ taranti te (BG 7.14). Este é o processo.

Então, é uma óptima ciência. O movimento para a consciência de Krishna é o movimento mais científico para tirar toda a sociedade humana do poço da escuridão.