PT/Prabhupada 0193 - A nossa sociedade destina-se a ouvir sobre estes livros



Dr. P. J. Saher: Por favor tenha a gentileza de elucidar mais sobre a sua técnica do ... Uma pessoa canta o nome de Deus, e por favor elucide ainda mais, de uma maneira particular, ou o que vem ... (Alemão) O que deve ser feito além disso ou como é, como é formulado nisso, naquele total, nesse sistema completo dos seus ensinamentos?

Prabhupada: Sim. Este é o bhakti-marga, significa que a primeira coisa é sravanam, ouvir. Assim como esses livros estão sendo escritos para dar chance às pessoas de ouvir. Esse é o primeiro interesse. Se não ouvimos falar de Deus, simplesmente imaginamos algo. Não. Devemos ouvir sobre Deus. Estamos a publicar oitenta livros como este, simplesmente para ouvir sobre Deus. Então, quando ouve perfeitamente, pode descrever para os outros. Isso é chamado kirtanam. Sravanam, kirtanam. E quando o processo continua: ouvir, cantar ou descrever. Kirtanam significa descrever. Assim como a nossa, toda esta sociedade está a ouvir estes livros e eles depois vão lá fora para descrever. Isso chama-se kirtana. Então, por esses dois processos, ouvindo e cantando, consegue-se lembrar, smaranam. Isso significa lembrar, sempre se associar com Deus.

Dr. P. J. Saher: Então, em todos os momentos, "Lembre-se de mim".

Prabhupada: Sim. Sim. Śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ smaraṇaṁ pāda-sevanam (SB 7.5.23). Então, adorar a Divindade, oferecer flores aos pés de lótus do Senhor, as guirlandas, vestir a Deidade, pāda-sevanam, arcanaṁ vandanam, ofereçer oraçôes, dāsyam, servir. Desta forma, existem nove processos diferentes.

Dr. P. J. Saher: Nós temos uma coisa semelhante no Cristianismo, paralelo a ... (Alemão).

Prabhupāda: Sim. O método cristão, oferecer oraçôes. Isso é bhakti, isso é bhakti. (Alemão) Kali-yuga significa lutar. Ninguém está interessado em entender a verdade, mas as pessoas simplesmente lutam. "Na minha opinião, isso.", eu digo. "A minha opinião, isto.", Você diz: "Na opinião dele....". Tantas opiniões tolas e lutas dentro dos grupos. Esta é a Era. Nenhuma opinião padrão. Todo mundo tem sua própria opinião. Portanto, deve haver lutas. Todos dizem: "Eu penso assim." Então, qual é o seu valor, o seu pensamento desse modo? Isso é Kali-yuga. Porque não há um conhecimento padrão. Se uma criança diz ao pai: "Na minha opinião, deverias fazer assim." Essa opinião deve ser tida em conta? Se a criança não sabe o que é, como pode dar a sua opinião? Mas aqui, nesta Era, todos estão preparados para dar a sua própria opinião. Portanto, há luta, disputa. Assim como as Nações Unidas, todos os homens grandes vão lá para se unirem, mas estão apenas aumentando o número de bandeiras. Isso é tudo. Luta, é uma sociedade de lutas, apenas. O Paquistão, o Hindustan, a América, o Vietname. Era para a unidade, mas foi transformado numa associação de luta. Isso é tudo. Tudo. Porque todos são imperfeitos, qualquer um pensa que pode dar o seu conhecimento perfeito.

Senhora alemã: O senhor quer dizer que Kali-yuga existe o tempo todo?

Prabhupada: Não. Este é o período em que homens tolos se desenvolveram (quebra) ... Em vez de trazer a solução, a luta aumenta. Porque eles não têm um conhecimento padrão. Portanto, este Brahma-sutra diz que devemos estar ansiosos para questionar sobre a Verdade Absoluta. Athāto brahma jijñāsā. Agora a resposta, a próxima citação é, que Brahman, ou a Verdade Absoluta é aquela da qual, ou de Quem, tudo veio. Athāto brahma jijñāsā, janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). Agora, descobre onde está o ... Todo o mundo está tentando descobrir qual é a causa final. Esse deve ser o objetivo. Que se seguimos estas citações filosóficas, a luta irá parar. As pessoas estarão sóbrias. Este verso também Tattva jijñāsā. Tattva jijñāsā significa investigar sobre a Verdade Absoluta. Sente-se, porque deve haver uma classe de homens, classe de homens muito inteligentes na sociedade, que estão a discutir sobre a Verdade Absoluta, e irão informar os outros: "Esta é a Verdade Absoluta, meus queridos amigos, meu querido ..." Faça isso assim. Isso é desejado. Mas aqui todos querem ser a verdade absoluta. Isso é uma luta.