PT/Prabhupada 0213 - Parem a morte - então verei o vosso misticismo



Morning Walk -- June 17, 1976, Toronto

Bhakta Gene: Bem, isso levanta uma questão na minha mente, Sua Graça. No cristianismo tem havido uma história de misticismo desde 100 DC ​​até ao presente. Houve alguns místicos proeminentes, alguns místicos proeminentes, e muitos não tão proeminentes. Agora, como o senhor classifica esses homens, esses místicos cristãos, protestantes e católicos?

Prabhupāda: È um misticismo yóguico. Não tem nada a ver com a vida espiritual. O público comum. Eles querem ver alguns milagres, normalmente, Então, esse poder místico, mostrar alguns milagres e deixa-los espantados. Isso é tudo. Não tem nada a ver com a vida espiritual.

Bhakta Gene: Talvez o senhor me tenha entendido mal. Eu estava me referindo a verdadeiros místicos devocionais, como São João da Cruz, São Francisco de Assis.

Prabhupāda: Se existe serviço devocional, onde há a necessidade do misticismo? Não há necessidade. Deus é o meu senhor, eu sou o seu servo. Onde há necessidade desse misticismo sem sentido?

Bhakta Gene: Eu acho que o termo misticismo, tantas pessoas o têm usado, particularmente aqui nos Estados Unidos.

Prabhupāda: Tantas pessoas, não temos nada a ver com tantas pessoas. Se realmente és servo de Deus, então Deus está lá, és servo. Então o seu interesse está lá. Apenas para cumprir as ordens de Deus. Isso é tudo. Por que queres misticismo? Apenas para mostrar algum malabarismo ás pessoas? Serves Deus. Isso é tudo. E é uma coisa muito simples, o que Deus ordena. Man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Onde está a questão do misticismo? Não há questão de misticismo. Deus diz: "Apenas pensa sempre em Mim. Oferece as tuas reverências e adora-Me." Isso é tudo. Onde está a necessidade do misticismo? É tudo malabarismo.

Indiano: Eu digo, acho que há um conceito ...

Prabhupāda: Você pensa da sua maneira.

Homem indiano: Não, senhor. Há uma concepção errada ...

Prabhupāda: Não há significado no seu pensamento a menos que venhas até à razão.

Homem indiano: Não, senhor. Há uma concepção errada, esse misticismo. Eles dizem que vem com o avanço espiritual. Eu acho que é a isso que ele se está a referir.

Prabhupāda: O problema é que estamos a sofrer neste mundo material, vida após vida, e o nosso objectivo é como novamente voltar para casa, de volta ao Supremo. Isso eles não sabem. Eles estão a mostrar algum misticismo. O que eles ... Parem a morte. Então eu vou ver o misticismo. Qual é esse misticismo sem sentido? Podes parar a morte? É possível? Então, qual é o significado desse misticismo? Todos falsos. O meu problema é que estou a aceitar um corpo e a sofrer, porque assim que eu tenho este corpo material, tenho que sofrer. Depois eu crio outro corpo. E morro. Tathā dehāntara-prāptiḥ (BG 2.13). E novamente começa outro capítulo. Desta forma, da vida da relva até aos semideuses, estou simplesmente a mudar de corpo, a morrer e a nascer. Esse é o meu problema. Então, o que o misticismo fará? Mas isso eles não sabem, qual é o problema. Isso é claramente indicado no Bhagavad-gītā. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Isso é o problema. Estamos a nascer repetidamente e a morrer, e enquanto estamos a viver, há tantos problemas. Jarā-vyādhi. Especialmente idade avançada e doença. Então esse é o problema. Que misticismo irá ajudar? O misticismo irá parar o nascimento, morte, velhice e doença? Então, isso é misticismo. Caso contrário,qual é o uso de coisas sem sentido. (pausa) ... desvio do caminho real. Eles não sabem qual é o objectivo da vida, qual é o problema da vida. Eles criam um pouco de misticismo, e algumas pessoas sem inteligência estão atrás deles. Isso é tudo. "Aqui está o místico".

Indiano: Quão importante é a associação com os devotos?

Prabhupāda: Sim. Satāṁ prasaṅgān mama vīrya-saṁvido bhavanti hṛt-karṇa-rasāyanāḥ kathāḥ (SB 3.25.25). Portanto sādhu-saṅga é requerida. Associação de devotos. Isso é desejado. Então, a nossa vida será bem sucedida. Não com misticismo.