PT/Prabhupada 0215 - Tens de ler e então entenderás
Interview with Newsweek -- July 14, 1976, New York
Entrevistador: Poderia me contar um pouco sobre os seus antecedentes, quando era jovem, que tipos de coisas fez e o que ...
Prabhupāda: Por que devo dizer-lhe?
Entrevistador: Perdoe-me?
Prabhupāda: Por que devo dizer-lhe?
Entrevistador: Se desejar.
Prabhupāda: Por que devo desejar?
Entrevistador: Bem, os repórteres têm que fazer essas perguntas. Caso contrário, eu ficaria sem trabalho.
Hari-śauri: Prabhupāda espera que pergunte algo relevante para isso ...
Rāmeśvara: Ss pessoas estão interessadas em conhecer o senhor, Śrīla Prabhupāda. E se elas se interessarem pelo senhor, então elas também estarão interessadas nos seus livros. Elas estão muito ansiosas para saber sobre o autor de todos os livros que estamos a vender.
Prabhupāda: Mas esses livros, livros ... Vamos falar sobre os livros. Interfere, o que o autor estava a fazer anteriormente?
Entrevistador: O senhor é o tradutor de muitos livros, do que eu entendo.
Prabhupāda: Sim. Então, essa tradução, o próprio livro, vai explicar como eu traduzi.
Entrevistador: Um hm. Eu estava a pensar ...
Prabhupāda: Você lê os livros, então você entenderá. Em vez de me perguntar, é melhor ler os livros. Isso é a verdadeira compreensão.
Entrevistador: Eu estava a pensar apenas como o senhor pessoalmente se interessou e qual foi o caminho para a sua consciência .
Rāmeśvara: Eu entendo. Ela está a perguntar sobre o seu relacionamento com o seu Guru Mahārāja, como o senhor se inspirou para iniciar o movimento para consciência de Krishna e escrever tantos livros.
Prabhupāda: Estas coisas tu mesmo podes responder. Isso não é muito importante para o público.
Rāmeśvara: Eu acho que o público sempre gosta de conhecer a pessoa por trás do movimento.
Convidada: Sim, isso ajuda. As pessoas estão interessadas. As pessoas estão interessadas no desenvolvimento de um homem como o senhor, porque elas podem identificar-se. E assim elas decidem ler o que o senhor escreve.
Prabhupāda: A primeira coisa é que se a pessoa estiver interessada nos nossos livros, então, ela lê os nossos livros. Assim entenderá.
Entrevistador: Entendê-lo?
Prabhupāda: Sim.
Entrevistador: É o que o senhor está a dizer?
Prabhupāda: Sim.
Entrevistador: É o que o senhor está a dizer?
Prabhupāda: Um homem é conhecido quando fala. Quando ele fala. Tāvac ca śobhate mūrkho yāvat kiñcin na bhāṣate: "Um idiota é muito lindo enquanto não fala." Quando ele fala, então pode-se entender o que ele é. Então, o meu discurso está lá nos livros, e se você é inteligente, pode entender. Você não precisa de perguntar. Falando ... Assim como num tribunal. Um grande advogado é conhecido quando fala. Caso contrário, todos são bons advogados. Mas quando ele fala no tribunal, então ele é conhecido, seja ele bom advogado ou não. Então a pessoa tem que ouvir. Tem que ler. Então entenderá. Compreensão real está lá.