PT/Prabhupada 0312 - O homem é um animal racional



Morning Walk -- April 1, 1975, Mayapur

Prabhupāda: Agora, pelo menos para mim, esse movimento da consciência de Kṛṣṇa não é mais teórico. Isso é prático. Eu posso resolver todos os problemas.

Puṣṭa Kṛṣṇa: As pessoas não querem aceitar nenhuma austeridade.

Prabhupāda: Hum?

Puṣṭa Kṛṣṇa: O povo não aceita nenhuma austeridade.

Prabhupāda: Então, você deve sofrer da doença. Se você tem uma doença, deve passar pelo ... O que é essa austeridade? Onde está a austeridade?

Puṣṭa Kṛṣṇa: Se eles não aceitam o medicamento, não podem ser curados.

Prabhupāda: Então eles devem sofrer. Um homem está doente e não quer tomar remédio, então onde está o ...? Ele deve sofrer. Onde está a cura? Pañcadraviḍa: Eles dizem que somos nós que estamos doentes.

Prabhupada: Eh?

Pañcadraviḍa: Dizem que somos nós que estamos doentes. Eles dizem que todos nós somos doentes, não eles.

Prabhupāda: Sim. O surdo pensa que todos os outros são surdos. Isso significa que eles nem são seres humanos. Animais. Eles não chegam à razão: "Se estamos doentes ou se você está doente. Sente-se. Converse". Para isso também, eles não estão prontos. Então? O que podemos fazer com os animais? Pañcadraviḍa: Eles dizem que somos antiquados. Eles não querem mais se preocupar conosco.

Prabhupāda: Então por que você se preocupa com os problemas? Por que você se incomoda com os problemas da sociedade? Você se incomoda, mas não pode fazer uma solução. Em todo o mundo, o jornal está cheio, simplesmente latejante.

Viṣṇujana: Srila Prabhupada, o senhor pode torná-los razoáveis? Se eles não são razoáveis, existe alguma maneira de fazê-los ...

Prabhupāda: Eles são razoáveis. O homem, todo o ser humano, é razoável. Dizem: "O homem é um animal racional". Então, quando a racionalidade não existe, isso significa que eles ainda são animais.

Pañcadraviḍa: Bem, o que pode ser feito com os animais?

Prabhupāda: É ... É uma verdade muito simples. Apenas eu sou esse corpo. Estou a buscar a felicidade. Então, porque estou a buscar a felicidade? Se você simplesmente discutir sobre esse ponto, verá que o homem é razoável. Porque estou a buscar a felicidade? Qual é a resposta? Isso é um facto. Todo o mundo está a buscar a felicidade. Porque estamos a buscar a felicidade? Qual é a resposta?

Pañcadraviḍa: Porque todo o mundo é infeliz e não gosta.

Prabhupāda: Essa é uma maneira oposta, explicação.

Kīrtanānanda: Porque por natureza sou feliz.

Prabhupāda: Sim. Por natureza, sou feliz. E quem é feliz, esse corpo ou a alma?

Puṣṭa Kṛṣṇa: Não, a alma.

Prabhupāda: Quem quer felicidade? Eu quero proteger este corpo - porquê? Porque estou dentro deste corpo. E se eu me afasto deste corpo, quem procura a felicidade deste corpo? Este motivo comum, eles não fazem sentido. Por que estou a buscar a felicidade? Estou a cobrir este corpo para que o corpo não seja afetado pelo frio. Então, porque estou a buscar a felicidade do corpo pelo frio e pelo calor? Porque eu estou dentro do ... Se eu me afasto do interior do corpo, não há mais busca pela felicidade. Se deita o corpo na rua ou ele está no frio extremo ou calor extremo, não importa. Então, quem está a buscar a felicidade? Isso eles não sabem! Para quem está tão ocupado para arranjar felicidade? Isso eles não sabem. Assim como gatos e cães.

Puṣṭa Kṛṣṇa: Mas eles pensam que não têm tempo para cantar o santo nome.

Prabhupāda: Hum?

Puṣṭa Kṛṣṇa: A filosofia deles é que, para serem felizes, eles precisam trabalhar o dia inteiro.

Prabhupāda:. Essa é a sua filosofia. Vocês são patifes, mas nós não estamos a trabalhar. Porque não vê o nosso exemplo? Estamos simplesmente vivendo felizes.