PT/Prabhupada 0317 - Não estamos a render-nos a Krishna. Essa é a doença



Lecture on BG 4.7 -- Bombay, March 27, 1974

Tente entender o que é religião. Deus é um. Deus não pode dizer em algum lugar que "Isto é religião e isto não é religião". Deus diz, Bhagavān Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā ... Aqui se diz, yadā yadā hi dharmasya glānir bhavati (BG 4.7), paritrāṇāya sādhū ... No verso seguinte, Ele disse:

paritrāṇāya sādhūnāṁ
vināśāya ca duṣkṛtām
dharma-saṁsthāpanārthāya
sambhavāmi yuge yuge
(BG 4.8).

As duas atividades, de Kṛṣṇa. Porque Ele já explicou, bhūtānām īśvaraḥ. "Eu sou o controlador de todas as entidades vivas." Portanto, quando houver discrepâncias na execução do dharma, Ele deve punir e recompensar. Paritrāṇāya sādhūnāṁ vināśāya ca duṣkṛtām. Duas coisas.

Assim como é dever do governo proteger ao cidadão cumpridor da lei e punir os bandidos. Esses dois deveres do governo. E o governo supremo, Kṛṣṇa ... Porque, de onde veio essa ideia? O governo recompensa a pessoa cumpridora da lei ou dá proteção, e para os que não cumprem a lei, também há proteção, mas sob punição. Então dharma significa, como Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Isso é dharma. Isso é dharma. E o nosso dharma, a nossa característica também é isso.

Porque todos nós nos rendemos a alguém. Analise todos. Ele tem alguém superior, a quem se rendeu. Pode ser a sua família, a sua esposa ou o seu governo, a sua comunidade, a sua sociedade, o seu partido político. Onde quer que vá, a característica é se render. O que não pode evitar. Essa foi a conversa com o professor Kotovsky em Moscovo. Perguntei-lhe: "Agora, você tem a sua filosofia comunista. Temos a nossa filosofia de Kṛṣṇa. Onde está a diferença na filosofia? Você se rendeu a Lenin e nós rendemo-nos a Kṛṣṇa. Onde está a diferença? " Todo o mundo tem que se render. Não importa a quem se está a render. Se a entrega está correta, as coisas estão corretas. Se a entrega não estiver correta, as coisas não estão corretas. Essa é a filosofia. Então, estamos nos rendendo.

Śrī Caitanya Mahāprabhu explicou isso. Jīvera svarūpa haya nitya-kṛṣṇa-dāsa (Cc. Madhya 20.108-109). Estamos nos rendendo, mas não estamos nos rendendo a Kṛṣṇa. Esta é a doença. Esta é a doença. E o movimento da consciência de Kṛṣṇa significa curar esta doença. Curar esta doença. Kṛṣṇa vem também. Ele diz: yadā yadā hi dharmasya (BG 4.7). O dharmasya glāniḥ, discrepâncias em matéria de executar a religião. quando há discrepâncias, diz Kṛṣṇa, tadātmānaṁ sṛjāmy aham. E abhyutthānam adharmasya. Duas coisas estão lá. Quando as pessoas não se rendem a Kṛṣṇa, elas fabricam muitos Kṛṣṇas. Tantos patifes para se render lá. Isso é adharmasya. Dharma significa se render a Kṛṣṇa, mas em vez de se render a Kṛṣṇa, eles querem se render a gatos, cães, isso, aquilo, tantas coisas. Isso é adharma.

Kṛṣṇa não veio para estabelecer a chamada religião hindu ou muçulmana, ou cristã. Não. Ele veio para estabelecer a religião real. Religião real significa que devemos nos submeter, nos render à pessoa real. Essa é a verdadeira religião. Estamos nos rendendo. Todo o mundo tem alguma ideia. Ele rendeu-se lá. Seja político, social, económico, religioso, qualquer coisa. Todo o mundo tem alguma ideia. E o líder desse ideal também está lá. Portanto, a nossa atividade é render-se. Isso é um fato. Mas, não sabemos onde nos render. Essa é a dificuldade. E, como a rendição é equivocada ou extraviada, o mundo inteiro está numa condição caótica.

Estamos a mudar dessa rendição para essa rendição. Não mais Partido do Congresso. Agora Partido Comunista ". Novamente, "Chega de Partido Comunista. Isso ... Esse partido, aquele partido". Qual é a utilidade de mudar de partido? Por causa desse partido ou daquele partido, eles não se rendem a Kṛṣṇa. Portanto, a menos que chegue ao ponto de se render a Krishna, não pode haver paz. Esse é o ponto. Simplesmente mudar da frigideira para o fogo não o salvará.