PT/Prabhupada 0318 - Venha para o Sol



Lecture on BG 4.22 -- Bombay, April 11, 1974

Um Vaiṣṇava nunca é matsaraḥ. Matsaraḥ significa .... É descrito por Śrīdhara Svāmī. Matsaratā parā utkarṣaṇam asahanam. O mundo material é tal que, se o seu próprio irmão se tornar próspero, você ficará com inveja: "Oh, meu irmão se tornou tão próspero. Eu não pude". Isso é natural aqui. Ciúmes. Porque o ciúme começou em relação a Kṛṣṇa, "Por que Kṛṣṇa deve ser o desfrutador? Eu também desfrutarei". Este ciúme começou. Portanto, toda a vida material é cheia de ciúmes. Estou com ciúmes de você, você está com ciúmes de mim. Este é a situação no mundo material. Então aqui é chamado vimatsaraḥ, sem ciúmes. Como alguém pode ficar sem ciúmes, a menos que seja um devoto de Kṛṣṇa? A pessoa deve estar com ciúmes. Essa é a natureza.

Portanto, Sri Bhāgavata diz que dharmaḥ projjhita-kaitavo 'tra paramo nirmatsarāṇām, vāstavaṁ vastu vedyam atra (SB 1.1.2). Dharma ... Existem muitos sistemas religiosos. Há ciúmes. O chamado sistema religioso, cortando a garganta dos animais. Porquê? Se você é tão mente aberta que vê em todos os lugares Nārāyaṇa, porque está a cortar a garganta das cabras, das vacas ou de outros animais? Você deve ser misericordioso com eles também. Mas essa misericórdia não pode ser exibida sem se ser um devoto, vimatsaraḥ. Nirmatsaraḥ.

Portanto, o chamado sistema religioso que está cheio de matsaratā, ciúme, isso é chamado de kaitava-dharma, trapaça em nome da religião. Portanto, esta consciência de Deus não é uma religião enganadora. É muito ampla. Titikṣavaḥ kāruṇikāḥ suhṛdaḥ sarva-bhūtānām (SB 3.25.21). Esse movimento da consciência de Kṛṣṇa significa que todo o mundo quer se tornar amigo de todos. Caso contrário, se uma pessoa consciente de Kṛṣṇa não se sentir assim, porque deveria se dar ao trabalho de pregar a consciência de Krishna em todo o mundo? Vimatsaraḥ. Deve-se entender que a consciência de Kṛṣṇa é muito agradável, que todos deveriam saborear, todos deveriam participar.

Consciência de Kṛṣṇa significa consciência de Deus. Porque as pessoas estão a sofrer por falta de consciência de Deus. Essa é a causa do sofrimento.

Kṛṣṇa-bahirmukha hañā bhoga vāñchā kare
nikaṭa-stha māyā tāre jāpaṭiyā dhare
(Prema-vivarta)

Essa é a fórmula. Assim que esquecemos Kṛṣṇa, imediatamente existe māyā. Assim como o sol e a sombra, eles existem lado a lado. Se não permanece ao sol, então você chega à sombra, escuridão. E se você não permanecer na escuridão, você vem para o sol. Da mesma forma, se não aceitamos a consciência de Kṛṣṇa, temos que aceitar a consciência de māyā. E se não aceitamos a consciência de māyā, temos que aceitar a consciência de Kṛṣṇa. Lado a lado. Portanto, a consciência de Kṛṣṇa significa não permanecer na consciência escura. Tamasi m jyotir gama. Essa é a instrução védica: "Não fique na escuridão." E que escuridão é essa? A escuridão é o conceito corporal da vida.