PT/Prabhupada 0335 - Educando as pessoas a se tornarem yoguis de primeira classe



Lecture on BG 2.24 -- Hyderabad, November 28, 1972

A brāhmaṇa, ele ora a Kṛṣṇa: "Meu querido Senhor, eu tornei-me o servo dos meus sentidos." Aqui todos são servos dos seus sentidos. Eles querem desfrutar dos sentidos. Não desfrutar - eles querem servir os sentidos. A minha língua diz: "Por favor, leve-me a tal e tal restaurante e dê-me tal e tal suco de galinha". Eu imediatamente vou. Não para desfrutar, mas para cumprir as ordens da minha língua. Portanto, em nome do chamado prazer, todos estamos a servir os sentidos. Em sânscrito, é chamado de go-dāsa. Go significa sentidos. Portanto, a menos que te tornes gosvāmī, a tua vida será estragada. Gosvāmī. Não podes ser ditado pelos sentidos. Tens que ditar os sentidos. Assim que a língua diz: "Agora, vais levar-me a esse restaurante ou darás-me um cigarro". se dizes: "Não. Não há cigarro, não há restaurante; simplesmente kṛṣṇa-prasāda", então és gosvāmī. Então és um gosvāmī. Essa é a característica, sanātana. Porque sou servo eterno de Kṛṣṇa. Então isso é chamado de sanātana-dharma. Isso estamos a descrever no Ajāmila-upākhyāna. Este estágio pode ser alcançado. Tapasā brahmacaryeṇa śamena damena ucaucena tyāgena yamena niyamena (SB 6.1.13).

Portanto, toda a literatura védica é destinada a como controlar os sentidos. Ioga. Yoga indriya-saṁyama. Isso é ioga. Yoga não significa mostrar um pouco de mágica. Essa é a mágica de primeira classe. Se praticas ioga ... eu já vi muitos dos chamados ioguis, mas eles não conseguem controlar o senso de fumar. Entende. Fumar e muitas coisas estão a acontecer. E ainda assim, eles estão a passar por ioguis. Que tipo de iogui? Iogui significa alguém que controla os sentidos. Śamena damena brahmacaryeṇa. Tem... No Bhagavad-gītā, tudo é explicado, onde o sistema de yoga é descrito. E cinco mil anos atrás, Arjuna estava a ouvir sobre essa yoga, sobre controlar os sentidos. Então ele era um gṛhastha e também político, porque ele pertencia à família real. Ele estava a lutar para obter vitória sobre o reino. Então, Arjuna disse francamente: "Meu querido Kṛṣṇa, não é possível tornar-me um iogui, porque esse é um trabalho muito difícil. Estás-me a pedir para me sentar num lugar solitário, num lugar sagrado, e posição perpendicular, simplesmente olhando na ponta do seu nariz, do meu nariz, tantas coisas são ... Mas não é possível para mim. " Ele recusou-se francamente. Então Kṛṣṇa, apenas para incentivar o Seu amigo e devoto ... Ele podia entender que Arjuna estava a ficar dececionado. Ele está francamente admitindo que não é possível para ele. Na verdade, ele é um político. Como é possível que ele se torne iogui? Mas, os nossos políticos estão a anunciar que estão a praticar yoga. Que tipo de yoga? Eles tornaram-se mais do que Arjuna? Nesta Era decaída? Há cinco mil anos, quando havia condições favoráveis. E agora, numa condição tão desfavorável, deteriorada, queres te tornar um chamado iogui? Não é possível. Kṛte yad dhyāyato viṣṇum (SB 12.3.52). Yoga significa meditar em Viṣṇu. Isso foi possível no Satya-yuga. Assim como Vālmīki. Ele meditou por sessenta mil anos e tornou-se perfeito. Então, quem vai viver por sessenta anos? Portanto, não é possível. Portanto, Kṛṣṇa, para encorajá-lo ... Na verdade, o objetivo do yoga, Ele explicou a Arjuna,

Yoginām api sarveṣāṁ
mad-gatenāntar-ātmanā
śraddhāvān bhajate yo māṁ
sa me yuktatamo mataḥ
(BG 6.47).

Yogui de primeira classe. Quem? Yoginām api sarveṣāṁ mad-gatenāntar-ātmanā. Quem está a pensar, sempre em Mim, Kṛṣṇa. "

Portanto, esse movimento da consciência de Kṛṣṇa está a educar as pessoas a se tornarem ioguis de primeira classe. Pense em Kṛṣṇa. Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare / Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare. Não é coisa falsa. É um fato real. Podes tornar-te um yogui. Podes-te tornar Brahman. Brahma-bhūyāya kalpate.

Māṁ ca yo 'vyabhicāreṇa
bhakti-yogena sevate
em guṇān samatītyaitān
brahma-bhūyāya kalpate
(BG 14.26)

Então, aquele que se torna realizado, pessoa auto-realizada, brahma-bhūta, (SB 4.30.20) brahma-bhūtaḥ prasannātmā (BG 18.54), então o que resta para ele? Esse é o objetivo final da vida, tornar-se ahaṁ brahmāsmi. A literatura védica nos ensina, "Não penses que pertence a esse assunto. És Brahman". Kṛṣṇa é Para-brahman, e nós somos subordinados Brahman. Nitya-kṛṣṇa-dāsa. Nós somos servos Brahman. Ele é o mestre Brahman. Então, ao invés de entender que sou servo Brahman, estou a pensar que sou mestre Brahman. Essa é outra ilusão. Essa é outra ilusão.