PT/Prabhupada 0336 - Como é que eles estão loucos por Deus



Lecture on SB 1.2.5 -- Aligarh, October 9, 1976

Agora estás neste país, supõe que na Índia, e na próxima vida, porque tens que mudar o teu corpo, na próxima vida, pode ser que não nasças na Índia. Podes ter nascido no planeta celestial ou na sociedade animal. Porque não há garantia. Kṛṣṇa diz tathā dehāntara-prāptir (BG 2.13). Morte significa mudança do corpo. Mas, que tipo de corpo vais aceitar, isso dependerá do arranjo superior. Mas, podes providenciar também. Assim como se passares no exame médico, existe a possibilidade de te tornares um médico, obter um serviço na diretoria do serviço médico do governo, mas ainda assim, deves ser selecionado pela junta médica e assim por diante. Existem tantas condições. Da mesma forma, para obter o próximo corpo, essa não é a tua escolha. Essa seleção depende de autoridade superior. Karmaṇā daiva netreṇa jantur dehopapattaye (SB 3.31.1). Não sabemos, que próxima vida. Nem nos esforçamos para o que é a próxima vida. Temos que aceitar uma próxima vida depois de desistir deste corpo.

Portanto, devemos estar preparados para esse fim. Portanto, preparação significa. No Bhagavad-gītā diz-se yānti deva-vratā devān (BG 9.25). Se te preparares para ir ao sistema planetário superior, Candraloka, Sūryaloka, Indraloka, Svargaloka, Brahmaloka, Janaloka, Maharloka, Tapoloka - existem tantas centenas. Se quiseres ir para lá, então preparas-te dessa maneira. Yānti deva-vratā devān pitṟn yānti pitṛ-vratāḥ. Então, se quiseres ir a Pitrloka, podes ir até lá. Se queres ir para o sistema planetário superior, no Devaloka, podes ir para lá. E se quiseres permanecer aqui, podes permanecer aqui. E se quiseres ir para o Loka, Goloka, Vṛndāvana, mad-yājino 'pi yānti mām (BG 9.25). Podes ir lá. De volta para casa, de volta ao Supremo. Isso é possível. Kṛṣṇa diz tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti (BG 4.9). Se quiseres, podes voltar para casa, voltar para Deus. Isso é possível. Então, portanto, as pessoas inteligentes, elas devem saber "Se eu for para Devaloka, qual é o resultado de ir para lá. Se eu for para Pitṛloka, qual é o resultado. Se eu permanecer aqui, qual é o resultado. E se voltar para casa, voltar para Deus, qual é o resultado ". O resultado final é que, se podes voltar para casa, voltar para a Deidade, então Kṛṣṇa diz qual é o resultado. O resultado é tyaktvā dehaṁ punar janma naiti (BG 4.9), não voltas a nascer neste mundo material. Então esse é o maior ganho. Punar janma naiti mām eti.

Mām upetya tu kaunteya
duḥkhālayam aśāśvatam
nāpnuvanti mahātmānaḥ
saṁsiddhiṁ paramāṁ gatāḥ
(BG 8.15).

Essa é a mais alta perfeição. E, portanto, aqui é dito, sa vai puṁsāṁ paro dharmo yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.6). Então, se quiseres voltar para casa, voltar para o Supremo, então yato bhaktir adhokṣaje. Tens que adotar esse meio, bhakti. Bhaktyām abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ (BG 18.55). Kṛṣṇa, ou o Senhor Supremo, não pode ser entendido por karma, jñāna, yoga. Nenhum processo será suficiente para entender Kṛṣṇa. Portanto, deves seguir esse processo conforme é recomendado por Kṛṣṇa, bhaktyā mā abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ (BG 18.55). Portanto, não nos entregamos à Līlā de Kṛṣṇa, a menos que seja realizada ou executada pelos devotos. Não por homens profissionais. Isso é proibido. Caitanya Mahāprabhu nunca o fez ou aceitou. Porque o assunto de Kṛṣṇa pode ser entendido apenas pelo processo de bhakti. Yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.6). Sem bhakti, não é possível. O processo bhakti deve ser adotado se a pessoa realmente quer voltar para casa, voltar para o Supremo. Isto é o movimento para a consciência de Kṛṣṇa.

O nosso movimento, esse movimento da consciência de Kṛṣṇa, está a educar as pessoas como se tornarem avançadas no serviço devocional e como voltar para casa, voltar para o Supremo. E essa não é uma tarefa muito difícil. Isso é muito fácil. Se não é fácil como os europeus, americanos, agora estão a levar a sério? Porque eles, acho eu, pelo menos até há dez anos, antes de iniciar esse movimento, a maioria deles não sabia quem é Kṛṣṇa. Agora eles são todos devotos de Kṛṣṇa. Até os padres cristãos estão surpresos. Em Boston, um padre cristão, ele admitiu que "Esses rapazes, eles são os nossos rapazes, vindos do grupo cristão ou do grupo judeu. Então, antes desse movimento, eles nem se preocuparam em nos ver, ou fazer qualquer pergunta sobre Deus ou ir à igreja. Eles completamente negligenciavam. E agora, como é que eles estão loucos por Deus?" Eles estão surpresos. "Porquê? Porque se tornaram tão ...?" Porque eles adotaram o processo. O processo é importante. Simplesmente especulação ... Bhakti não é teórica. Isso é prático. Yato bhaktir adhokṣaje. Se queres adotar o processo bhakti, não é especulação. Deves realmente envolver-te no processo. Yato bhaktir adhokṣaje. Esse processo é

śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ
smaraṇaṁ pāda-sevanam
arcanaṁ vandanaṁ dāsyaṁ
sakhyam ātma-nivedanam
(SB 7.5.23)