PT/Prabhupada 0342 - Somos Todos Pessoas Individuais, e Krishna também é uma Pessoa Individual



Lecture on CC Adi-lila 7.7 -- Mayapur, March 9, 1974

Cada um de nós, entidades vivas, somos todos pessoas individuais, e Kṛṣṇa também é uma pessoa individual. Isso é conhecimento. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Kṛṣṇa, ou Deus, Ele também é nitya, eterno. Nós também somos nitya, eternos. Na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20). Nós não morremos. Esse é o conhecimento preliminar da compreensão espiritual, "Eu não sou este corpo, sou alma espiritual, ahaṁ brahmāsmi, mas sou individual." Nityo nityānām. Kṛṣṇa é uma pessoa individual; eu também sou uma pessoa individual. Quando Kṛṣṇa diz sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66), isso não significa que eu me torno uno com Kṛṣṇa, ou fundo-me na existência de Kṛṣṇa. Eu mantenho a minha individualidade, Kṛṣṇa mantém a Sua individualidade, mas concordo em cumprir a Sua ordem. Portanto, Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā para Arjuna, "Eu falei-te tudo. Agora, qual é a Tua decisão? "Individual. Não é que Kṛṣṇa esteja a forçar Arjuna. Yathecchasi tathā kuru: (BG 18.63) "Agora, o que quiseres, podes fazer." Isso é individualidade.

Portanto, este é o conhecimento final, essa filosofia Māyāvāda, que se tornar uno, fundir-se na existência, fundir-se na existência significa fundir-nos na ordem de Kṛṣṇa. A nossa individualidade no momento presente é māyā, porque estamos a planear muitas coisas. Portanto, a tua individualidade e a minha individualidade chocam. Mas quando não houver mais confrontos, concordaremos: "O ponto central é Kṛṣṇa." Isso é unidade, não que percamos a nossa individualidade. Assim, como é afirmado em toda a literatura védica e falado por Kṛṣṇa, somos todos individuais. Todos somos individuais. Svayaṁ bhagavān ekale īśvara. A diferença é que Ele é o governante supremo, īśvara. Īśvara significa governante. Na verdade, Ele é o governante, e nós também somos governantes, mas somos governantes subordinados. Portanto, Ele é ekale īśvara, um governante. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇa, no Brahma-saṁhitā. Ekale īśvara. Īśvara não pode ser muitos. Isso não é īśvara. A filosofia Māyāvāda de que todos são Deus, essa não é uma conclusão muito correta. Isso é malandro. Kṛṣṇa diz, mūḍha. Na māṁ prapadyante mūḍhāḥ (BG 7.15). Aquele que não se submete ao supremo īśvara, o Senhor Supremo, deve-se saber perfeitamente bem, "Aqui está um mūḍha, patife" porque não é que todos podemos nos tornar īśvara. Isso não é possível. Então não há significado para īśvara. Īśvara significa o governante. Suponha que estejamos num grupo, a nossa Sociedade Internacional, se todos se tornarem governantes ou ācārya, como isso pode ser gerenciado? Não. Deve haver alguma cabeça. Esse é o princípio na nossa vida prática. Nós seguimos os nossos líderes políticos. Não podemos dizer, "Pertenço a este partido", a menos que sigo um líder. Isso é natural.

Portanto, essa é a afirmação védica, nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Deve haver um líder, o líder da mesma qualidade, nitya. Eu sou nitya, Kṛṣṇa é nitya. Kṛṣṇa também é uma entidade viva; eu também sou uma entidade viva. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām. Então, qual é a diferença entre mim e Kṛṣṇa? A diferença é que existem dois nityas ou dois cetanaś. Um é descrito como número singular e o outro é descrito como número plural. Nityo nityānām. Esse nityānām é um número plural e nitya é um número singular. Então Deus é nitya, o número singular e nós estamos a ser governados. Nós somos o número plural. Essa é a diferença. E como Ele está a governar o número plural? Porque eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān. Ele está a suprir todas as necessidades da vida de todos esses números plurais; portanto Ele é īśvara, Ele é Kṛṣṇa, Ele é Deus. Aquele que fornece todas as necessidades da vida, Ele é īśvara, Ele é Kṛṣṇa, Ele é Deus. Então, podemos entender muito bem que estamos a ser mantidos por Kṛṣṇa, e porque não devemos ser governados por Ele? Isto é um facto.