PT/Prabhupada 0343 - Estamos a tentar educar os Mudhas



Lecture on BG 3.27 -- Madras, January 1, 1976

Kṛṣṇa, quando Ele estava presente neste planeta, Ele demonstrou praticamente, que Ele controlava todos, mas ninguém O controlava. Isso é īśvara. Isso é chamado parameśvara. Īśvara todos podem ser. Deus todo o mundo pode ser. Mas o Supremo Deus é Kṛṣṇa. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Portanto, devemos entender isso muito bem, e não é muito difícil. O controlador está diante de nós como um de nós, como um ser humano. Mas não o estamos a aceitar. Essa é a dificuldade. Avajānanti māṁ mūḍhā mānuṣīṁ tanum āśritam (BG 9.11). Isso é sinal de arrependimento. Kṛṣṇa diz que "Eu estou a exibir quem é o controlador supremo, e estou a jogar como ser humano para que todos possam entender. Eu estou a dar instruções no Bhagavad-gītā. Ainda assim, esses tolos, os patifes, eles não conseguem entender. " Então Deus está lá. Nós damos o nome de Deus, Kṛṣṇa, O endereço de Deus também, Vṛndāvana, o nome do pai de Deus, o nome da mãe. Então porque... Onde está a dificuldade de descobrir Deus? Mas eles não vão aceitar. Eles não vão aceitar. Mūḍha. Eles foram descritos como mūḍha.

Então, esta manhã, esses repórteres de imprensa perguntaram-me: "Qual é o propósito do seu movimento?" Então eu disse: "Educar os mūḍhas, isso é tudo." Esta é a soma e a substância deste movimento para a consciência de Kṛṣṇa, estamos a tentar educar os mūḍhas. E quem é mūḍha? Isso é descrito por Kṛṣṇa. Na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāḥ (BG 7.15). Porquê? Māyayāpahṛta-jñānāḥ. Por que māyā tirou o seu conhecimento? Āsuraṁ bhāvam āśritāḥ. Temos um teste muito simples, assim como um químico no pequeno tubo de ensaio pode analisar o que é o líquido. Portanto, não somos muito inteligentes. Nós também somos um dos muitos mūḍhas, mas temos o tubo de ensaio. Kṛṣṇa diz ... Nós gostamos de permanecer mūḍha e receber educação de Kṛṣṇa. Esta é a consciência de Kṛṣṇa. Não nos colocamos como estudiosos muito eruditos e conhecedores - "Sabemos tudo". Não.

Nós somos ... Caitanya Mahāprabhu, Ele também tentou permanecer um mūḍha. Ele, quando falou com Prakāśānanda Sarasvatī ... Ele era Māyāvādī sannyāsī. Caitanya Mahāprabhu estava a dançar e a cantar. Então, esses Māyāvādī sannyāsīs estavam a criticar-Lo, "Ele é um sannyāsī, e Ele está simplesmente cantando e dançando com algumas pessoas sentimentais. O que é isso?" Assim, foi organizada uma reunião entre Prakāśānanda Sarasvatī e Caitanya Mahāprabhu. Nessa reunião, Caitanya Mahāprabhu participou como um humilde sannyāsī. Então Prakāśānanda Sarasvatī O questionou: "Senhor, és um sannyāsī. O teu dever é estudar Vedānta sempre. Então, como é isso, estás a cantar e dançando? Não estás a ler o Vedānta. " Caitanya Mahāprabhu disse: "Sim, senhor, isso é um facto. Eu estou a fazer isso porque o Meu Guru Mahārāja Me viu como um mūḍha, patife. " "Como é isso?" "Ele disse, guru more mūrkha dekhi 'karila śāsana (CC Adi 7.71). O Meu guru Mahārāja viu-Me como um tolo número um, e castigou-Me. " "Como ele te castigou?" Agora, "Não tens jurisdição para estudar o Vedānta. Não é possível para você. Você é um mūḍha. É melhor cantares Hare Kṛṣṇa. "

Então, qual é o Seu propósito? O objetivo é, no momento presente, esses mūḍhas, como eles entenderão o Vedānta? Melhor cantar Hare Kṛṣṇa. Então obterás todo o conhecimento.

Harer nama harer nama harer naivaiva kevalam
kalau nastia eva nastia eva nastia eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Nesta Era, as pessoas estão tão caídas que o que elas entenderão sobre o Vedānta e quem tem tempo para ler o Vedānta? Então é melhor aceitar a educação do Vedānta diretamente como Kṛṣṇa diz, vedaiś ca sarvair aham eva vedyaḥ (BG 15.15).

Portanto, o conhecimento do Vedānta é śabdād anāvṛtti. Ao cantar o śabda-brahma, a pessoa pode-se libertar. Portanto, isso é recomendado nos śāstras:

harer nama harer nama harer naivaiva kevalam
kalau nastia eva nastia eva nastia eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Então, se alguém está realmente interessado em como se libertar dessa escravidão material, janma-mṛtyu-jarā-vyādhi (BG 13.9) - estes são os problemas - então, de acordo com os śāstra, de acordo com o mahājana, deve-se aceitar este canto do Hare Kṛṣṇa mahā-mantra. Esse é o nosso, quero dizer, propósito.