PTBR/Prabhupada 0053 - Primeiro é preciso ouvir



Lecture on SB 2.1.5 -- Delhi, November 8, 1973

Então, nós também somos prakṛti. Somos também a energia de Deus. E por causa disso estamos tentando utilizar os recursos da matéria, as coisas materiais, portanto, tem valor. Caso contrário, ele não tem nenhum valor, zero. Mas o nosso negócio é... Isso é indicado aqui, isso porque agora estamos envolvidos com esta questão... A matéria não é o nosso interesse. Nosso interesse é como sair da matéria. Esse é o nosso real negócio. Se você quiser esse negócio, então a prescrição está aqui. O é que isso? Śrotavyaḥ kīrtitavyaś ca. A menos que você ouça, como você pode entender a sua posição? Quando você entende Deus, Krishna, e você entende que você é parte integrante de Deus, ou Kṛṣṇa, então você pode entender a sua posição: "Oh, nós somos parte integrante de Deus." Kṛṣṇa é a Pessoa Suprema, ṣaḍ-aiśvarya-pūrṇam, cheio de todas as opulências. Como um louco vadiando na rua, quando ele compreende que "Meu pai é tão rico, tão poderoso, e por que eu estou vadiando na rua como um louco? Eu não tenho comida, nem abrigo. Vou de porta em porta pedindo", em seguida, ele vem a sua consciência. Isso é chamado de brahma-bhūta (BG 18.54). "Oh, eu sou, eu não sou este assunto. Sou alma espiritual, parte integrante de Deus. Oh."

Isso é consciência. Esta consciência que estamos tentando despertar Este é o melhor serviço de bem-estar para o povo, para despertar sua consciência perdida. Ele está imprudentemente pensando que "eu sou do produto material, e eu tenho que me ajustar neste mundo material." Esta é a loucura. Inteligência real é que é Brahma-bhūta, ahaṁ brahmāsmi. ahaṁ brahmāsmi "Eu sou parte integrante de Deus. Deus é Brahman supremo. Estou, sendo parte integrante..." Assim como parte e parcela do ouro, mina de ouro, Isto pode ser um brinco pequeno, que também é ouro Da mesma forma, a pequena partícula de água do mar tem também a mesma qualidade, salgada. Da mesma forma, nós, sendo parte integrante de Deus, temos as mesmas qualidades. Qualitativamente, nós somos um. Por que temos um desejo ardente depois de amar? Porque há amor em Kṛṣṇa. Estamos adorando Rādhā-Kṛṣṇa. Originalmente há amor. Portanto, nós, sendo parte integrante de Deus, nós também estamos tentando amar. Um homem está tentando amar outra mulher, a mulher está tentando amar outro homem. Isso é natural. Isto não é artificial. Mas é pervertida na cobertura material. Isso é o defeito. Quando estamos livres dessa cobertura material, em seguida, nós estamos qualitativamente ānandamayo 'bhyāsāt (Vedānta-sūtra 1.1.12), Alegre ... Como Kṛṣṇa dançando sempre ... Kṛṣṇa você nunca vai encontrar... Você já viu a imagem de Kṛṣṇa. Ele está lutando com a serpente Kāliya. Ele está dançando. Ele não tem medo da serpente. Ele está dançando. Como Ele está dançando com a gopīs em rāsa-līlā, da mesma forma, Ele está dançando com a cobra. Porque Ele é ānandamayo 'bhyāsāt. Ele é ānandamaya, sempre alegre. Sempre. Você vai ver Kṛṣṇa... Kṛṣṇa... Assim como em Kurukṣetra a luta está acontecendo. Kṛṣṇa é alegre. Arjuna é moroso, porque ele é uma entidade viva, mas Ele não é rabugento . Ele é alegre. Essa é a natureza de Deus. Ānandamayo 'bhyāsāt. Este é o sūtra, no Brahma-sūtra, que "Deus é ānandamaya, sempre alegre, sempre alegre." Assim, você pode se tornar também alegre quando você voltar para casa, de volta ao Supremo. Esse é o nosso problema.

Portanto, como podemos ir para lá? A primeira coisa que devemos ouvir. Śrotavyaḥ. Basta tentar ouvir o que é Deus, o que é o Seu reino, como age, como Ele é alegre. Essas coisas são para ser ouvidas. Śravaṇam. Então, assim que você está convencido, " Oh, Deus é tão bom", então você estará ansioso para demonstrar ou para transmitir essa notícia para o mundo inteiro. Este é kīrtanam. Este é kīrtanam.